Nos últimos dias a Ubisoft foi alvo de várias críticas da comunidade de Rainbow Six Siege e até dos seus próprios funcionários pelo anúncio do Six Major nos Emirados Árabes Unidos. Após a repercussão, a desenvolvedora anunciou que o campeonato será realizado em outra região, ainda não escolhida.
Em nota, a Ubisoft ressaltou que quando fechou a parceria para realizar o Six Major e Six Major nos Emirados Árabes Unidos, pediu totais esforços para que o evento fosse para todos, sem distinção de gênero, orientações sexuais, cultura, entre outros pontos. “Todos deviam ser bem-vindos, como foi o caso de vários outros eventos já realizados na cidade”.
Queremos enfatizar que a segurança e bem-estar dos participantes e do estafe de todos os nossos eventos é sempre nossa principal preocupação e estamos orgulhosos do que o Rainbow Six Siege representa como um mundo em que diversidade, inclusão e aceitação estão no seu núcleo.
No entanto, após ouvir a comunidade internacional e até mesmo seus próprios funcionários, a empresa chegou a decisão que seria melhor mover o Six Major para outra região, mas continuará promovendo eventos locais e regionais na MENA (Oriente Médio e Norte da África).
A legislação dos Emirados Árabes Unidos proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo, além de condenar à morte ou prisão perpétua quem tiver um relacionamento não heterossexual.
Em 2020 a LEC realizou parceria com a NEOM, empresa da Arábia Saudita responsável por criar uma cidade planejada na região. Após vários protestos de fãs e até dos próprios casters da liga, a Riot reconsiderou a decisão e cancelou o patrocínio.
O Six Major em questão está agendado para acontecer em agosto, mas agora com a mudança, ainda não se sabe se as datas serão mantidas ou a Ubisoft precisará de mais tempo para encontrar outro local. Antes dele, será disputado um Major nos Estados Unidos.