Na tarde desta quinta-feira (26), a Riot publicou um artigo em suas redes sociais confirmando que abrirá oportunidades de patrocínio de casas de apostas para equipes de Tier 1 de League of Legends e VALORANT nas regiões das Américas e EMEA.
O texto, assinado por John Needham, presidente de Esports da empresa, destaca que o movimento será feito com “medidas de proteção para garantir a integridade competitiva e a experiência dos fãs”, além de explicar os motivos que levaram a Riot a tomar essa decisão após “anos de pedidos dos times e análises internas”.
“Apostar já acontece e continuará acontecendo, com ou sem nossa participação”, diz executivo da Riot
A decisão da empresa vem em resposta ao crescimento do mercado de apostas em esports, que movimentou US$ 10,7 bilhões em 2024 apenas com League of Legends e VALORANT, segundo dados da Sportradar.
No entanto, 70% dessas apostas ocorrem em mercados não regulados, o que motivou a Riot a buscar uma forma de se envolver no setor de maneira responsável, atendendo a antigos pedidos das equipes e criando novas fontes de receita para o ecossistema competitivo.
Acreditamos que é melhor permitir patrocínios de casas de apostas — de forma cuidadosa, responsável e com as devidas proteções — do que ficar à margem enquanto os riscos para os fãs e para a integridade seguem sem controle.
Empresa reforça medidas de segurança e afirma que parte dos recursos serão direcionados para o Tier 2
Para garantir a segurança da iniciativa, a Riot estabeleceu uma série de medidas, como a exigência de aprovação prévia dos patrocinadores, uso obrigatório da plataforma de dados GRID e a criação de programas internos de integridade pelas equipes — focado em implementar políticas de proteção à integridade competitiva e apostas responsáveis.
Além disso, parte da receita obtida será reinvestida no cenário de base, com aumento de premiações, novos torneios e ações educativas.

“Não queremos interromper as transmissões com anúncios de apostas esportivas”, afirma Riot
A Riot também afirmou que transmissões e redes oficiais permanecerão livres de propagandas de apostas, deixando a exibição desse tipo de conteúdo a cargo dos próprios times, dentro das normas da empresa e legislações locais, além de proibir a exibição de logos nas camisas dos times:
A última coisa que queremos é interromper as transmissões do VCT e dos Esports do LoL com uma enxurrada de anúncios de apostas esportivas.
Por isso, estabelecemos desde o início que os canais de redes sociais e as transmissões da Riot continuarão livres de apostas. Ou seja, não haverá segmentos patrocinados de parceiros de apostas nem logotipos relacionados a eles nos uniformes das equipes.
Quando as mudanças sobre patrocínio de casas de apostas no LoL entram em vigor?
As mudanças já estão em vigor e valem para equipes de Tier 1 nas regiões Américas e EMEA. A Riot já havia sinalizado no final de 2024 que liberaria as equipes para negociar com parcerias com casas de apostas neste ano. O anúncio oficial antecipa esse movimento e define as regras para a nova fase do cenário competitivo.
