Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

“Os times precisam criar uma identidade forte”, afirma Fly sobre fidelização de torcedores

Geral

Em entrevista exclusiva para a Betway, o diretor do MiBR, Fly, deu a receita do bolo de como as organizações podem trazer os torcedores mais próximos de si, da mesma maneira que os jogadores já o fazem através de suas redes sociais.

Num cenário como os Esports, onde em muitas vezes a imagem do ídolo é totalmente desapegada de um time, as organizações buscam fidelizar seus torcedores, independentemente do elenco que a representa.

“Primeiramente, todo torcedor gosta de ganhar, acompanhar o time que está ganhando, então é responsabilidade das equipes formarem bons talentos, terem bons jogadores, para levantar taças. Bons resultados são importantes para que os times tenham torcedores.”

Além disso, como vemos a LOUD fazendo com grande maestria, Fly também cita a criação de conteúdo, assim como a realização de eventos presenciais. “Criação de produtos, merchandising, como camisetas, uniformes, bonés… Para que os torcedores realmente vistam a camisa e usem a marca no mundo real.”

O diretor do MiBR explica, ainda, que é fundamental para a organização realizar atividades, ter estratégias, para beneficiar toda a comunidade ou o cenário onde atua. Pois, de acordo com Fly, o torcedor não quer só torcer, mas também quer ver seu time fazendo o bem para a comunidade, trazendo melhorias para todo o cenário.

“Há também que ter consistência, as organizações devem seguir esses pilares por bastante tempo, para que tenha os fãs ligados à marca. […] Mas isso não acontece só nos Esports, também ocorre nos Esportes Tradicionais.” Fly dá o exemplo do PSG, equipe de futebol francesa que chama bastante atenção dos torcedores brasileiros, por conta da presença de Neymar.

Tal acontecimento começou a ocorrer, segundo o Diretor, depois do advento das redes sociais, pois os fãs ficam mais conectados e mais próximos dos ídolos.

Apesar disso, Fly alerta para que as organizações de Esports tenham isso em mente, caso contrário, o mercado dos esportes eletrônicos não será sustentável no longo prazo. “Essa cultura do torcedor acompanhar o ídolo e estar torcendo, independente do time que ele esteja, existe, mas faz parte das obrigações de uma org de Esports para que não seja só assim.”

Por fim, o Diretor do MiBR acredita que há um amadurecimento das organizações para isso e que, com o tempo e “as mudanças de gerações”, as equipes terão cada vez mais torcedores fiéis. Fly vê o futuro, porém, com uma mescla entre torcedores de times e de ídolos.

“No longo prazo, eu vejo torcedores do MiBR que também torcer para grandes ídolos que não mais jogam aqui. Então também podem torcer para o FalleN, o Cold, o TACO… Acredito que, com uma maturidade cada vez maior do mercado, teremos torcedores  mais vinculados aos times, mas será uma grande mescla de tudo isso.”

A Betway escreveu um artigo sobre a fidelização de torcedores em seu blog e você pode acessa-lo, na íntegra, clicando aqui.

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 05 de outubro de 2021 • Editado há 4 anos

Matérias Relacionadas
Geral
DDTank 3.6 Brasil retorna com servidor clássico e torneio de duplas com premiações
Geral

DDTank 3.6 Brasil retorna com servidor clássico e torneio de duplas com premiações

Com jogabilidade clássica e espírito competitivo, novo servidor do DDTank 3.6 Brasil estreia com torneio oficial e recompensas exclusivas.

Há 1 dia
Geral
NIP faz investimentos para faturar quase R$ 90 milhões por mês em bitcoin
Geral

NIP faz investimentos para faturar quase R$ 90 milhões por mês em bitcoin

NIP Group amplia sua capacidade de mineração de Bitcoin para 11,3 EH/s com nova aquisição e fortalece sua estratégia digital.

Há 9 dias
Geral
CS2: Time brasileiro é eliminado da DreamHack Atlanta e fica fora de grande torneio internacional
Geral

CS2: Time brasileiro é eliminado da DreamHack Atlanta e fica fora de grande torneio internacional

Imperial perde para a BIG e encerra participação na DreamHack Knockout Atlanta; vaga na ESL Pro League 23 fica mais distante.

Há 12 dias
Geral
COI encerra parceria com Arábia Saudita e adia Jogos Olímpicos de Esports
Geral

COI encerra parceria com Arábia Saudita e adia Jogos Olímpicos de Esports

COI desiste da Arábia Saudita como sede e irá reformular o projeto dos Jogos Olímpicos de Esports.

Há 15 dias
Geral
MIBR é vendido para empresa brasileira, que promete investimento de R$ 100 milhões nos próximos anos
Geral

MIBR é vendido para empresa brasileira, que promete investimento de R$ 100 milhões nos próximos anos

A Spun Mídia anunciou a compra do MIBR e a criação da EZOR, plataforma que administrará MIBR e LOS com R$ 100 milhões em investimentos.

Há 21 dias
Geral
Steam bate recorde com 41,6 milhões de jogadores simultâneos
Geral

Steam bate recorde com 41,6 milhões de jogadores simultâneos

Steam alcança marca inédita de 41,6 milhões de jogadores simultâneos no dia 12 de outubro de 2025.

Há 1 mês

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais