×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

“Os times precisam criar uma identidade forte”, afirma Fly sobre fidelização de torcedores

Geral

Em entrevista exclusiva para a Betway, o diretor do MiBR, Fly, deu a receita do bolo de como as organizações podem trazer os torcedores mais próximos de si, da mesma maneira que os jogadores já o fazem através de suas redes sociais.

Num cenário como os Esports, onde em muitas vezes a imagem do ídolo é totalmente desapegada de um time, as organizações buscam fidelizar seus torcedores, independentemente do elenco que a representa.

“Primeiramente, todo torcedor gosta de ganhar, acompanhar o time que está ganhando, então é responsabilidade das equipes formarem bons talentos, terem bons jogadores, para levantar taças. Bons resultados são importantes para que os times tenham torcedores.”

Além disso, como vemos a LOUD fazendo com grande maestria, Fly também cita a criação de conteúdo, assim como a realização de eventos presenciais. “Criação de produtos, merchandising, como camisetas, uniformes, bonés… Para que os torcedores realmente vistam a camisa e usem a marca no mundo real.”

O diretor do MiBR explica, ainda, que é fundamental para a organização realizar atividades, ter estratégias, para beneficiar toda a comunidade ou o cenário onde atua. Pois, de acordo com Fly, o torcedor não quer só torcer, mas também quer ver seu time fazendo o bem para a comunidade, trazendo melhorias para todo o cenário.

“Há também que ter consistência, as organizações devem seguir esses pilares por bastante tempo, para que tenha os fãs ligados à marca. […] Mas isso não acontece só nos Esports, também ocorre nos Esportes Tradicionais.” Fly dá o exemplo do PSG, equipe de futebol francesa que chama bastante atenção dos torcedores brasileiros, por conta da presença de Neymar.

Tal acontecimento começou a ocorrer, segundo o Diretor, depois do advento das redes sociais, pois os fãs ficam mais conectados e mais próximos dos ídolos.

Apesar disso, Fly alerta para que as organizações de Esports tenham isso em mente, caso contrário, o mercado dos esportes eletrônicos não será sustentável no longo prazo. “Essa cultura do torcedor acompanhar o ídolo e estar torcendo, independente do time que ele esteja, existe, mas faz parte das obrigações de uma org de Esports para que não seja só assim.”

Por fim, o Diretor do MiBR acredita que há um amadurecimento das organizações para isso e que, com o tempo e “as mudanças de gerações”, as equipes terão cada vez mais torcedores fiéis. Fly vê o futuro, porém, com uma mescla entre torcedores de times e de ídolos.

“No longo prazo, eu vejo torcedores do MiBR que também torcer para grandes ídolos que não mais jogam aqui. Então também podem torcer para o FalleN, o Cold, o TACO… Acredito que, com uma maturidade cada vez maior do mercado, teremos torcedores  mais vinculados aos times, mas será uma grande mescla de tudo isso.”

A Betway escreveu um artigo sobre a fidelização de torcedores em seu blog e você pode acessa-lo, na íntegra, clicando aqui.

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 05 de outubro de 2021 • Editado há mais de 2 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Betboom consegue licença para atuar no Peru
Geral

Betboom consegue licença para atuar no Peru

A Betboom continua com suas ações de expansão global e agora tem a licença para atuar no Peru.

Há 7 horas
Geral
Jogos Olímpicos de Esports é criado e terá primeira edição em 2025
Geral

Jogos Olímpicos de Esports é criado e terá primeira edição em 2025

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu um passo histórico ao aprovar a criação dos Jogos Olímpicos de Esports.

Há 3 dias
Geral
Sites de jogos investem em patrocínios e parcerias esportivas para promoção da marca
Geral

Sites de jogos investem em patrocínios e parcerias esportivas para promoção da marca

Cada vez mais os sites de jogos estão presentes como patrocínios tanto nos esportes tradicionais quanto nos esports!

Há 3 dias
Geral
CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs
Geral

CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs

Após o resultado da rodada e mais uma derrota, dessa vez para o Fluxo, as chances da LOS e brTT irem aos Playoffs estão zeradas.

Há 13 dias
Geral
Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita
Geral

Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que as Olimpíadas de Esports vão acontecer na Arábia Saudita. Confira mais detalhes na matéria!

Há 15 dias
Geral
Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros
Geral

Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros

A Riot cancelou um projeto baseado no jogo de luta Super Smash Bros. O jogo não havia sido anunciado, entenda o caso na matéria.

Há 17 dias

















































Campeonatos Atuais