Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

“Os times precisam criar uma identidade forte”, afirma Fly sobre fidelização de torcedores

Geral

Em entrevista exclusiva para a Betway, o diretor do MiBR, Fly, deu a receita do bolo de como as organizações podem trazer os torcedores mais próximos de si, da mesma maneira que os jogadores já o fazem através de suas redes sociais.

Num cenário como os Esports, onde em muitas vezes a imagem do ídolo é totalmente desapegada de um time, as organizações buscam fidelizar seus torcedores, independentemente do elenco que a representa.

“Primeiramente, todo torcedor gosta de ganhar, acompanhar o time que está ganhando, então é responsabilidade das equipes formarem bons talentos, terem bons jogadores, para levantar taças. Bons resultados são importantes para que os times tenham torcedores.”

Além disso, como vemos a LOUD fazendo com grande maestria, Fly também cita a criação de conteúdo, assim como a realização de eventos presenciais. “Criação de produtos, merchandising, como camisetas, uniformes, bonés… Para que os torcedores realmente vistam a camisa e usem a marca no mundo real.”

O diretor do MiBR explica, ainda, que é fundamental para a organização realizar atividades, ter estratégias, para beneficiar toda a comunidade ou o cenário onde atua. Pois, de acordo com Fly, o torcedor não quer só torcer, mas também quer ver seu time fazendo o bem para a comunidade, trazendo melhorias para todo o cenário.

“Há também que ter consistência, as organizações devem seguir esses pilares por bastante tempo, para que tenha os fãs ligados à marca. […] Mas isso não acontece só nos Esports, também ocorre nos Esportes Tradicionais.” Fly dá o exemplo do PSG, equipe de futebol francesa que chama bastante atenção dos torcedores brasileiros, por conta da presença de Neymar.

Tal acontecimento começou a ocorrer, segundo o Diretor, depois do advento das redes sociais, pois os fãs ficam mais conectados e mais próximos dos ídolos.

Apesar disso, Fly alerta para que as organizações de Esports tenham isso em mente, caso contrário, o mercado dos esportes eletrônicos não será sustentável no longo prazo. “Essa cultura do torcedor acompanhar o ídolo e estar torcendo, independente do time que ele esteja, existe, mas faz parte das obrigações de uma org de Esports para que não seja só assim.”

Por fim, o Diretor do MiBR acredita que há um amadurecimento das organizações para isso e que, com o tempo e “as mudanças de gerações”, as equipes terão cada vez mais torcedores fiéis. Fly vê o futuro, porém, com uma mescla entre torcedores de times e de ídolos.

“No longo prazo, eu vejo torcedores do MiBR que também torcer para grandes ídolos que não mais jogam aqui. Então também podem torcer para o FalleN, o Cold, o TACO… Acredito que, com uma maturidade cada vez maior do mercado, teremos torcedores  mais vinculados aos times, mas será uma grande mescla de tudo isso.”

A Betway escreveu um artigo sobre a fidelização de torcedores em seu blog e você pode acessa-lo, na íntegra, clicando aqui.

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 05 de outubro de 2021 • Editado há mais de 3 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Riot libera patrocínios de casas de apostas no LoL e Valorant
Geral

Riot libera patrocínios de casas de apostas no LoL e Valorant

Riot anuncia nova regulação para equipes terem patrocínios de casas de apostas, com medidas para proteger a integridade competitiva.

Há 22 dias
Geral
Riot cancela Hytale, jogo que seria rival do Minecraft
Geral

Riot cancela Hytale, jogo que seria rival do Minecraft

Riot Games cancela projeto promissor após 7 anos de desenvolvimento e fecha estúdio responsável; entenda o motivo do fim.

Há 23 dias
Geral
MIBR lança campanha para incentivar gamers a doarem sangue
Geral

MIBR lança campanha para incentivar gamers a doarem sangue

MIBR lança “Operação GG: De Gota em Gota” para mobilizar comunidade gamer em campanha nacional de doação de sangue.

Há 30 dias
Geral
Cristiano Ronaldo é nomeado Embaixador Global da Esports World Cup
Geral

Cristiano Ronaldo é nomeado Embaixador Global da Esports World Cup

Um dos maiores atletas de todos os tempos, Cristiano Ronaldo assume papel de Embaixador Global da Esports World Cup.

Há 1 mês
Geral
Plataforma de lives Loco encerra contratos com streamers
Geral

Plataforma de lives Loco encerra contratos com streamers

A Loco, plataforma de transmissões ao vivo, encerra seus contratos com streamers no Brasil após cerca de cinco meses de operação.

Há 1 mês
Geral
VALORANT: Riot fará ajustes para conter a sobrecarga de habilidades
Geral

VALORANT: Riot fará ajustes para conter a sobrecarga de habilidades

Riot detalha mudanças no VALORANT para equilibrar habilidades com foco em clareza e contra-ataques viáveis.

Há 2 meses

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais