Na tarde desta quinta-feira (14), a plataforma de streaming Twitch se pronunciou globalmente sobre os últimos acontecimentos em seu ecossistema, onde diversos streamers foram banidos. Ela anunciou a criação do “Conselho Consultivo de Segurança da Twitch”.
“Manter a nossa comunidade segura e saudável é uma das principais prioridades da Twitch. Hoje temos o prazer de anunciar a formação do Conselho Consultivo de Segurança da Twitch, que vai oferecer suporte ao crescimento da nossa comunidade daqui em diante” afirma a plataforma em comunicado.
No mesmo dia, Yoda, um dos streamers que sofreram punições recentemente e que não publicava em suas redes sociais desde o último dia 5, postou um vídeo falando sobre o motivo de seu “sumiço” e anunciando que fará parte de um projeto de educação voltado à moderação para influenciadores.
“Nós chegamos a um consenso, nós influencers, comunidade e plataforma, onde possamos criar nosso conteúdo sem ser de forma tóxica, e sem que percamos nossa personalidade, junto com profissionalismo”, declarou o ex-jogador profissional e campeão do CBLoL 2017.
Obrigado 😊 pic.twitter.com/lqlb9JV6qY
— YoDa SL (@StoneDYooDa) May 14, 2020
A função do Conselho Consultivo de Segurança da Twitch será informar e guiar decisões tomadas dentro da plataforma. Entre os tópicos onde o Conselho participará estão:
- A elaboração de novas políticas e atualizações de políticas existentes
- O desenvolvimento de produtos e recursos que reforcem a segurança e a moderação
- O incentivo a hábitos saudáveis de transmissão e de equilíbrio entre a vida e o trabalho
- A proteção dos interesses de grupos marginalizados
- A identificação de tendências emergentes que possam afetar a experiência da Twitch
De acordo com comunicado, serão oito os integrantes do Conselho, criadores parceiros da Twitch, além de especialistas em segurança online. São os membros: Alex Holmes, CohhCarnage, Cupahnoodle, Emma Llansó, FerociouslySteph, Dr. Sameer Hinduja, TL Taylor e Zizaran. Este último, inclusive, tem o objetivo de ajudar a esclarecer as regras da plataforma e “reduzir desentendimentos da comunidade, especificamente em se tratando de banimentos e suspensões”, assuntos que foram o grande foco de polêmica nas últimas semanas.
“A Twitch se posicionou globalmente a respeito da moderação, dando ênfase à importância de como deve ser melhorado e mudado o processo de moderação dentro da plataforma, globalmente falando. Vocês viram os últimos acontecimentos, não está muito legal, então é muito bacana vê-los se posicionando, dando essa segurança de que eles vão mudar”, elogiou Yoda em seu anúncio.
As mudanças foram motivadas após diversos streamers e influenciadores da Twitch sofrerem banimentos nas últimas semanas. Dentre eles, Yoda foi penalizado duas vezes, sendo a segunda ao vivo enquanto fazia uma transmissão para mais de 16 mil espectadores. Tal atitude, inclusive, o fez declarar que iria reavaliar sua parceria com a plataforma.
Veja também: Twitch Rivals começa na quinta com presença do Brasil