Nos últimos tempos, o cenário competitivo de VALORANT foi marcado por uma onda de preconceito contra jogadoras profissionais. Segundo, Slasher, as atletas enfrentam discriminação de gênero nos testes para as equipes da Liga das Franquias para 2024.
O jornalista afirmou que os times que competem no cenário misto de VALORANT se relutam em jogar ao lado das jogadoras. A justificativa é de que os homens “não querem jogar com mulheres”. Em uma live, o analista Sean Gares ao lado de Slasher discutiram a situação de meL, jogadora da V1.
Ela tentou jogar em vários times e todos se recusaram a tentar, porque pelo menos um jogador na equipe não queria jogar com uma mulher. Isso reflete como os esports têm sido históricamente.
Fim da temporada do VCT 2023 misto e cenário inclusivo
O fim da temporada do calendário misto chegou ao fim e com isso as equipes se preparam para aproveitar novos tryouts, já que a janela de transferências iniciou na última segunda-feira (11). Por outro lado, as atletas do Game Changers aguardam as fases finais para o Championship, que acontecerá em novembro, no Brasil.
É importante destacar que o preconceito de gênero é uma barreira presente em muitos esports, que impedem jogadoras de alto nível competir em igualdade ao cenário misto.
Leo Faria fala sobre cenário inclusivo de VALORANT
Durante o VCT LOCK//IN, o Mais Esports realizou uma entrevista exclusiva com o diretor global de VALORANT, Leo Faria, e o questionou sobre os investimentos da desenvolvedora no cenário inclusivo.
O objetivo desde o começo era criar um esport que representasse a comunidade. E a comunidade de VALORANT por si só já tem mais mulheres. O percentual comparado a outros jogos de PC é bem mais alto. Achamos que isso acontece por vários motivos e várias das coisas que a gente faz são bastante intencionais. Então o fato de ter representatividade no jogo, de vários agentes serem do sexo feminino e fazermos o Game Changers visando abrir as portas dos esports para mais mulheres serem profissionais, coaches ou casters.
Potter, primeira mulher a se tornar campeã mundial de VALORANT
Quando a EG se tornou a grande campeã do Champions 2023, muitas pessoas exaltaram a Potter, coach da equipe. Além disso, na coletiva de imprensa o Mais Esports abriu espaço para a treinadora deixar um recado para a todas as mulheres e atletas do cenário inclusivo.
A minha mensagem para todas as mulheres é, se arrisque! Na minha carreira, houve vários momentos onde tive medo e vocês precisam se arriscar, especialmente quando são novas e pretendem chegar ao topo.