VALORANT: Conheça as equipes do VCT EMEA

VALORANT: Conheça as equipes do VCT EMEA

Segunda das três ligas franqueadas a começar, o VCT EMEA contará com 10 equipes da Europa na disputa. Com organizações conhecidas que costumam chegar longe em torneios internacionais de VALORANT como Fnatic e NAVI – antiga FPX -, e nomes que começaram a investir no cenário recentemente, a competição promete ser uma das mais emocionantes do competitivo.

Com o início do VCT EMEA, o Mais Esports preparou uma matéria especial falando sobre cada um dos dez times da liga europeia que acontecerá em Berlim. Conheça mais sobre as escalações das equipes e relembre suas campanhas no VCT Lock In, primeiro torneio internacional de 2023.

Fnatic

(Foto: Riot Games)

Campeã do VCT Lock In, a Fnatic chega ao VCT EMEA como grande favorita ao título. Formada por Boaster, Derke, Leo, Alfajer e Chronicle, a equipe europeia tem apresentado um VALORANT muito consistente  e a experiência dos jogadores tem feito a diferença dentro dos servidores.

Boaster e Derke disputaram a grande maioria dos torneios internacionais de VALORANT desde o início do competitivo, geralmente conseguindo boas colocações. Além do título do VCT Lock In, a dupla terminou o Masters Reykjavík 2021 em segundo lugar após perder para a Sentinels. Chronicle também competiu pela formação da Gambit que conquistou o Masters Berlim do mesmo ano, enquanto Leo e Alfajer defenderam Guild e Surreal Esports no passado.

Durante o VCT Lock In, a Fnatic foi extremamente dominante. Sem perder nenhum mapa, a equipe europeia chegou até a decisão com vitórias contra Sentinels, FURIA, 100 Thieves e NAVI. Na grande final, Boaster e seus comandados superaram a brasileira LOUD por 3 a 2 em uma série emocionante e começaram a temporada competitiva de 2023 com o pé direito. 

NAVI


Continue depois da publicidade

(Foto: Riot Games)

Mais uma favorita ao título, a NAVI é formada pelos jogadores que representaram a FPX durante 2022. A única mudança foi a entrada do turco cNed, campeão mundial com a Acend em 2021, que chegou para substituir ardiis. No ano passado, a escalação liderada por ANGE1 conquistou o Masters Copenhagen, segundo torneio internacional de 2022. 

Durante o VCT Lock In, a NAVI apresentou um VALORANT sólido. A equipe europeia chegou até as semifinais sem perder nenhum mapa, com vitórias contra KRU, Team Secret e Leviatán. O time, composto por ANGE1, cNed, Zyppan, Shao e SUYGETSU, acabou sendo derrotada pela Fnatic por 3 a 0 e terminou sua campanha em 3°/4° lugar. 

O resultado no VCT Lock In mostrou o potencial da NAVI para o restante da temporada. Apesar de ter feito uma mudança importante, a equipe europeia venceu adversários fortes como a Leviatán e promete brigar por todos os torneios da temporada.

KOI

(Foto: Riot Games)

Encabeçada por Starxo e Sheydos, a KOI montou um elenco totalmente novo para o ano de 2023. Além dos dois jogadores citados, que conquistaram o VALORANT Champions pela Acend e o Masters Berlim 2021 pela Gambit respectivamente, a escalação do time europeu também conta com koldamenta, trexx e Wolfen. 

Durante o VCT Lock In, a KOI acabou decepcionando e foi eliminada ainda na primeira rodada. Apesar de ter sido uma série próxima, a equipe europeia acabou sendo derrotada pela norte-americana NRG por 2 a 0 e deixou a competição internacional de forma precoce. 

Mesmo com eliminação ainda no início do campeonato, a KOI chega forte para o VCT EMEA. A experiência internacional de alguns dos jogadores pode fazer a diferença dentro dos servidores. Além disso, o quinteto ainda está entendendo como jogar uns com os outros e a equipe deve evoluir no decorrer da temporada. 

Team Liquid


Continue depois da publicidade

(Foto: Liquid)

Para a temporada de 2023, a Team Liquid optou por fazer mudanças drásticas em sua line-up. Da antiga escalação, apenas o britânico soulcas e o finlandês Jamppi permaneceram na equipe. Apesar de ter perdido nomes como ScreaM e Nivera, a cavalaria contratou jogadores a altura em Redgar e nAts, dupla russa que conquistou o Masters Berlim 2021 pela Gambit. Sayf, ex-Guild, completa o quinteto.   

Assim como a KOI, a Liquid decepcionou no VCT Lock In. Favorita na primeira rodada, a equipe europeia foi derrotada pela Team Secret por 2 a 0 e acabou sendo eliminada sem vencer nenhum mapa. 

Se adaptando aos novos jogadores, a Liquid tem potencial para disputar o título do VCT EMEA e conquistar uma das quatro vagas da região no Masters de Tokyo. Muito experiente, a escalação da cavalaria tem tudo para evoluir e apresentar um alto nível durante o restante da temporada. 

Karmine Corp

(Foto: Riot Games)

Liderada por ScreaM e Nivera, ex-jogadores da Team Liquid, a Karmine Corp é mais um time que briga por uma das vagas na região do Masters Tokyo e corre por fora na briga pelo título. Além da dupla belga, a escalação da organização também conta com Newzera, Shin e xms. 

Única representante da França no VCT EMEA, a Karmine Corp terminou sua participação no VCT Lock In em 9°/16° lugar. O time europeu venceu sua partida de estreia contra a chinesa FPX, porém acabou sendo derrotada pela brasileira LOUD na segunda rodada da competição internacional.

Além de contar com jogadores experientes não só no VALORANT mas em outros FPSs, a Karmine Corp tentará se provar na liga europeia. Durante o VCT Lock In, a equipe francesa apresentou boas ideias e o tempo pode fazer com que o time vire uma verdadeira ameaça para as favoritas ao título. 

Team Vitality


Continue depois da publicidade

(Foto: Riot Games)

Composta por ceNder, MOLSI, Destrian, Twisten e BONECOLD, este último campeão mundial pela Acend em 2021, a Team Vitality é mais uma equipe que se formou no final de 2023 e ainda tenta entender como jogar junta da maneira mais efetiva possível. 

Durante o VCT Lock In, a Vitality fez uma boa estreia contra a GLOBAL e avançou para a segunda rodada, porém acabou sendo eliminada pela Leavitán logo em seguida e finalizou sua campanha na competição internacional em em 9°/16° lugar. 

Assim como a Karmine Corp, a Vitality chega ao VCT EMEA para brigar por uma das vagas no Masters de Tokyo. Por se tratar de uma escalação nova, o quinteto ainda precisa de tempo para evoluir e mostrar seu verdadeiro potencial. 

Giants

(Foto: Riot Games)

Com dois jogadores ex-G2 no elenco, a Giants corre por fora no VCT EMEA. A equipe europeia é mais uma que montou um novo elenco para a temporada de 2023 e é formada por nukkye, Fit1nho, hoody, rhyme e Cloud. 

No VCT Lock In, a Giants finalizou sua campanha em 9°/16° e apresentou um VALORANT sólido. O time europeu venceu a japonesa Detonation FocusMe sem muitas dificuldades na primeira rodada e avançou para encarar a NRG. Apesar de ter dado trabalho, os norte-americanos venceram por 2 a 1 e eliminaram nukkye e seus companheiros.

O time conta com alguns jogadores com experiência internacional, porém a forte concorrência de outras equipes faz com que a Giants tenha que se provar para brigar por uma das vagas no Masters de Tokyo. 

BBL Esports


Continue depois da publicidade

(Foto: Riot Games)

Uma das duas representantes turcas no VCT EMEA, a BBL manteve a base formada AsLanM4shadoW e QutionerX, que já representava a organização desde 2021. Para completar a escalação, a equipe contratou o trio Brave, Turko e SouhcNi, que estavam na SuperMassive Esports. 

Durante o VCT Lock In, a BBL acabou sendo eliminada ainda na primeira rodada. O time turco enfrentou a DRX, uma das favoritas, logo de cara e acabou sendo derrotada por 2 a 1, dando adeus ao torneio internacional. 

Assim como a Giants, a BBL corre por fora na briga por uma das vagas no Masters de Tokyo. A equipe turca fez um bom jogo contra a DRX e mostrou um pouco do seu potencial, o que provou que a equipe tem capacidade de evoluir durante a temporada de 2023.

Team Heretics

(Foto: Riot Games)

Liderada por mixwell, da antiga G2, e zeek, campeão mundial pela Acend em 2021, a Team Heretics conta com ampla experiência internacional. Além da dupla, a escalação da organização europeia também conta com keloqz e AvovA, que também representaram a G2 no passado, e Boo, ex- OG. 

Apesar dos nomes e do favoritismo na primeira rodada, a Heretics decepcionou no VCT Lock In. A equipe europeia caiu diante da norte-americana Evil Geniuses ainda no jogo de abertura e deixou o torneio sem vencer nenhum mapa. 

Por se tratar de uma equipe com jogadores experientes, a Heretics pode surpreender no VCT EMEA. Apesar de estar longe na briga pelo título nesse momento, a equipe europeia pode brigar por uma das vagas no Masters de Tokyo.

FUT Esports


Continue depois da publicidade

(Foto: Riot Games)

Segunda representante da Turquia no VCT EMEA, a FUT Esports é composta por mojj, qRaxs, qw1, MrFaliN e ATA KAPTAN. Com um elenco novo e que possui experiência jogando apenas na liga local, a equipe é o grande azarão da liga europeia de VALORANT. 

No VCT Lock In, a FUT começou bem após vencer a Rex Regum Qeon, porém acabou sendo eliminada logo em seguida após perder para a norte-americana 100 Thieves. O 9°/16° lugar mostra o potencial da equipe, mas a forte concorrência no VCT EMEA coloca os turcos longe do título, mas a possibilidade de uma vaga no Masters de Tokyo existe.

O VCT EMEA acontece entre os dias 27 de março e 28 de maio em Berlim. São dez times batalhando pelo título, uma fatia de uma premiação total não revelada pela Riot Games e uma das quatro vagas da região no Masters Tokyo, segundo torneio internacional de VALORANT de 2023.

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias