A Riot Games anunciou nesta quarta-feira (27) o início das inscrições para as qualificatórias do VALORANT Challengers Brasil 2024 (VCB). Com oito equipes já garantidas no torneio, duas novas terão a chance de conquistar seu lugar no VCB.
Apenas quatro dias para as incrições para as qualificatórias abertas do Gamers Club VALORANT Challengers Brazil!
Veja como vai funcionar a competição: https://t.co/hZxtxX56R0 pic.twitter.com/03wUlUMbAx
— VALORANT Esports BR (@valesports_br) December 29, 2023
As inscrições para as qualificatórias, que agora é terceirizada pela Gamers Club, começarão na próxima terça-feira (2). Conforme anunciou a desenvolvedora em outubro, a classificação será feita por duas etapas, cada uma com até 256 times participantes. Os quatro times que avançarem entrarão na qualificatória final com formato de eliminação dupla.
As duas equipes que se destacarem estarão presentes no VCB 2024. Além dos times que se classificarem, o Challengers já conta com a presença de oito equipes.
- Legacy
- RED Canids
- Galorys
- TBK Lusa
- Stellae
- Only Aim
- Libertados
- União
Organizações do VALORANT presentes no VCB
Atualmente somente três, das oito organizações participantes do VCB 2023, continuaram no cenário: Legacy, RED Canids e TBK Lusa. Além disso, Libertados e Stellae Gaming, conseguiram a transferência do direito de uso da vaga pela Liberty e ODDIK, respectivamente.
Por outro lado, os jogadores Only Aim e União receberam as vagas da Vivo Keyd Stars e The Union, ambas organizações anunciaram a saída da modalidade, esta última também deixou o cenário de esports.
Quando começam as qualificatórias abertas do VCB 2024?
- Qualificatória Aberta 1: 16 a 18 de janeiro
- Qualificatória Aberta 2: 20 a 22 de janeiro
- Qualificatória Fechada: 26 a 28 de janeiro
Calendário terá três etapas em 2024
Por fim, o GC VALORANT Challengers Brasil 2024 contará com duas edições no formato de liga e uma edição de copa, para 2025. O torneio acontecerá entre fevereiro e novembro, com um calendário mais longo. Isso atende umas das críticas em relação à falta de campeonatos oficiais ao longo do ano, como aconteceu em 2023.