A Riot Games anunciou nesta sexta-feira (20) o calendário do Challengers 2024 com mudanças, etapas e novos detalhes para a próxima temporada. Além disso, o Mais Esports apurou novas informações sobre a janela de transferências e o formato dos campeonatos.
Primeiramente a Janela de Transferências está aberta e se encerra no dia 15 de janeiro. O calendário contará com três splits, além disso, o split 1 de 2025 acontecerá ao final do ano de 2024. A temporada também contará com duas Séries de Promoção, uma após cada split que serão jogadas por times do Premiere.
Confira datas de cada etapa do Challengers:
- Qualificatórias Abertas – Janeiro
- Etapa 1 Challengers 2024 – Fevereiro
- Etapa 2 Challengers 2024 – Maio
- VCT Ascension 2024 – Setembro
- Temporada de 2025- Outubro
Segundo as informações apuradas pela nossa reportagem, as duas primeiras etapas terão um formato similar ao do Challengers Brasil, já a terceira o formato de Copa.
Nesse novo cenário, as duas etapas da competição seguirão o modelo híbrido. Isso significa que tanto a Fase Regular como parte da Fase Eliminatória serão online. Já a fase final será realizada presencialmente, custeada pela Riot Games.
Riot Games aumenta quantidade de equipes participantes no Challengers 2024
Além disso, a desenvolvedora aumentará a quantidade de equipes participantes do Challengers de oito para 12, por meio de Qualificatórias abertas para que essas vagas sejam preenchidas.
Até o momento, The Union, ODDIK, TropiCaos, Vivo Keyd Stars e Liberty deixaram o competitivo de VALORANT devido às insatisfações com o calendário da Riot Games. Ademais, em entrevista exclusiva ao Mais Esports, o Head Global de VALORANT, Leo Faria, afirmou que o Challengers tem o objetivo de desenvolver talentos.
Posicionamento da Riot Games
O Mais Esports buscou a Riot Games para emitir um posicionamento sobre as informações, a desenvolvedora informou que novas informações sobre o assunto serão publicadas em breve.