Nesta quarta-feira (14), a Riot Games revelou diversas informações sobre o VCT de 2023 e explicou como a implementação do sistema de franquias afetará o calendário competitivo do VALORANT. Entre as novidades as que mais se destacam são a criação das ligas regionais e o anúncio de que São Paulo receberá o primeiro torneio internacional do próximo ano.
Em comunicado enviado à imprensa, Carlos Antunes, head de Esports da Riot Games no Brasil, comentou sobre algumas das novidades que serão implementadas no VCT 2023. Ele falou sobre expectativas para as mudanças e revelou mais detalhes sobre o evento interacional do próximo ano. Confira:
EXPECTATIVAS PARA O VCT EM 2023
Nosso objetivo, desde o lançamento do VALORANT, era criar um cenário esportivo global e acessível, para que cada vez mais jogadores e organizações pudessem encontrar seu espaço. Ficamos muito satisfeitos com a velocidade com o qual o VALORANT foi abraçado pelos fãs dos Esports e de FPS, e com o novo formato global acreditamos que estamos expandindo o cenário em vários sentidos.
As novas ligas internacionais irão reunir os maiores times do mundo em disputas frequentes (e não apenas em eventos internacionais), incentivando a evolução do esporte a seu mais alto nível, enquanto que as ligas regionais (Challengers) irão dar mais espaço para novos jogadores e organizações, assim como oferecer um caminho para as ligas internacionais aos times de maior destaque dos cenários nacionais.
Com esse novo formato, estamos expandindo a presença do VALORANT para novas regiões, estimulando mais confrontos internacionais e criando um caminho para novos talentos que certamente vão acelerar ainda mais o crescimento do esporte.
EXPECTATIVA PARA O EVENTO NO BRASIL EM 2023
Estamos muito felizes de poder trazer ao Brasil não só o primeiro evento internacional do VALORANT em seu novo formato, mas também o maior evento da história do VALORANT! O Brasil tem sido um destaque mundial não só pelas suas organizações e jogadores, como também pela força de sua comunidade apaixonada capaz de lotar estádios e vibrar por seus times como ninguém mais.
Durante 3 semanas, o Brasil receberá todos os times selecionados para as ligas internacionais do VALORANT no mundo para o primeiro torneio do que será o futuro do VALORANT! Além de podermos celebrar a comunidade brasileira trazendo o melhor do VALORANT mundial para nossa região, teremos também a chance de mostrar ao mundo o que nos faz tão especiais: a torcida apaixonada, a hospitalidade e o espírito esportivo do Brasil, que em tantos eventos de esportes tradicionais deixou o mundo encantado”.
COMO FOI A ESCOLHA DO BRASIL PARA SEDIAR UM INTERNACIONAL DE VALORANT
O rápido crescimento e o alto engajamento da comunidade brasileira de VALORANT, dentre as mais apaixonadas do mundo, certamente foi um dos fatores mais relevantes para essa decisão. Esse engajamento se dá pela paixão da comunidade pelo jogo, pela presença de times e jogadores de alta performance que rapidamente colocaram o Brasil no topo do esporte globalmente, e também pela tradição que o Brasil traz de alto engajamento com os eventos de Esports no Brasil.
O Last Chance Qualifier 2022, apenas comprovou o que já tínhamos certeza – de que sabemos oferecer uma festa como poucos no mundo, e agora teremos a chance de mostrar ao mundo inteiro nossa energia e paixão.
Veja também: Decisão de refazer rodada final entre FPX e XSET foi da Riot, diz treinador