A Riot anunciou nesta quinta-feira (16) a chegada do mapa Pearl, mas essa não foi a única notícia relacionada aos mapas do jogo. A Split, que faz parte dos três mapas que estavam disponíveis no lançamento do VALORANT, será removida.
De acordo com a Riot, não é saudável que o jogo tenha muitos mapas, já que aprender a jogar em cada um deles, dominá-los e aprender todas as combinações de agentes e utilidades é algo muito cansativo, e isso só tende a piorar se o jogo for tendo muitos mapas, principalmente para os novos jogadores.
Dito isso, a desenvolvedora chegou a conclusão, junto com as organizações de esports, que sete mapas é o número perfeito. No entanto, a Riot ressalta que foram analisados vários fatores para tomar a decisão de remover a Split, desde o tempo de lançamento do mapa, atualizações, planos futuros para ela, o que o mapa traz em termos de variações de estratégia.
A Split será removida dos jogos ranqueados e não ranqueados no dia 22 de junho, data da chegada do Episódio 5. No entanto, o competitivo ainda terá um tempo a mais com o mapa, que será mantido até o fim dos torneios Last Chance Qualifier, em agosto. Só então ela será removida também das opções do competitivo, dando espaço para a Pearl.
Leia também: Novo rank será lançado entre o Diamante e Imortal no VALORANT, diz leaker