A Riot Games liberou nesta terça-feira (06), as regras do VALORANT Champions Tour 2024 (VCT 2024). O documento é público e todas as pessoas podem ter acesso. Por isso, separamos as principais mudanças para o próximo ano.
Calendário para o VCT 2024
A temporada do VCT acontecerá entre os dias 1º de fevereiro e 7 de outubro de 2024. O calendário para 2024 foi anunciado pela Riot durante o Champions 2023.
Janela de transferência e datas de inscrição nos campeonatos internacionais
A janela de transferência começará em 11 de setembro e terminará em 15 de julho de 2024. Nesse período, os times poderão contratar jogadores e fazer alterações em seu elenco. Além disso, as equipes precisam enviar as escalações iniciais completas nessas datas.
Esta extensão foi diferente em relação à janela de transferências de 2023, que fechou em 1º de fevereiro, aproximadamente duas semanas antes do início do primeiro torneio da temporada, VCT LOCK//IN.
Com uma janela de transferência de longo prazo, cada campeonato internacional terá uma data para o envio dos elencos participantes. Confira as datas:
- Masters 1: 8 de janeiro
- Masters 2: 18 de março
- Champions: 27 de maio
Quantidade de jogadores por line-up
Uma das mudanças mais notáveis é a redução do tamanho mínimo do elenco das equipes. Em 2023, as equipes eram obrigadas a ter um elenco mínimo de seis jogadores, mas para 2024, a Riot Games diminuiu esse número para cinco.
Além disso, a flexibilidade também foi ampliada no que diz respeito ao elenco reserva. Agora, as equipes podem ter até cinco jogadores em seu elenco de substituição, um a mais do que no ano anterior.
O elenco reserva pode ser composto por jogadores que não atendem às qualificações para fazer parte do elenco titular. Isso inclui jogadores que não cumprem os requisitos de idade mínima, aqueles que estão cumprindo suspensões, bem como jogadores emprestados.
Substituição de jogadores entre Tier 1 e Tier 2 no VCT 2024
Uma das mudanças que a Riot divulgou anteriormente é a possibilidade de substituição entre jogadores do Tier 1 e Tier 2.
Deste modo, jogadores podem competir tanto por uma equipe das franquias, quanto por uma equipe parceira do Challengers. Os times das franquias podem incluir até dois jogadores do Tier 2 em seu elenco principal.
Se um jogador tiver participado em 50% ou mais das partidas do VCT em uma fase, ele perderá a elegibilidade para competir por outra equipe VCT durante essa fase. Além disso, os jogadores escalados devem receber o salário mínimo das franquias (US$ 5 mil) pelas partidas em que competirem.
“Porto Seguro” para Jogadores Dispensados
A Riot Games implementou o conceito de “porto seguro” para jogadores que deixarem as equipes franqueadas durante o ano. Com isso, o atleta terá uma janela de 14 dias para encontrar uma nova equipe após deixar o time.
Afiliação entre as equipes
As equipes de VCT têm a possibilidade de estabelecer um relacionamento de afiliado com outra organização que compete no Challengers.
A natureza exata desse relacionamento não está especificada, mas pode implicar rebranding, como “FNATIC TQ” no League of Legends, embora isso não seja confirmado.
As equipes afiliadas devem ser regionais, ou seja, uma organização como a 100Thieves não pode ter uma equipe afiliada da região EMEA.
Se uma equipe do Challengers se qualificar para as franquias, o relacionamento de afiliado entre as equipes deve se encerrar.
- Veja Também: VALORANT: MIBR anuncia saída de murizzz