O formato do principal campeonato de VALORANT na América do Norte tem levantado críticas para os jogadores profissionais e a comunidade da região. Com a finalização da última seletiva do Challengers no domingo (8), o calendário amador por lá está sem eventos e muitos times agora não terão competições para os próximos meses.
O assunto foi tópico entre os jogadores por meio do Twitter. “Muito feliz por termos nos qualificado, mas é injusto com todos que o ano termina no início de maio”, explica johnqt, da Ghost Gaming, em suas redes sociais.
Very glad that we qualified but it’s unfair to everyone that their year ends in early may. Na is super stacked, not a fan of these formats.
— GHOST johnqt 🇲🇦 (@1johnqt) May 9, 2022
Ao todo, são duas grandes seletivas abertas para cada etapa do Challengers norte-americano na VALORANT Champions Tour 2022. No caso, as duas últimas aconteceram em abril e no início de maio, fechando os times finalistas que irão lutar no North America Stage 2.
O problema é que, por não terem se classificado, muitos times não terão mais torneios para participar por um bom tempo. Este é o caso de equipes como a Gen.G e a Complexity que caíram já na Lower Bracket das seletivas.
O mesmo também vale para os times brasileiros fora do Challengers da nossa região. Na ausência do circuito oficial da Riot, as equipes contam com poucas opções de participação. Mas, ao contrário do NA, ainda assim alguns campeonatos salvam a total ausência no Brasil, como é o caso dos eventos da GamersClub.
Mas os torneios não param mesmo assim. Recentemente, a Riot Games citou que o evento principal do Game Changers, o campeonato feminino de VALORANT, acontecerá presencialmente. Confira mais sobre isso aqui mesmo no Mais Esports.