Sentinels, Gambit e Acend. Estes três times, que venceram os torneios internacionais de VALORANT em 2021, ficarão fora do Masters Reykjavik – o próximo Masters da modalidade -, depois de caírem em suas ligas regionais.
A Sentinels ergueu o troféu na própria cidade de Reykjavik. No entanto, shahZaM e companhia não poderão repetir o feito. A equipe caiu para a Version1 na primeira rodada da Lower Bracket do VCT NA e não tem mais chances de se classificar para a competição. Este será o primeiro torneio internacional de VALORANT sem a presença da equipe.
Já na Europa, as campeãs Gambit e Acend também estão fora. A Gambit, equipe russa que agora disputa o VCT EMEA sob a tag M3 Champions por conta das restrições devido à guerra na Ucrânia, também caiu na primeira rodada da repescagem. O time de chronicle, que venceu o Masters Berlim, foi eliminado para a G2 Esports.
Já a Acend, a campeã de mais prestígio porque venceu o VALORANT Champions 2021 – o grande mundial da modalidade -, foi quem teve a campanha mais desastrosa. O time de cNed só venceu 2 partidas em 5 disputadas e nem saiu da fase de grupos do VCT EMEA.
Por outro lado, Fnatic e FunPlus Phoenix estão garantidas no Masters Reykjavik. Ambas equipes garantiram a classificação via VCT EMEA depois de se classificarem para a Upper Bracket Final. Elas vão se enfrentar na próxima sexta-feira (25) para ver quem avança à final do torneio. G2 e Team Liquid também se enfrentarão nesta sexta para definir quem fica com a última vaga da liga europeia no Masters.