Jogador de VALORANT da LOUD, tuyz revelou sua principal inspiração para se tornar profissional: FalleN, lenda do FPS brasileiro. O controlador afirmou que sempre gostou de videogames, mas decidiu se aprofundar no competitivo após assistir o bicampeão mundial de Counter-Strike: Global Offensive.
Eu sempre joguei muito videogame. PS2, PS3. E comecei a jogar computador quando tinha 14 anos, iniciei no CS e jogava um pouco de Dota também. Mas quando eu conheci o CS eu fiquei apaixonado porque o jogo era muito legal e meus amigos curtiam muito. Eu jogava só por diversão, mas quando comecei a evoluir no jogo eu comecei a ver o FalleN e ficava maravilhado. Eu só pensava que queria aquilo um dia [na minha vida], disse tuyz em entrevista ao Flow Games.
Mas no CS eu era muito novo e lá é mais difícil de você conseguir também. E quando veio o VALORANT eu dei o máximo para ser profissional. Quando eu vim para o VALORANT eu tinha o pensamento de que não ia conseguir virar profissional, jogava só ranked com os amigos e não pensava nisso. Até que me chamaram para um time e era uns campeonatos bem pequenos. A gente venceu, o time foi ficando bom e classificamos pro First Strike. Lá foi onde eu pensei: “caramba é isso que eu quero”. Foi a primeira vez que recebi um salário e eu decidi que queria isso pra minha vida.
MUDANÇA PARA FUNÇÃO DE CONTROLADOR
Desde sua chegada na LOUD, tuyz teve que passar por uma drástica mudança em seu estilo de jogo. Acostumado a atuar como duelista durante toda a sua carreira, o jovem jogador trocou de função e começou a jogar de controlador, o que não é algo fácil de se acostumar.
Esse foi um ponto que eu tive dificuldade, mas acho que estou melhorando. Ainda preciso melhorar mais. Tem momentos que eu quero ajudar muito e não estou sendo muito individualista, o que tem prejudicado em algumas situações. O frod e o saadhak tem me ajudado bastante nisso e estou evoluindo.
Frod, treinador da LOUD, também comentou sobre a mudança de tuyz para a função de controlador. O coach falou que existem momentos que o jogador precisa ser mais individualista e saber balancear bem o uso de suas habilidades.
Tem que saber usar a habilidade para o time e ter momentos que tem que saber usar a habilidade para ele mesmo. Se você joga de iniciador e controlador, você pensa mais no time, mas tem momentos que você tem que pensar mais em você mesmo. Para o tuyz, tem que saber usar as smokes em vários lugares, mas também tem que saber usar a smoke para ele mesmo. Tem que pensar mais nele mesmo também.
A LOUD de tuyz estreia no VCT Americas no dia 2 de abril. A equipe brasileira enfrentará seus compatriotas do MIBR pela primeira rodada da competição, que será realizada em Los Angeles, Estados Unidos.