Worlds 2020: KaKAO comenta diferenças entre equipes coreanas e turcas: “Hierarquia e Horas de Trabalho”

Worlds 2020: KaKAO comenta diferenças entre equipes coreanas e turcas: “Hierarquia e Horas de Trabalho”

A SuperMassive foi derrotada nas duas partidas que disputou nesta segunda-feira (28), mas garantiu sua classificação para a primeira rodada da Fase Eliminatória do Play-In, onde enfrentará a MAD Lions.

Após sua última partida, o caçador campeão da TCL, o sul-coreano KaKAO, conversou com o Mais Esports, onde explicou sobre as duas derrotas sofridas pela equipe turca, para Team Liquid e Legacy, o meta atual e as diferenças entre jogar numa região Major, como Coreia, e uma Minor, ou Emergente, como a Turquia.


Continue depois da publicidade

Foto: Riot Games

Mundial e Meta atual

KaKAO abriu a entrevista admitindo que a compreensão dos jogadores da SuperMassive em relação aos campeões do meta está “imprecisa”, o que atrapalhou na hora do draft. “também houveram problemas de comunicação durante o jogo. Eram dois problemas, mas ao mesmo tempo, acredito que teve uma questão de timing, já que começamos jogando contra a TL e a derrota nos abalou mentalmente, o que atrapalhou ainda mais.”

Falando em campeões do meta atual, a Lilla tem sido um pick prioritário nesta Fase de Entrada do Mundial. Contudo, ela não tem correspondido às expectativas e saiu derrotada em cinco das sete vezes que foi escolhida. Para o experiente jungler, isso se dá pois não há bons jogadores com a campeã no Play-In.

“Eu incluso. Nem todos são bons com ela e, além disso, muitos jogos neste meta são decididos numa luta no dragão ou numa luta cedo no Arauto, mas a Lillia ainda não está no seu pico neste momento”, explica.


Continue depois da publicidade

KaKAO atua profissionalmente desde 2012 (Foto: Riot Games)

KaKAO é um dos jogadores mais experientes do cenário competitivo de League of Legends. Ele iniciou sua carreira em outubro de 2012, na KT Rolster Bullets, e desde então passou por equipes como Invictus Gaming, MisFits, Dark Passage, Jin Air, a própria SuperMassive, entre outras. Quando perguntado sobre as maiores diferenças entre atuar numa equipe coreana e uma equipe turca, o caçador elencou dois pontos: Hierarquia e Horas de Trabalho.

“A maior diferença é que hierarquia não existe, de fato, na Turquia. É muito livre, jogadores e treinadores estão num paralelo, não há ninguém acima ou abaixo.Além disso, os jogadores têm muito tempo livre depois dos treinos. Então, em termos de hierarquia e horas de trabalho, é muito diferente”, conta.

Como Wildcards podem melhorar?

Ele também comentou sobre o que ele acha que regiões emergentes podem fazer para conseguir resultados melhores em torneios internacionais. Para KaKAO, o principal fator a ser melhorado é a infraestrutura, citando a LPL como exemplo.

“A percepção dos Esports está bem atrás em algumas regiões. Por exemplo, os últimos campeões Mundiais, a China, a LPL é muito grande, os jogadores estão recebendo bastante apoio e podem só focar no jogo. Também acredito que o Governo, e o próprio país, os apoiam muito. Eu acho que, com o passar do tempo e os times de regiões minors recebendo apoio de fora, eles vão melhorar muito, porque eles já estão jogando bem na Fase de Entrada.”

Por fim, o jogador opinou sobre o porquê dos dois favoritos da Fase de Entrada, MAD Lions e LGD, não estarem jogando como esperado. Ele acredita que o mérito vai para as regiões Wildcard, “que vêm evoluindo bastante e estão jogando ainda melhor este ano.” Além disso, o meta também é um fator determinante, já que as partidas são decididas em teamfights. “se você perde uma luta, você fica muito atrás e fica difícil de se recuperar.”

A SuperMassive volta ao palco do Mundial nesta terça-feira, às 7h da manhã, para enfrentar a MAD Lions, que se classificou vencendo os brasileiros da INTZ no confronto de Desempate. O vencedor da série Md5 avança e enfrenta a UOL, equipe da LCL que ficou em 2º lugar do Grupo B.

Você confere a cobertura completa do Mundial aqui no Mais Esports.

Veja também: Maestro lamenta eliminação, mas se diz orgulhoso de jogadores da INTZ


Continue depois da publicidade

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias