Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

Worlds 2023: O LoL Park é diferente, mas a KBS Arena decepciona e muito

League of Legends

Na última segunda-feira (30), encerrou-se minha cobertura do Worlds 2023 na Coreia do Sul. Passei cerca de 28 dias em solo sul-coreano, uma experiência que me permitiu mergulhar na cultura local e acompanhar de perto a Fase de Entrada e a Suiça da competição.

A chegada na Coreia

Confesso que as horas intermináveis de voo me deixaram um pouco desanimado com a ideia de viajar para a Coreia. No entanto, esse sempre foi meu sonho: conhecer o berço do LoL enquanto fazia a cobertura oficial de um campeonato, e nada melhor do que o Worlds para coroar essa experiência.

A Coreia do Sul é tudo o que dizem ser. Uma cidade pulsante, repleta de pessoas nas ruas, e o sistema de transporte público é tão eficiente que parece surreal. Caso venha para cá, Prepare-se para caminhar muito. Muito mesmo.

Mas deixemos de delongas e vamos ao que interessa: o LoL Park.

LoL Park no Worlds 2023
Reprodução/Riot Games

O LoL Park

Se eu tivesse que descrevê-lo em uma palavra, seria “mágico”. Era tudo o que sempre sonhei ver. Pisar pela primeira vez naquele local onde os maiores jogadores da história do LoL competiram foi uma sensação indescritível. Talvez só com o tempo consiga entender totalmente.

A sensação quando você sobe as escadas rolantes é única. Há uma aura especial, algo que é realmente DIFERENTE. Ao avistar a loja da Riot, você sente que está em casa, no berço do LoL. Ao virar à direita, depara-se com três entradas para o salão principal, onde várias lendas do jogo estão eternizadas nas paredes: Deft, Ambition, Faker, entre outros. Mais adiante, as camisas de todos os times da LCK e um local para o troféu, que não estava lá.

Para o Worlds 2023, o local estava decorado magnificamente, e mesmo aqueles sem ingressos podiam assistir aos jogos nos telões instalados do lado de fora da arena principal.

Os jogos do Worlds 2023 no LoL Park

Tive a sorte de assistir minha primeira partida no LoL Park envolvendo uma equipe brasileira: LOUD contra GAM, a estreia da equipe brasileira no Worlds 2023, cercada de grande expectativa.

A forma de torcida era bastante contida, típica dos sul-coreanos e, de fato, dos estrangeiros. Ninguém torce como nós. Por isso, a invasão brasileira nas arquibancadas, incluindo o famoso “trem da vitória”, deixou todos perplexos, incluindo os bastidores da Riot Games.

Assistir ao jogo foi quase uma experiência fora do corpo, um devaneio. Parecia que eu não estava ali, mas sim existindo em um estado de êxtase, misturado com a emoção que o resultado trouxe à comunidade.

A proximidade é surreal. Você está pertíssimo dos jogadores, e a acústica do LoL Park é incrível. Se você ficou impressionado com a distância no CBLOL, na Coreia, especialmente nas primeiras fileiras, é quase insignificante. É possível até assistir diretamente da tela de um dos jogadores. Uma experiência verdadeiramente única.

Se você é fã de LoL, assistir a uma partida no LoL Park é essencial. Fora uma final de Mundial, talvez seja um dos lugares mais significativos para vivenciar o jogo, não por pela vibração ou torcida, mas pela aura que o local emana.

LoL Park no Worlds 2023
Reprodução/Riot Games

A KBS Arena

Serei breve nesta parte. Não gostei do local escolhido para a fase suíça do Worlds 2923. Estava animado com a ideia de ter mais pessoas, afinal, o LoL Park comporta apenas até 300 espectadores na plateia.

No entanto, mesmo com lotação máxima, era evidente que estávamos apenas em um ginásio. Não havia nada de especial nele, nem o palco refletia a grandiosidade da competição em jogo, nem mesmo o ambiente em si.

A única coisa notável foi a animação do LED no telão atrás dos jogadores, que, nas câmeras, parecia um efeito visual impressionante. De resto, foi medíocre. O LoL Park teria proporcionado uma experiência muito melhor, mesmo com menos pessoas.

KBS Arena no Worlds 2023
Reprodução/Riot Games

Conclusão

No final das contas, minha experiência merece um 9. Apesar da segunda parte da cobertura ter sido um tanto mediana, a fase inicial do torneio superou todas as minhas expectativas, trazendo de volta o entusiasmo que senti em 2014, quando comecei a acompanhar a LCK.

Se você tem a oportunidade, visite a Coreia, e se é fã do MOBA, vá ao LoL Park. Vale cada momento.

  • Veja também: Formato Suíço revive emoção do torneio, mas precisa de ajustes
  • Luis Santana

    por Luis Santana

    Publicado em 30 de outubro de 2023 • Editado há 2 anos

    Matérias Relacionadas
    League of Legends
    Worlds 2025: “Não me sinto satisfeito”, diz Doran após título
    League of Legends

    Worlds 2025: “Não me sinto satisfeito”, diz Doran após título

    Após conquistar o título do Worlds 2025 com a T!, o top laner Doran afirmou que ainda não se satisfez com o seu primeiro título mundial.

    Há 15 horas
    League of Legends
    Worlds 2025: Pela primeira vez desde 2012, este campeão não foi selecionado no Mundial
    League of Legends

    Worlds 2025: Pela primeira vez desde 2012, este campeão não foi selecionado no Mundial

    Pela primeira vez desde 2012, um dos campeões mais populares do LoL ficou de fora do Worlds 2025, sem receber utillizado durante o torneio.

    Há 17 horas
    League of Legends
    Worlds 2025: Doran explica jogada “duvidosa” do jogo 5:  “foi só uma jogada ruim mesmo”
    League of Legends

    Worlds 2025: Doran explica jogada “duvidosa” do jogo 5: “foi só uma jogada ruim mesmo”

    Doran comenta jogada no meio do mapa durante o jogo 5 da final do Worlds 2025 e reconhece que falhou na comunicação com o time.

    Há 17 horas
    League of Legends
    CBLOL 2026: Boal renova com a Vivo Keyd Stars até 2028
    League of Legends

    CBLOL 2026: Boal renova com a Vivo Keyd Stars até 2028

    Vivo Keyd Stars oficializa renovação de contrato com o top laner Boal até o fim da temporada 2028 do CBLOL.

    Há 18 horas
    League of Legends
    Circuito Desafiante 2026: LOS define substituto de Stardust, diz portal
    League of Legends

    Circuito Desafiante 2026: LOS define substituto de Stardust, diz portal

    A casa da Onda Laranja já tem nome definido para comandar a equipe na disputa do Circuito Desafiante 2026.

    Há 19 horas
    League of Legends
    LoL: Com as skins T1 Worlds 2025, T1/SKT terá a segunda maior quantidade de skins no jogo
    League of Legends

    LoL: Com as skins T1 Worlds 2025, T1/SKT terá a segunda maior quantidade de skins no jogo

    A chegada das skins T1 Worlds 2025 coloca a equipe no topo do ranking de linha com mais skins no League of Legends.

    Há 20 horas

























    Próximas Partidas
    Últimas partidas
    Campeonatos Atuais