Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

Worlds 2025: O retrospecto e a expectativa para o terceiro mundial na China

League of Legends

O terceiro Mundial de League of Legends realizado na China se aproxima do início, com as duas maiores regiões do jogo frente a frente mais uma vez. Mas, antes mesmo do primeiro draft entre T1 e Invictus Gaming, o torneio já se desenha como o começo de um sonho — ou mais um capítulo de um pesadelo.

Para falar sobre as edições do Mundial de LoL realizadas na China, a expectativa do público local para o torneio e como chegam as equipes anfitriãs na edição que marca os 15 anos do Worlds, este redator se juntou a DarkCalise, apresentador e roteirista do Mais Esports, para um bate-papo sobre o retrospecto da região e as expectativas para o Worlds 2025.

Do amargo Worlds 2017 para o antíclimático Worlds 2020: relembre os últimos dois mundiais realizados na China

Das 14 edições do Mundial de LoL, apenas duas foram disputadas na China. A primeira edição do Império do Meio foi realizada em 2017. A atual campeã da LPL na época, EDward Gaming, chegava como uma das postulantes ao título, que contava com Clearlove em grande fase.

Porém, a equipe acaba eliminada na Fase de Grupos, onde vê T1 e Cloud9 avançarem. Calise relembra que em ambos os jogos, a EDG tinha vantagem mais que suficiente para fechar a partida — e uma dessas viradas entrou pra história do jogo:

A EDG é eliminada na fase de grupos em dois jogos bizarros contra a T1, em que a T1 vira uma diferença de 10k de gold. É aquele jogo do Rakan, do Cho’Gath, da Orianna e tal. E aí a EDG acaba ficando na fase de grupos.

Era o seed 1 da LPL na época, e o Clearlove é eliminado em casa. Essa fase de grupos acontece justamente na cidade natal do Clearlove, que era a estrela do time, o grande hype. Mesmo assim, foi um Mundial bom pra China.

A China alcança bons resultados, pois as outras representantes não ficavam atrás: a Royal Never Give Up contava com Uzi jogando no meta de Turíbulo Ardente, que favorecia muito os ADCs, e a Team WE, que assim como a RNG, alcançaria as semifinais do torneio.

Foto da Team WE, no Worlds 2017.
Foto: Reprodução/LoL Esports Flickr.

Porém, ambas as equipes acabaram eliminadas nas semifinais, para T1 e Samsung White, respectivamente. O que, segundo Calise, acabou deixando um gosto amargo, principalmente sobre como foram as eliminações:

E ali já é um baque, né? Se a RNG ganha aquela semifinal, teria pelo menos um time chinês na final, jogando em casa. Na época, eles ainda não tinham conquistado um Mundial, mas já existia aquela expectativa de, tipo: “pô, tem que ter um time chinês na final”.

Só que a RNG cai pra T1, e do outro lado da chave a WE toma 3×1 da Samsung. Aí a gente acaba tendo mais uma final coreana, né? O Mundial de 2017 é meio amargo, porque talvez tenha sido a melhor oportunidade do Uzi ser campeão mundial.

Era o meta dele, o time era bom — mas não rolou. Ainda assim, essa RNG continua forte, tanto que vence quase tudo em 2018.

Foto de uzi com o troféu do MSI 2018.
Foto de Uzi com o troféu do MSI, em 2018. Foto: Divulgação/Riot

Já no Worlds 2020, as representas do país eram Top Esports, JD Gaming, Suning e LGD Gaming. Porém, as duas primeiras, que chegaram à competição com grande expectativa, acabam derrapando, enquanto a LGD não conseguiu sair da Fase de Grupos. Calise, por sua vez, relembra a sensação:

E nesse Mundial de 2020 já é uma nova geração (…). Tem muito hype em volta da TES e da JDG. Eles passam da fase de grupos, mas de um jeito meio esquisito. A JDG perde para um time de Taiwan na época — a PSG Talon — e não consegue vencer a DK.

A TES chega às quartas de final e quase perde para a Fnatic. Tem que rolar um reverse sweep, foi um negócio bem bizarro.

Porém, uma desacreditada Suning acaba sendo a sensação da competição. O elenco formado SwordArt, huanfeng, Angel, SofM e Bin eliminou suas duas compatriotas nos playoffs — TES e JDG — para alcançar a Grande Final.

Na foto, o BLG Bin no Worlds 2024
Bin, hoje na Bilibili Gaming. Foto: Reprodução/Riot Games

Calise, inclusive, cita uma curiosidade: o top laner da equipe, hoje um dos maiores nomes do LoL chinês, pode ter jogado a competição com um ano a menos que o exigido para atuar no competitivo do jogo:

O pessoal não lembra, mas o Bin não era titular da Suning no primeiro split. E tem até aquele rumor que começou a circular no Twitter. Na época, era só rumor, não dá para confirmar, mas dizem que o Bin era mais novo que a idade permitida — você precisa ter pelo menos 16 anos.

Parece que a Suning o inscreveu com uma idade maior, mas ele tinha 15. Nessa final, se você consultar sites como Leaguepedia e outros bancos de dados, vai ver que em alguns constam que ele nasceu em 2004, e em outros, em 2003. Quantos anos o Bin tinha? Ninguém sabe ao certo.

Suning alcança a Grande Final do Worlds 2020, mas pandemia impede casa cheia

Apesar da Suning chegar a Grande Final do segundo mundial sediado na China, o time não conseguiu ser propriamente abraçado pela torcida de sua região. O torneio acabou sendo sediado durante a pandemia do COVID-19, logo, por conta das medidas de segurança do período, o estádio acabou sendo bastante esvaziado.

Para Calise, o momento acabou sendo bastante aquém do que deveria ter sido, mesmo o Worlds 2020 ter sido interessante por conta da Suning, que era um time muito único e que trazia bastante inovação dentro de jogo:

Se vocês forem ver as imagens, a final tem público — mas, de novo, era o auge da pandemia. Eles ainda tentaram fazer um evento presencial, tem gente lá, mas acaba sendo meio broxante. É a região mais popular, o país mais popular, e mesmo assim não teve uma final de verdade com o estádio lotado.

Então, o Mundial de 2020 também foi meio frustrante. É legal ver a Suning jogar, mas foi no meio da pandemia, então acabou sendo bem ruim.

Imagem do público do Worlds 2020 na Grande Final.
Foto: Reprodução/LoL Esports Flickr.

Aqui também entra o Mundial de 2021, vencido pela EDward Gaming, que originalmente seria realizado na China, mas acabou acontecendo na Islândia devido ao lockdown na época:

Esse Mundial de 2021 era para ter sido realizado na China, mas aí o país entrou em um lockdown pesado. Ninguém conseguia entrar ou sair direito, e tiveram que mandar o torneio para a Islândia, no formato do MSI.

Então, basicamente, o time chinês venceu um Mundial que era para ser na China, mas que não aconteceu lá. Continua a busca por ter um time chinês numa final com estádio cheio, onde todo mundo possa estar presente e realmente disputar pelo título.

Foto da EDG levantando a taça do Worlds 2021
A EDG campeã do Worlds 2021. (Foto: Riot Games)

Como chegam os times chineses para o Worlds 2025?

A primeira representante a jogar será a Invictus Gaming, que conta com nomes mais do que consagrados: TheShy, Wei, Rookie, GALA e Meiko. Os veteranos terão a dura missão de vencer uma MD5 da T1 no Mundial de LoL — algo que ainda não ocorreu na história. Segundo Calise, a atual campeã entra como favorita, mas a magia pode acontecer:

O resultado, na minha opinião, é óbvio: vai dar T1. Mas, se a T1 cair — se pela primeira vez na história perder uma MD5 para um time chinês no Mundial, algo que nunca aconteceu e provavelmente não vai acontecer — seria histórico demais. Seria para uma IG de TheShy e Rookie, que ganharam o primeiro título de Worlds da China (…).

Se rolar essa vitória — e não é uma vitória qualquer, tipo “legal, tiramos um contender”. Mano, é a primeira derrota da T1. Isso deixa a Bilibili mais confiante, a AL mais confiante e todo o público chinês mais confiante também.

(Imagem: Divulgação)

Das outras representantes, o time mais difícil de se analisar é a Top Esports. De acordo com Calise, a equipe deve passar da fase suíça — mas, muito por conta do nível apresentado da LPL como um todo durante o ano, não acredita que a equipe deva chegar longe:

É um time bom, que chegou à final da LPL. Se você chega à final da LPL, na teoria, é um contender ao título, mas eu não confio neles, não. Já vi a TES falhar várias vezes, e não sou só eu: a China inteira já percebeu que a TES é um time forte, mas que já perdeu o hype, e muita gente pensa: “se a TES está competindo, então estamos mal”.

Mas eu vejo a TES segura na fase suíça. Acho que eles podem chegar às quartas de final, mas daí pra frente eu não confio muito neles.

Na foto, o ADC da TES, Jackeylove
(Foto: Divulgação/Riot)

Já a Anyone’s Legend se vê em momento irregular. Após mostrar que tem nível para bater de frente contra qualquer equipe do mundo no MSI 2025, o time chinês fez uma LPL 2025 3º Split abaixo da crítica. Porém, segundo Calise, se a equipe voltar ao seu melhor jogo, tem totais condições de ser uma das postulantes ao título do Worlds 2025:

A Anyone’s Legend, se jogar no teto deles, como vimos no MSI, é sem dúvida um contender ao título. Eles levam a T1 a cinco jogos e perdem no quinto; na final da Esports World Cup, levam a Gen.G a cinco jogos e também perdem no quinto; e, no próprio MSI, ao enfrentar a Gen.G, chegam novamente a cinco jogos.

Então, na minha opinião, o melhor time da LPL no ano foi a Anyone’s Legend da metade do ano, que jogou o MSI (…).

Se eu tivesse que apostar em um time chinês ganhando, seria nesse cenário em que a AL voltou a jogar muito bem. E isso não é muito bom para a LPL, porque estou esperando que eles voltem a jogar em um nível que ainda não atingiram.

Mas é um time muito forte. Eu também acho que vai passar da fase suíça e, se entenderem o meta, podem ir longe.

Foto de Hope, Shanks e Flandre.
Foto: Reprodução/LoL Esports Flickr.

Por fim, a Bilibili Gaming, o seed #1 da China, que teve ano instável e um MSI 2025 abaixo do que a equipe costuma entregar. Porém, a chegada de Shad0w revitalizou a equipe, que vem para o Worlds 2025 em sua melhor forma no ano até aqui:

A partir do momento que o Shadow chega no time, no meio da fase regular, a Bilibili joga muito bem: o Knight volta a jogar bem, o Bin volta a jogar bem, mas ainda é um time instável.

Claro, o melhor da Bilibili é também o melhor da China. De novo, são três dos melhores carries que a China tem, na minha opinião: Bin, Knight e Elk — e o ON, quando está bem, é o melhor suporte.

Calise, por fim, teme que o resultado seja mais um título da LCK, com possibilidade até mesmo de uma final coreana em solo chinês — que poderia causar um relapso dos fãs chineses, que já vem tendo rumores de queda de audiência após campanhas internacionais frustradas:

Eu tenho um pouco de medo do que vai acontecer. Estamos falando de um Mundial na China, onde é importante finalmente ter um time chinês com o público lotado.

No final das contas, a expectativa é ver um time da LCK ganhar. Mas, para o bem do competitivo, da saúde do cenário e de todos, seria bom um time chinês vencer — e melhor ainda se for a Bilibili, que agora tem seis chineses no elenco.

É torcer para não ser uma final coreana; se for, seria um baque muito grande. A LPL precisa de um título, e não tem momento melhor do que agora. O problema é que não sei se os times estão prontos para vencer, então é difícil.

Acompanhe o Worlds 2025

Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2025 com calendário de jogos, resultados, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports! Confira, também, os canais do YouTube para entrevistas exclusivas.

Caso você queira acompanhar nossa transmissão, não perca a chance de assistir a costream do Mais Esports na Kick.

Participe do Bolão do Worlds 2025

Já deixou seu palpite? Teste seus conhecimentos (ou sua sorte!) no Bolão do Mais Esports e concorra a R$ 1000 em prêmios durante o Mundial de League of Legends!

Acesse o bolão, crie sua conta em menos de um minuto e comece a jogar agora mesmo.
Lembre-se de palpitar todos os dias para acompanhar a fase suíça e aumentar suas chances de vencer!

Foto de Bin, durante o Worlds 2024.
Foto: Reprodução/LoL Esports Flickr.
Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 13 de outubro de 2025 • Editado há 2 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Jogador no Reddit faz teste de kite de WASD contra Mouse
League of Legends

LoL: Jogador no Reddit faz teste de kite de WASD contra Mouse

O WASD já está otimizado em um nível que supera o mouse? Um usuário do Reddit testou o kite nas duas movimentações e comparou os DPS possíveis.

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Recompensa da Missão de Função do Mid está com um Tempo de Recarga alto
League of Legends

LoL: Recompensa da Missão de Função do Mid está com um Tempo de Recarga alto

A Missão de Função da mid-lane segue parecendo a mais polêmica dentre as missões, visto que seus impactos são menos expressivos e agora... limitados? Entenda.

Há 16 horas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 1 dia
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais