Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

CBLOL 2024: LOUD acusa KaBuM de aliciar Ceos; entenda todo o caso

League of Legends

Nesta semana, um caso envolvendo os bastidores da janela de transferências do League of Legends no Brasil repercutiu muito na comunidade. Ceos, considerado o melhor suporte do Brasil, segue em um entrave na negociação da sua renovação com a LOUD, e a KaBuM tem interesse em contratá-lo.

No entanto, a KaBuM dos ninjas foi acusada de “Aliciamento”, e a LOUD denunciou o caso para a Riot. A seguir, vamos te explicar tudo o que está acontecendo em mais uma “novela” do cenário brasileiro.

O que existe entre LOUD, Kabum e Ceos?

Nas últimas semanas, a LOUD e Ceos conversam sobre uma renovação de contrato para a próxima temporada, mas enfrentam entraves com relação à algumas pedidas do jogador.

Por conta disso, a Kabum surgiu como interessada na contratação do jogador e pretende torná-lo o atleta mais bem pago da liga, segundo apuração do Mais Esports. Vale lembrar que Ceos já jogou pela KaBuM no passado e chegou a ser campeão brasileiro na equipe.

Entrevista polêmica de um dos donos da LOUD

A situação começou a ter desdobramentos críticos quando Jean Ortega, fundador da LOUD, concedeu uma entrevista enigmática para a página Ilha das Lendas. Nas respostas, ele falou sobre janela de transferências e sempre respondeu com a frase “ta 2x”.

Inicialmente as respostas não faziam muito sentido, o que gerou dúvidas na comunidade, principalmente quando nomes conhecidos começaram a comentar sobre, como foi o caso do Revolta, ex-jogador profissional.

Logo, diversos rumores surgiram de que o “ta 2x” poderia ser uma referência a Tata Wu, arquiteta que não só projetou várias Gaming Houses de organizações brasileiras, mas também é amiga dos jogadores, incluindo Ceos.

Tata chegou a acompanhar a equipe da LOUD na viagem para a Coreia do Sul durante a disputa do Worlds 2023, o mundial de LoL.

Tata Wu com jogadores da LOUD na final do CBLOL 2023 2º Split
Tata Wu, acusada de aliciamento, com o trio brasileiro da LOUD na final do CBLOL 2023 2º Split.

LOUD denuncia a Kabum por Poaching para a Riot Games

Tudo ainda estava um pouco confuso para a comunidade, até o site GE Esports publicar uma apuração mostrando que a LOUD realizou uma denúncia formal contra a KaBuM, acusando a organização de Poaching (Aliciamento) por meio da arquiteta Tata Wu.

A denúncia também foi apurada pelo Mais Esports. Na última reunião mensal dos times do CBLOL com a Riot, as discussões teriam ficado acaloradas pelo assunto. A desenvolvedora agora investiga o caso e deverá tomar uma decisão nas próximas semanas.

O que é o Poaching e como funciona a regra no CBLOL?

O Poaching ou Aliciamento, é quando um terceiro ou membro de organização faz uma oferta para um jogador que esteja com um vínculo válido com outra equipe. As conversas diretas entre a organização interessada e o jogador sob contrato só podem acontecer se a organização do jogador o liberar para isso.

10.2.12 Aliciamento

Nenhum membro de equipe ou afiliado de uma equipe pode solicitar, ou fazer uma oferta de emprego a um membro de outra equipe que esteja competindo na Temporada 2022, ou encorajar o membro de uma equipe a terminar seu contrato com sua equipe atual.

No Brasil, casos como este já aconteceram no passado, sendo o mais emblemático na negociação de Loop para a paiN, em 2016. Naquela época, os Tradicionais precisaram jogar com o streamer Picoca como suporte por conta da punição.

Além dele, esA, foi o percursor da regra. Ela foi criada após o aliciamento do jogador por parte da Keyd Stars, que desejava levá-lo para o seu elenco enquanto ele ainda tinha contrato com a KaBuM.

Tata Wu se pronuncia sobre as acusações da LOUD

Em nota ao GE, a arquiteta Tata Wu negou todas as acusações feitas pela LOUD sobre o possível aliciamento de Ceos. Na mensagem, ela ressalta que nunca recebeu dinheiro dos atletas

Ela também comentou que apenas tem uma relação próxima com os jogadores, devido à distância deles de suas famílias e que nunca representou a KaBuM em uma possível negociação por Ceos. Tata também diz que o suporte nunca conversaria com outra equipe sem autorização da LOUD.

Nota de Tata Wu na íntegra:

Em momento algum a KaBuM me pediu para que intermediasse ou abordasse o jogador, mesmo porque o mesmo não aceitaria falar com quaisquer organizações sem a liberação da atual

Então, vamos por partes, tenho um escritório de arquitetura há 20 anos. Meu sustento e ganhos vêm disso. Não faço parte de nenhuma organização, não tenho agência e deixo claro que nunca recebi sequer um real por qualquer tipo de ajuda a um player. Nenhum player “me dá” dinheiro.

Todas as viagens que fiz para assistir aos jogos foram pagas por mim, não preciso que ninguém pague minhas viagens.

O meu envolvimento no mundo gamer foi algo que era muito fora do meu mundo profissional, outros projetos, outras visões, o qual me encantou. Ao mesmo tempo, me deixou preocupada ver tantos meninos(as) sentindo falta de casa e familiares e vê-los comendo “besteiras” sempre. A falta de familiares me fez com que me aproximasse mais de cada um deles, afinal, tenho idade para ser mãe de uma boa parte deles. Só para deixar registrado, conheço praticamente quase todos os pais dos jogadores e sempre tive um ótimo relacionamento.

O cuidado que eu sempre tive era desde saber se alimentou direito até acompanhar em hospitais. Os “almoços” e “jantares” usados de forma maldosa nos contextos citados eram uma forma de cuidar dessa parte.

Muitos se tornaram amigos, alguns tenho um contato maior outros menos, porém, sempre respeitoso e sempre desejando o melhor para cada individualmente.

Assim como amiga, posso e sempre me deram liberdade de poder expor minha opinião e assim sempre o fiz.

Fico muito triste em estar vivendo toda essa situação neste momento, principalmente da maldade que ela carrega. Sempre acompanhei o time e atravessei o oceano com meu dinheiro para torcer e desejar tudo de melhor a eles. Essa chuva de hate e maldade não condizem com a realidade, e não sei de fato qual é a real intenção por trás disso tudo Eu ia me abster de todo esse ódio gratuito, mas não poderia deixar de vir e dar uma satisfação para as pessoas que não me conhecem e ser julgada por uma versão distorcida dos fatos.

Conclusão do caso entre Ceos, LOUD e KaBuM

Até o momento a Riot ainda não se pronunciou sobre o caso ou mesmo sobre a denúncia feita pela LOUD. Vale destacar que, caso seja provado que houve o aliciamento de Ceos por parte da KaBuM, diferentes punições podem ser aplicadas à organização e até ao jogador, dependendo do nível de envolvimento que ele teve com o caso.

O Mais Esports atualizará essa matéria assim que novas atualizações surgirem.

Imagem do Ceos no MSI 2023
Ceos, suporte da LOUD (Imagem: Divulgação/LoL Esports)
Luis Santana

por Luis Santana

Publicado em 03 de novembro de 2023 • Editado há 2 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 12 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 13 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 13 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 14 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 18 horas

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais