CS:GO: Após fala racista, Danilo Avelar é demitido do Corinthians

CS:GO
De:Bruno Rodrigues-
June 23, 2021

Na noite deste terça-feira (22) o zagueiro Danilo Avelar, do Corinthians, teve uma conduta racista em uma partida de CS:GO. O caso rapidamente “viralizou” nas redes sociais e virou manchete em vários sites de notícia. Após reunião interna, o clube paulista decidiu demitir o jogador do seu elenco.

A informação foi apurada pelo site Globo Esporte e confirmada minutos depois pelo próprio Corinthians em suas redes sociais. Veja o comunicado do clube:

O Sport Club Corinthians Paulista informa que está em contato com o atleta Danilo Avelar e seus representantes a fim de discutir e formalizar as medidas cabíveis para o encerramento do vínculo. O Corinthians reafirma que repudia toda e qualquer manifestação de conotação racista, coerentemente com sua história de defesa da igualdade e da democracia

Entenda o caso de Danilo Avelar

Danilo Avelar print
Momento em que Danilo ofende adversário (Imagem: Reprodução)

Durante uma partida do jogo CS:GO, Danilo, que jogava com o nick de D.A35, chamou outro jogador de “fih (filho) de uma rapariga preta”. Após as acusações viralizarem, o perfil de Danilo Avelar na Steam foi trancado e teve informações como nick e foto trocados.

Nesta quarta-feira (23) Danilo se pronunciou nas redes sociais, pedindo desculpas e dizendo que se envergonha do que disse. “O que escrevi durante a partida não condiz com o que pensou e o que vou ensinar a meu filho. […] Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade temos que abolir qualquer forma de racismo”, escreveu.

Veja a nota na íntegra:

O próprio Corinthians publicou em suas redes sociais que já havia tomado conhecimento do caso e que estava “apurando os fatos e contexto”. Celebridades como o Gaules, uma das maiores figuras públicas do CS:GO no Brasil, disse estar decepcionado com o zagueiro. O streamer já chegou a recebê-lo em seu programa este ano.

“Você fica decepcionado. Acho que todos nós ficamos. Você acha que eu não fico decepcionado? Todo mundo fica. A palavra é decepção mesmo […] Agora, a preocupação principal que temos que ter é com o lado mais atingido disso. Todos os dias você vai perceber que tem pessoas que passam com isso e você fala “caramba, até quando?”. Dentro de casa, junto dos amigos, independente se é uma pessoa pública ou não, temos o papel de falar “cara, não dá risada”. Se você tem a oportunidade de defender essas pessoas, aproveite elas”, disse Gaules em transmissão.

Danilo também foi banido da plataforma Coliseum, local em que jogava quando cometeu o ato racista.

danilo Avelar, jogador do Corinthians
Danilo Avelar foi contratado pelo Corinthians em 2018, e no momento se recupera de uma lesão. (Foto: Divulgação)