Considerado um dos jogadores lendários do Dota 2, Dendi se manifestou em suas redes sociais sobre a invasão da Rússia na Ucrânia. O atleta ucraniano pediu disse que “acordou com uma guerra” e pediu paz, ressaltando que seu povo não quer essa guerra.
Fui dormir com um patch novo e acordei com uma guerra. Eu não posso acreditar no que está acontecendo agora. Estou muito, muito triste e preocupado com todas as pessoas ao redor. O povo ucraniano é pacífico e não queremos essa guerra. Fiquem todos seguros.
Dendi é um dos maiores atletas de esports no país. Atualmente ele possui a sua própria organização, a B8 Esports, mas ficou famoso pela sua passagem e título mundial pela Na’Vi no The International 2011, o primeiro campeonato mundial de Dota 2 organizado pela Valve.
A própria Na’Vi lamentou a invasão russa ao país e disse estar “devastada”. s1mple, o melhor jogador de CSGO de 2021 e considerado um dos melhores da história, também publicou que sua cidade natal, Kiev, estava sendo bombardeada.
Já a organização da IEM Katowice 2022 confirmou que o torneio continuará acontecendo normalmente na Polônia, país que faz divisa com a Ucrânia. A Team Liquid disponibilizou seus apartamentos na Holanda a jogadores de quaisquer equipes que não consigam voltar para casa no momento devido à situação.
Veja também: “Tenho familiares e amigos vivendo isso”, diz James Banks sobre ataque na Ucrânia