Dota 2: The International 2021 pode não acontecer na Suécia por proibições do governo local

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
June 22, 2021

Faltando pouco mais de um mês para começar o maior campeonato de Dota 2 do ano, a Valve pode ter que escolher outro país para sediar o evento. A Suécia, que até então seria a sede do torneio, informou a desenvolvedora que não considerará o The International 2021 como um torneio esportivo de elite. Dessa forma, os jogadores não conseguiriam vistos para entrar no país.

A notícia foi dada pela própria Valve em um comunicado publicado na segunda-feira (21). De acordo com a desenvolvedora, as negociações para que o TI aconteça em Estocolmo (capital da Suécia) estão acontecendo desde 2019. O campeonato estava planejado para 2020, mas a pandemia do COVID-19 fez com que ele fosse adiado para 2021.

Ao longo do ano passado, Stockholm Live e Visit Stockholm nos assegurou em nossas comunicações regulares e constantes com eles que o The International 2021 se qualificava para as mesmas isenções que outros eventos esportivos de elite receberam. No entanto, apesar das garantias anteriores, fomos informados há duas semanas que a Federação Sueca de Esportes havia votado para não aceitar os esportes eletrônicos na federação esportiva.

A empresa recorreu ao Ministro Interior da Suécia para que o The International 2021 fosse classificado como um evento esportivo de elite, mas o pedido foi “imediatamente negado”. A Valve também entrou com recurso contra o governo sueco, mas não teve assistência no caso.

Com o TI não sendo reconhecido na classificação de evento esportivo de elite, estrangeiros de países fora da União Europeia não conseguirão vistos para entrar no país. A empresa ainda tem Estocolmo como planejamento inicial e está tentando reverter a situação, mas também considera outros países (não citados) como alternativas para sediar o evento.

O The International 2021 está marcado para começar no dia 23 de junho, data que foi mantida até então. O torneio já acumula mais de US$ 40 milhões em premiação, sendo a maior da história em um evento de esports.

the international 2021,jpeg
Datas e premiação do The International 2021. (Foto: Divulgação/Valve)

Veja também: The International 10 de Dota 2 contará com três equipes da América do Sul