Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LCK 2025: Agência de Zeus diz que não lucrou com ida para a HLE

League of Legends

A saída de Zeus da T1 foi bem polêmica e até agora segue rendendo novos capítulos na novela. Novas informações divulgadas por meio de entrevistas, documentos e prints reforçam a versão da agência de Zeus e contestam pontos levantados pelo CEO da T1, Joe Marsh.

Em especial, um detalhe chama atenção: a negociação não rendeu nenhum valor financeiro à The Play, responsável pela carreira do jogador. A revelação coloca em xeque a narrativa citada por Joe, de que a decisão de deixar a organização teria sido motivada por interesse monetário.

A reportagem do canal 김성회의 G식백과, seguida do texto do site sul-coreano Inven, compila todos os acontecimentos desde a abertura da janela de transferências, compara as versões públicas da T1 e da agência, e destaca os pontos mais recentes — que ainda não haviam sido abordados pelas primeiras coberturas da imprensa.

Primeira proposta da T1 foi classificada como “inaceitável”

Zeus e a T1 iniciaram as conversas sobre renovação de contrato ainda em novembro de 2024, logo após o fim do Mundial. Segundo a agência The Play, o jogador tinha o desejo de permanecer na organização, e as duas partes realizaram reuniões nos dias 7 e 12 daquele mês, com clima positivo.

No entanto, a situação mudou a partir do momento em que a T1 apresentou sua primeira proposta oficial. De acordo com a The Play, o valor oferecido foi considerado “inaceitável” e “abaixo do esperado” para um top laner bicampeão mundial e medalhista de ouro nos Jogos Asiáticos. A justificativa da T1 seria o cenário econômico do cenário competitivo, com clubes supostamente buscando reduzir os valores dos contratos.

Imagem de Zeus com o troféu do Worlds 2024 de LoL
(Imagem: Divulgação/Riot)

Diante disso, a agência decidiu avaliar o mercado e buscar propostas de outras organizações. Ainda assim, reforça que a intenção de Zeus era permanecer na T1, desde que os termos fossem ajustados. Esse foi o ponto de ruptura inicial nas negociações — um ponto que, até então, não havia sido detalhado publicamente.

Negociação teve propostas, contrapropostas e contato direto com Zeus

Nos dias seguintes à proposta inicial, a T1 e a The Play mantiveram uma sequência de reuniões presenciais e chamadas virtuais. Ao todo, foram mais de cinco encontros formais entre os dias 12 e 19 de novembro, segundo uma linha do tempo divulgada pela própria agência.

Ainda conforme esse cronograma, a agência chegou a rejeitar propostas em três momentos diferentes, sempre com o argumento de que era necessário avaliar melhor o mercado. No dia 18, a T1 teria feito uma nova oferta com a presença de Zeus na call, e novamente ouviu uma recusa — ainda assim, as conversas seguiram no dia seguinte.

Já no dia 19, data em que Zeus oficialmente virou free agent, a The Play teria recebido diversas ofertas, incluindo de organizações internacionais. O jogador, no entanto, teria recusado todas as opções fora da Coreia, deixando apenas dois caminhos viáveis: T1 e HLE.

A partir das 11h40 daquele dia, a The Play iniciou a troca de contrapropostas com a T1. Às 13h10, a organização respondeu com o que chamou de “oferta final”. Às 13h50, a agência recusou oficialmente, mas mesmo assim continuou em contato com a T1 até às 15h30. Nesse período, aconteceram novas chamadas, ajustes na proposta e mais uma contraproposta por parte da agência — desta vez pedindo mudanças no tempo de contrato, não nos valores.

A negociação, segundo os documentos da agência, só foi encerrada após a T1 recusar essa contraproposta e enviar uma nova proposta com termos diferentes. A The Play não aceitou, e confirmou a ida de Zeus para a Hanwha Life Esports.

Dessa forma, a timeline de eventos, já divulgada anteriormente pela agência de Zeus, fica da seguinte forma:

  • (12/11) A T1 teria feito a primeira proposta cara-a-cara logo na primeira negociação cara-a-cara e o resumo da discussão foi avaliar a proposta;
  • (15/11) A T1 teria feito a segunda negociação cara-a-cara e mais uma vez a discussão foi rever a proposta;
  • (16/11) A primeira negociação virtual acontece e a T1 faz uma segunda proposta, rejeitada pelos agentes, que preferem avaliar o mercado;
  • (17/11) Acontece a segunda negociação virtual e a agência mantém a posição de recusar uma renovação e preferem avaliar o mercado;
  • (18/11) Acontece a terceira negociação virtual e a T1 oferece a terceira proposta, dessa vez tendo o Zeus na chamada junto da T1. Mais uma vez acontece a recusa e a preferência por avaliar o mercado;
  • Às 8h30 do dia 19, Zeus se encontra com os agentes por proposta dos mesmos para às 10h começar a conversas com outras organizações;
  • Às 11h40, a agência envia a primeira contraproposta para a T1;
  • Às 13h10, a T1 envia a proposta final para a primeira contraproposta;
  • Às 13h50, a agência rejeita a oferta final em uma call junto do Zeus;
  • Às 14h10, a T1 pede uma reunião com Zeus, para avaliar o que mais podem oferecer e a agência coloca a prioridade de estar com o jogador neste momento da janela e envia um pedido de uma nova oferta final;
  • Às 14h50, a agência volta a pedir por esta nova oferta final;
  • Às 14h53, a agência, Zeus e a T1 tem uma call que veio por pedido da T1;
  • Às 15h10, a T1 envia a segunda oferta final;
  • Às 15h20, a agência envia uma contraproposta da segunda oferta final;
  • Às 15h30, as negociações chegam ao fim após uma proposta inaceitável vinda pela T1.

Deadline foi imposto pela HLE, e não pela agência, segundo documentos

Imagem do Joe MArsh, CEO da T1 na LCK 2022
Ceo da T1 acusou a agência de Zeus de agir em benefício próprio e não do jogador (Imagem: Divulgação/T1)

Durante o AMA publicado em novembro, Joe Marsh afirmou que a T1 “não teve oportunidade real” de competir pela renovação de Zeus. Segundo ele, a The Play teria imposto um prazo falso e dificultado a comunicação direta com o jogador.

No entanto, documentos e prints apresentados pela agência contestam essa versão. A The Play afirma que o deadline das 15h do dia 19 foi estabelecido pela Hanwha Life Esports — e não por eles — como condição para finalizar a negociação. A agência ainda teria conseguido estender esse prazo em pelo menos 30 minutos para que as conversas com a T1 continuassem.

Além disso, a The Play alega que Zeus participou ativamente das decisões e chegou a entrar em contato direto com a organização para tentar ajustar os termos do contrato. Um dos trechos mais reveladores mostra que o próprio jogador teria dito que, se a T1 ajustasse apenas o tempo de contrato, ele estaria disposto a renovarmesmo com uma proposta financeira inferior à da HLE.

Outro ponto citado pela agência é que a T1 sinalizou esgotamento nas negociações antes mesmo do fim do prazo. Às 13h, a equipe teria enviado uma mensagem dizendo que “a paciência estava no limite” e enviando o que chamaram de “última proposta”. Para a The Play, isso representava o fim da negociação por parte da organização.

Agência revela que não recebeu nenhum valor pela transferência

Entre as informações mais surpreendentes reveladas pela The Play está o fato de que a agência não recebeu qualquer comissão pela negociação da transferência de Zeus para a Hanwha Life Esports. Segundo o representante da agência, o contrato com o jogador previa comissão zero, o que foi comprovado por meio de um documento oficial apresentado durante a entrevista.

A justificativa da agência é que já esperavam a renovação com a T1, e portanto o papel deles nessa negociação seria mínimo. O modelo de negócios adotado priorizaria retorno com ações de marketing, patrocínios e imagem pública do atleta — especialmente após a aposentadoria.

A revelação contrasta diretamente com as críticas feitas pelo CEO da T1, que insinuou que a agência teria influenciado Zeus a sair da organização em busca de melhores condições financeiras. Segundo a The Play, se o objetivo fosse apenas lucro, forçar uma renovação com a T1 — organização com maior visibilidade e engajamento global — teria sido o caminho mais vantajoso.

Se fôssemos movidos por dinheiro, teríamos feito de tudo para que Zeus renovasse com a T1. Seria melhor para o marketing, para a imagem e até para os futuros patrocinadores. Mas o foco sempre foi o que era melhor para ele como jogador

Na foto, a imagem do Zeus, top-laner da Hanwha Life Esports
Com a HLE, Zeus foi campeão da LCK e do First Stand 2025 Foto: Reprodução/Riot Games

T1 ainda não respondeu oficialmente aos novos documentos

Até o momento da publicação desta matéria, a T1 ainda não se pronunciou oficialmente sobre as novas informações reveladas pela agência The Play.

Os documentos apresentados incluem linhas do tempo detalhadas, mensagens trocadas com representantes da organização e até mesmo trechos de contrato. Tudo isso foi citado em entrevistas, publicações e também em um vídeo com tradução da comunidade internacional, que vem ganhando repercussão nas redes.

A agência afirma que está disposta a divulgar todo o histórico de negociações, incluindo propostas e contrapropostas feitas, caso a T1 também concorde com a quebra de confidencialidade contratual. Até agora, essa abertura por parte da organização não aconteceu.

Enquanto isso, a comunidade segue dividida. Parte dos fãs da T1 ainda critica a forma como Zeus deixou o time, enquanto outra parte passou a enxergar com mais cautela as acusações feitas pelo CEO. A falta de uma resposta direta por parte da T1 diante das novas evidências adiciona mais tensão ao caso — e deve manter o assunto em alta até que haja um posicionamento definitivo.

Acompanhe a cobertura completa da LCK 2025 2° split com tabela, calendário de jogos, resultados, times e outras informações aqui no Mais Esports! Vote nos times que vão vencer cada jogo no Bolão Mais Esports e também fique antenado na transmissão em português do campeonato na Costream do Ericat.

Foto do estúdio da LCK no confronto entre T1 e HLE.
Foto: Reprodução/@Hapiness_FD
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 22 de março de 2025 • Editado há 9 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 18 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 19 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 19 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 20 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 20 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 24 horas

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais