A saída de Zeus da T1 vem ganhando contornos ainda mais dramáticos para a LCK 2025 nas redes sociais e tudo escalou mais com o AMA do CEO da T1, Joe Marsh, contudo, de modo a contrariar algumas farpas do CEO da T1 e proteger Zeus do hate nas redes sociais, a The Play, agência do jogador, se pronunciou e entrou em detalhes sobre a transferência do top-laner.
Todos os detalhes da transferência de Zeus, pela visão da agência
A agência começou seu pronunciamento mostrando a linha do tempo da negociação que, nas palavras do Joe Marsh, cita que não conseguiu falar com eles cara-a-cara, prazos que não existiram, mudanças de postura repentina na janela e falta de respeito. Confira a linha do tempo da negociação:
- (12/11) A T1 teria feito a primeira proposta cara-a-cara logo na primeira negociação cara-a-cara e o resumo da discussão foi avaliar a proposta;
- (15/11) A T1 teria feito a segunda negociação cara-a-cara e mais uma vez a discussão foi rever a proposta;
- (16/11) A primeira negociação virtual acontece e a T1 faz uma segunda proposta, rejeitada pelos agentes, que preferem avaliar o mercado;
- (17/11) Acontece a segunda negociação virtual e a agência mantém a posição de recusar uma renovação e preferem avaliar o mercado;
- (18/11) Acontece a terceira negociação virtual e a T1 oferece a terceira proposta, dessa vez tendo o Zeus na chamada junto da T1. Mais uma vez acontece a recusa e a preferência por avaliar o mercado;
- Às 8h30 do dia 19, Zeus se encontra com os agentes por proposta dos mesmos para às 10h começar a conversas com outras organizações;
- Às 11h40, a agência envia a primeira contraproposta para a T1;
- Às 13h10, a T1 envia a proposta final para a primeira contraproposta;
- Às 13h50, a agência rejeita a oferta final em uma call junto do Zeus;
- Às 14h10, a T1 pede uma reunião com Zeus, para avaliar o que mais podem oferecer e a agência coloca a prioridade de estar com o jogador neste momento da janela e envia um pedido de uma nova oferta final;
- Às 14h50, a agência volta a pedir por esta nova oferta final;
- Às 14h53, a agência, Zeus e a T1 tem uma call que veio por pedido da T1;
- Às 15h10, a T1 envia a segunda oferta final;
- Às 15h20, a agência envia uma contraproposta da segunda oferta final;
- Às 15h30, as negociações chegam ao fim após uma proposta inaceitável vinda pela T1.
Comparando com a fala de Joe Marsh podemos ver algumas incoerências, como a fala do CEO da T1 sobre o que acontece às 13:50. Veja a fala do CEO:
Os problemas em torno de nossas negociações com Zeus decorreram inteiramente da abordagem adotada por seu agente. Em qualquer negociação, é costume fornecer contrapropostas e manter um diálogo aberto — nada disso ocorreu neste caso.
Em vez disso, fomos recebidos com silêncio em relação às nossas propostas. As negociações normalmente começam em um ponto razoável para permitir espaço para um acordo, mas a abordagem do agente estava longe do padrão.
Pelo que aprendemos, o prazo ao qual o agente se referiu foi algo que ele criou, não a outra equipe. Embora os agentes sejam livres para usar suas próprias táticas de negociação, durante todo esse processo, a T1 não foi tratada com o respeito que se esperaria da organização que deu a chance para o Zeus desde 2019. Em vez disso, fomos tratados como estranhos, ou pior, como uma equipe de nível inferior sem legitimidade para assinar com seu cliente. Essa falta de respeito foi decepcionante, principalmente devido à história e à conexão da Zeus com a T1.
Para piorar a situação, ficamos realmente surpresos ao ver uma reviravolta repentina no tom. Durante todas as negociações, o agente de Zeus continuou insistindo que ele queria ficar na T1 e que eles queriam que ele ficasse também. Mesmo no dia de abertura da janela até às 13h, sentimos que estávamos nos aproximando de um acordo, e o agente e nós iríamos finalizar o negócio depois do almoço. Então, de repente, às 13h50, o agente ligou para nos dizer que Zeus decidiu ir para a HLE.
Posicionamento da agência de Zeus sobre termos de contrato
Zeus é um jogador que só atuou pela T1, desde os tempos de trainee, e tem demonstrado extraordinária lealdade e carinho pela T1. Ele também comunicou à agência que sua principal prioridade é permanecer na T1, mesmo que isso signifique assumir prejuízos.
T1 também propôs termos contratuais inaceitáveis durante as negociações de 2023, e nossa agência disse a Zeus que poderíamos procurar outras equipes que pudessem dar um tratamento melhor, mas ele participou pessoalmente das negociações finais com T1 e optou por permanecer com T1.
Entretanto, no mercado de transferências de 2024, Zeus iniciou negociações com a intenção de renovar seu contrato com o T1, mesmo que as condições oferecidas pela T1 fossem inferiores às oferecidas por outras equipes, desde que a T1 lhe proporcionasse pelo menos o mínimo de reconhecimento e tratamento por suas contribuições até agora.
Porém, a T1 fez uma oferta inaceitável a Zeus, integrante da equipe que contribuiu para a conquista do Campeonato Mundial por dois anos consecutivos. Para a agência, e claro, da perspectiva altruísta de Zeus, esta era uma condição difícil de aceitar prontamente.
A T1 afirmou que a oferta refletiu a posição do jogador de querer um contrato de longo prazo, mas olhando para as condições oferecidas, é difícil concordar sobre como este contrato seria benéfico para o jogador.
Os termos finais que propusemos para a T1 pouco antes das negociações terminarem, ficaram aquém dos termos propostos pela Hanwha Life Esports em termos de dinheiro, opções, duração e todos os outros aspectos.
Assim, Zeus priorizou a renovação do contrato com a T1 do início ao fim. O equívoco das redes sociais de que Zeus decidiu ir para a Hanwha Life Esports apenas em busca de melhores condições contratuais é completamente falso.
Este trecho também contraria uma fala de Marsh que, na opinião dele, Zeus já “teria tomado sua decisão no primeiro dia que ficou FA”. Confira:
Do nosso ponto de vista, Zeus tomou sua decisão no primeiro dia em que ficou FA. Antes disso, estávamos com a impressão de que fecharíamos um acordo até que as coisas mudaram de repente naquela tarde. Sobre como os outros jogadores ficaram e o clima do time agora, acredito que esse tipo de informação deva permanecer privada em respeito a todos envolvidos.
A agência de Zeus tentou atender a vontade do jogador, mas sempre expressou a vontade de testar o mercado
Como já citado na matéria, o CEO da T1 falou que o fato dos agentes de Zeus terem uma “mudança repentina” sobre a intenção de renovar foi o que piorou a situação. Contudo, a agência disse ter deixado claro sobre qual era a sua intenção e a do jogador:
Desde que recebemos a oferta inicial de negociação, expressamos continuamente a nossa vontade de sermos avaliados pelo mercado. A T1 citou a deterioração das condições de mercado e a introdução de um sistema de teto salarial como as razões da sua proposta inicial. Eles também disseram que outras equipes provavelmente vão reduzir gradualmente os salários de seus jogadores.
Em vez de fazer uma contraproposta durante o período de negociação prioritária, onde o mercado não poderia ser avaliado com precisão, a nossa agência decidiu que seria melhor primeiro confirmar o valor de mercado da Zeus no mercado e depois coordenar rapidamente as nossas diferenças de opinião com o T1.
Em vez de melhorar um pouco os termos do contrato via negociações imediatas, como agente que representa os direitos do jogador, queríamos primeiro confirmar se as reivindicações da T1 no mercado eram verdadeiras.
Porém, além de não termos feito contraproposta, as negociações com T1 continuaram e houve até algum progresso. Zeus estava determinado a assinar novamente com T1 se as condições não fossem muito diferentes daquelas que T1 finalmente propôs, mesmo depois de receber uma avaliação do mercado.
A T1 está distorcendo os fatos como se tivéssemos evitado negociar com a organização durante o período de negociação preferencial ou nunca tivéssemos feito uma contraproposta específica até pouco antes da transferência, com base no fato de não termos feito uma contraproposta ativa durante o período de negociação preferencial.
Porém, gostaríamos de deixar claro que continuamos as negociações com T1 durante o período de negociação prioritária, e após a confirmação do valor de mercado da Zeus no mercado de agente livre, negociamos com T1 com uma contraproposta específica.
Pedido de desculpas?
Em uma de seus falas, Marsh cita que o agente tentou “se desculpar” por como toda a negociação ocorreu, mas ele não sentiu sinceridade. Relembre a fala:
Infelizmente, as táticas e o jogo de poder usados nessa situação não foram consistentes com a forma como os agentes profissionais normalmente operam. Embora o agente tenha ligado para “se desculpar“, acredito que esse gesto foi mais para manter as aparências do que sinceridade genuína.
Agora veja o que a agência de Zeus, The Play, falou sobre este pedido de desculpas:
Terminadas as negociações, o agente do Zeus contactou a T1 no dia 21, na esperança de que ninguém, incluindo a comissão, jogadores ou quaisquer outros envolvidos sofressem quaisquer danos, e manifestou pesar pela situação. É verdade que inicialmente não tínhamos a intenção de emitir uma declaração separada depois disto. No entanto, lamentamos que isto tenha aberto margem a interpretação de um “pedido de desculpas”, fazendo parecer que a culpa é nossa.