Em meio a turbulências envolvendo as decisões da Riot Games com relação ao NACL, divisão Academy da liga norte-americana de LoL, os jogadores aprovaram junto a LCSPA (Associação dos atletas) uma greve em protesto contra a desenvolvedora.
A ação foi tomada após uma votação, que teve o resultado divulgado neste domingo (18). Segundo a LCSPA, o resultado a favor da paralisação foi aprovado de maneira esmagadora. Até o momento, a Riot Games não se pronunciou sobre o assunto. A LCS 2023 tem data de retorno marcada para o dia 1 de junho.
Nota completa Associação dos Jogadores
Esta não é uma decisão que os jogadores do LCS tomaram levianamente. Inúmeras discussões e debates ocorreram entre todos os jogadores da LCS na semana que antecedeu esta votação histórica. Uma coisa fica clara nessas conversas – nossos jogadores querem jogar e competir acima de tudo. Unir as mãos para deixar a concorrência de lado é uma prova da importância e da urgência dos problemas em questão — declarou a LCSPA em comunicado.
A LCSPA sinceramente espera que a Riot evite esta greve se juntando a nós nos próximos dias para ter discussões abertas e transparentes para que possamos buscar soluções colaborativas para garantir o melhor futuro para a LCS e a NACL.
Entenda a turbulência na LCS 2023
Há duas semanas, a Riot Games retirou a obrigatoriedade dos times de terem um elenco na Challengers League, divisão Academy da LCS. De acordo com a nota, a medida foi tomada após pedido das organizações, que alegaram ser um esforço para desbloquear mais flexibilidade operacional e financeira. Os pedidos chegam após um momento de turbulência financeira vivido pelo cenário norte-americano.
The future of the #NACL is here. Check out the article below to learn more about the fresh faces, returning Challengers, team revenue sharing, and more ways to support your favorite players on the #PathToLCS!
Read: https://t.co/5owa18C8Kn pic.twitter.com/ZJFI9Ra8mG
— LCS (@LCSOfficial) May 24, 2023
Mesmo com a mudança, o campeonato seguirá existindo, mas em novos moldes e sem as equipes que não desejam participar. Com a decisão, apenas três times do alto escalão norte-americano seguiram trabalhando com as divisões de base: Flyquest, Team Liquid e Evil Geniuses. As outras sete equipes restantes têm origem semi amadora.
O primeiro comunicado da LCSPA
Após o anúncio da desenvolvedora, a LCSPA (Associação dos Jogadores da Liga) emitiu um comunicado rechaçando as medidas tomadas pela Riot Games. Segundo eles, as mudanças impactarão nos empregos de mais de 70 jogadores, treinadores e gerentes da noite para o dia.
Outro ponto da nota, é de que os custos com a divisão de base, operacional e salarial, representam apenas 17% dos pagamentos de uma organização. A associação também apresentou medidas para diminuir os custos e tornar o campeonato mais atrativo.