Em meio a toda a polêmica envolvendo a decisão da Riot Games com a NACL e a greve aprovada pelos jogadores, a desenvolvedora tomou a decisão de liberar para que as equipes contratem jogadores de maneira temporária.
Segundo os jornalistas locais, esta medida seria para que o calendário da liga não seja afetado pela paralisação. A LCS tem data prevista para voltar no dia 1 de junho, daqui exatos dois dias, às 17h no horário de Brasília.
Embora as equipes tenham recebido liberdade para contratos de emergência, a LCSPA emitiu um novo comunicado de que está trabalhando para que nenhum atleta aceite nenhuma dessas ofertas.
— LCS Players Association (@NALCSPA) May 29, 2023
E qual a saída?
No Hotline League, um dos programas mais famosos do cenário norte-americano, o jornalista Travis Gafford comentou que a Riot Games teria suspendido todos os requisitos mínimos de elo para ajudar as organizações na busca por jogadores.
Acessando o livro de regras da LCS 2023, está bem claro em um trecho que afirma claramente que todos os jogadores que estiverem competindo na liga precisam ter alcançado, obrigatoriamente, o pico de Diamante 1 ou mais no último ano.
Além dessa informação, Travis também comentou que, a partir deste final de semana, nenhum jogador será obrigado a comparecer aos estúdios da Riot Games para que as partidas sejam disputadas. Essa decisão temporária também teria sido tomada para facilitar que as organizações encontrem substitutos.
- Veja também: Afinal, o novo formato deu certo?