Com a entrada do patch 12.11 no League of Legends, o Aphelios foi um dos campeões que recebeu buffs, ou seja, ficou mais forte, recebendo melhorias em seus status base, como evolução de Velocidade de Ataque e Letalidade. Porém, no Reddit, um usuário perguntou ao Rioter MadnessHero sobre o balanceamento do campeão no LoL.
De acordo com o funcionário da Riot Games, o balanceamento do campeão “é um problema difícil de resolver.” Ele explica que o campeão, por ter cinco armas em seu arsenal que fazem coisas diferentes, a publisher não pode simplesmente sair mexendo em cada arma individualmente.
O Aphelios, em particular, tem questões de design que tornam o processo mais difícil ainda para deixá-lo o mais balanceado possível em nível competitivo. Por ele ter cinco armas diferentes, nós queremos que todas sejam viáveis e importantes para o seu kit, não podemos apontar uma para mexer pensando no nível profissional e dizer ‘nerfa essa.’
Ele completa declarando que é por isso que a Riot tende a fazer mudanças nos status gerais, ao invés de focar nas armas ou até mesmo nas habilidades do Aphelios. “As armas entre si ficariam bem desequilibradas se fizéssemos isso, então teríamos que ter uma razão muito forte para fazermos dessa forma.”
Num ponto de vista mais geral sobre os campeões do LoL, MadnessHero explica ainda que a Riot tem uma compreensão sólida sobre quais traços são importantes no que se refere ao nível competitivo, “mas para os Atiradores, isso é bem mais obscuro e muito dependente do meta.”
Outras funções parecem ter traços e atributos mais claros que fazem um campeão ser bom no competitivo, mas se você olhar para os Atiradores, eles têm um alcance bem longo na curvatura de poder, desde campeões que escalam, como o Aphelios, até aqueles que focam no early-game, como Kalista ou Caitlyn.
Sem dúvidas, o Aphelios ficou fortalecido com a chegada do novo patch, e com as mudanças feitas no 12.10, que diminuem o dano explosivo e aumentam as resistências dos campeões, os Atiradores no geral ganharam força no meta do LoL, tanto na SoloQ, quanto a nível profissional.
Agora, se o campeão será um ponto fora da curva nas ligas profissionais mundo à fora, ainda teremos que esperar para ver. De qualquer forma, o CBLOL começa neste sábado (11) e só aí teremos uma noção melhor quanto a isso.
Veja também: Chat de fim de jogo poderá ser desligado