O League of Legends evolui constantemente ao longo dos anos. Chegadas de novos campeões e novas mecânicas através de atualizações criaram inúmeros problemas que acabam excedendo a curva do que é balanceado ou não dentro do ecossistema do LoL.
Em entrevista, Phroxzon, um dos responsáveis pelo setor de desenvolvimento do MOBA explicou quais personagens ele deletaria do LoL, seja por dificuldade de balanceá-los, como também por seu gosto pessoal de jogador.
Os casos problemáticos do LoL
Um dos primeiros pontos que Phroxzon aponta são os campeões que estão deslocados da situação atual do jogo. Ou seja, será preciso deletá-lo completamente e repaginar todas as suas habilidades para que se encaixe no contexto atual. Por outro lado, existem personagens que são apenas extremamente complicados de se balancear no LoL, como Zeri e Akali.
Segundo o desenvolvedor, a tarefa é complicada por conta da dificuldade de entender quais são os reais pontos fortes e fraquezas das duas campeãs. Ou seja, não é tão fácil fazê-las estarem bem para todos os tipos de jogadores do jogo, sejam casuais ou profissionais e se torna complicado manipular todas as coisas que cada um tem em seu leque de habilidades.
Por exemplo, assassinos em sua maioria não são bons nas lutas em equipe, mas esse não é o caso da Akali. Para Phroxzon, a campeã tem inúmeras ferramentas para se manter viva por muito tempo e ainda causar um grande estrago. Ainda nesse tópico, o desenvolvedor explica que ela consegue ser consistente em todas as fases do jogo, o que é um problema recorrente em questões de balanceamento.
Mesmo que seja uma tarefa difícil, Phroxzon explica que não pode tornar campeões impossíveis de se jogar, porque geralmente os jogadores investem tempo e até mesmo dinheiro. Por fim, ele aponta Master Yi como um outro campeão complicado de se modelar, por conta da sua mecânica focada somente em muitos ataques básicos.