×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: Dicas para jogar com o Olaf e Taliyah após seus reworks

League of Legends

O patch 12.9 de League of Legends chegou com mini-rework em dois campeões: Olaf e Taliyah. Um mini-rework é uma mudança considerável no kit de habilidade dos campeões, mas que busca manter a essência original delas, sem mudá-las completamente.

Após essas mudanças, os dois tiveram um aumento significativo de escolhas na soloQ e estão sendo considerados picks fortes para jogar e subir de elo. Enquanto o Olaf está sendo mais usado no top, a Taliyah continua sendo escolha frequente na jungle.

Em parceria com a IZZI, o Mais Esports vai te mostrar quais são as principais forças dos campeões atualmente, bem como algumas dicas de build e melhor maneira de se jogar com eles. Se você não sabe quais são as mudanças dos campeões, clique aqui e veja tudo o que mudou neles.

Como jogar com o Olaf

Olaf
(Imagem: Divulgação/Riot)

Quem nos ajudou a entender a situação atual do Olaf foi o treinador jUc, que além de ser o atual campeão do CBLOL Academy junto ao Flamengo Esports, também é um dos professores da IZZI.

jUc explicou que após as mudanças, o Olaf está um pouco mais fraco do leve 1 ao 5, já que o dano do machado foi diminuído, e mesmo que o campeão consiga resetar o tempo de CD completamente ao pegar o machado no chão, só é possível jogar um machado a cada 3 segundos.

No entanto, a partir do level 5 o campeão está mais forte, pois ganhou roubo de vida na passiva e um escudo no W, que fica mais forte conforme o Olaf fica com menos vida.

Outro ponto importante é a sua ultimate, que não tira resistências adicionais do viking e ainda tem duração infinita enquanto ele estiver batendo nos adversários.

Build do campeão

A build do Olaf é a mesma de antes, com Hemodrenário ou Quebrapassos de primeiro item, e Dança da Morte ou Quebracascos de segundo item. A partir daí, os próximos itens ficam situacionais, podendo ir para dano ou resistências.

Estilo de jogo e campeões que o “counteram”

A estratégia para jogar com o campeão consiste em tentar criar um “snowball” no jogo. jUc recomenda que o usuário abra mão do Teleporte para pegar um feitiço agressivo a mais, seja ele Flash, Fantasma ou Incendiar.

O jogador pode escolher entre dois estilos de jogo: tentar levar a torre T2 rápido com o Quebracascos ou jogar com o time normalmente. No entanto, o jogador deve tomar cuidado e não ficar muito nas rotas laterais, já que o campeão estará sem Teleporte.

Olaf será bom contra qualquer situação em que o time adversário não tenha um bom “kiteback”, composição que consegue bater e correr com facilidade, por exemplo, Karma, Orianna, Thresh.

Outra fraqueza do campeão será contra campeões que conseguem “baitar” a sua ult, ou seja, fazê-lo usar sem necessidade real, por exemplo, Varus, Ashe, Syndra.

Como jogar com a Taliyah

Imagem da Taliyah, campeã do LoL
(Imagem: Divulgação/Riot)

Para falar da campeã, a IZZI trouxe o jogador profissional Visão, ex-INTZ e Falkol e que também é um dos professores da plataforma. Conhecido por ter uma Taliyah afiada, ele ajudou o Mais Esports a entender como as mudanças deixaram a tecelã mais forte a partir do patch 12.9.

As mudanças fizeram com que ela tenha uma limpeza mais fácil e rápida na selva, o que é muito valioso na posição atualmente. Ele também ressaltou que ela joga praticamente qualquer matchup de forma confortável, e o fato de ela poder ser usada como uma escolha “flex” pode trazê-la no competitivo.

É válido lembrar que o Q da campeã teve mudanças e agora dá mais dano por fragmento contra monstros, além de também causarem dano em área, o que é positivo para o clear da jungle.

Build do campeão

Para Visão, a build mais forte da Taliyah continua sendo com o famoso “Gelinho” (Glacieterno), porque o combo de CC que ele gera é muito forte e ajuda a pessoa a preparar a jogada para o W, deixando “quase impossível de errar”.

No entanto, alguns jogadores também estão optando pelo Tormenta de Luden para uma build mais agressiva. Para ele, o Gelinho ainda é a melhor opção por conseguir controlar bem as lutas, principalmente quando combinado com o E, mas fica aí a nossa recomendação para você testar os dois itens e ver qual se encaixa melhor no seu estilo de jogo.

Depois do primeiro item a build fica um pouco mais situacional, então o jogador pode fazer Zhonya, que permite a campeã ficar um pouco mais segura, ou mesmo Morellonomicon, caso a composição inimiga tenha muita cura.

Estilo de jogo e campeões que a “counteram”

Visão explicou que a melhor forma de jogar com a campeã na jungle é dando prioridade para laners que possam criar boas situações de gank, aqueles personagens com algum tipo de controle de grupo.

No entanto, é normal que na soloQ se use muitos campeões sem esses controles de grupo, e neste caso, ele recomenda que o jogador foque em farmar seus campos e só execute o gank “se tiver certeza que vai dar certo”. A ideia é que a campeã não fique atrás, pois, caso ela tenha um early game ruim, o jogo pode ficar muito difícil.

A Taliyah não é boa em situações em que a composição inimiga faz “siege”, ou seja, tenha um alcance de ataque grande, já que ela (Taliyah), tem um alcance de ataque consideravelmente curto. Além disso, se o seu time não tiver campeões para dar engage, ela passa a não ser tão boa, e neste caso talvez seja melhor escolher outro jungler.

Parceria entre IZZI e Mais Esports para você Evoluir e Subir de Elo

Curtiu as dicas? Em parceria com o Mais Esports, a IZZI criou uma assinatura com conteúdos de vários jogadores e coachs profissionais de LoL. Há várias aulas disponíveis gratuitamente, mas assinando a plataforma você tem ainda mais conteúdos disponíveis, bem como benefícios exclusivos!

São aulas para todas as lanes, com professores já conhecidos no cenário como Brucer, Riyev, Maestro, Asta, jUc e muitos mais! Você ganha acesso aos conteúdos gravados, a diagnósticos automáticos das suas partidas, aulas ao vivo semanais e oportunidade de ganhar RPs no Ranking Semanal.

A biblioteca já tem mais de 200 conteúdos produzidos pela IZZI, tudo em alta qualidade e para todas as lanes. Além dos cursos, a plataforma também tem uma parte focada em comunidade, onde os usuários podem interagir e publicar suas evoluções.

Todo esse conteúdo está disponível em duas modalidades de plano, o mensal e anual, mas aqui fica a nossa dica: no anual você ganha um desconto equivalente a quatro meses de mensalidade!

Você deve estar se perguntando: “Mas e se eu não gostar da plataforma?”. A IZZI garante que você gostará da plataforma e conteúdo, e como prova disso, dá sete dias de reembolso grátis! Se por qualquer motivo você não se adaptar, basta enviar um email para o suporte e receberá o valor que pagou integralmente.

Faça a adesão do seu plano na IZZI agora e aproveite enquanto a promoção ainda está no ar!

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 20 de maio de 2022 • Editado há 2 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBLOL 2024: “Meu maior medo é decepcionar quem acredita em mim”, diz brTT
League of Legends

CBLOL 2024: “Meu maior medo é decepcionar quem acredita em mim”, diz brTT

brTT já confirmou o seu retorno para o CBLOL 2024 e o Mais Esports conversou com o Pai e entendeu um pouco mais lado pessoal do jogador. Acessa!

Há 9 horas
League of Legends
LoL: Confira os vazamentos da nova campeã, a Aurora
League of Legends

LoL: Confira os vazamentos da nova campeã, a Aurora

Confira alguns vazamentos da possível nova campeã do LoL: Aurora. Os leaks dizem sobre a rota dela e um pouco de sua história, acessa!

Há 10 horas
League of Legends
LoL: Você sabe quantas vezes o Faker usou alguma skin?
League of Legends

LoL: Você sabe quantas vezes o Faker usou alguma skin?

Você sabe quantas vezes o Faker já usou skin? Ou em quais oportunidades? Listamos todas aqui nesta matéria, acessa!

Há 11 horas
League of Legends
Nova skin Xerath Crystalis Indomitus: preço e data de lançamento
League of Legends

Nova skin Xerath Crystalis Indomitus: preço e data de lançamento

Veja quando será lançada a skin Xerath Crystalis Indomitus, veja sua arte oficial, vídeo dela no League of Legends e também preço.

Há 12 horas
League of Legends
CBLOL 2024: brTT conta suas impressões da LOS para o segundo split
League of Legends

CBLOL 2024: brTT conta suas impressões da LOS para o segundo split

brTT já é LOS! E pra entender um pouco mais do novo momento do Pai, o Mais Esports conversou com exclusividade com o ADC. Acessa!

Há 13 horas
League of Legends
TBT do LoL: você lembra de quando o Nautilus ajudou os oceanos?
League of Legends

TBT do LoL: você lembra de quando o Nautilus ajudou os oceanos?

Você sabia que o Nautilus já salvou a vida do fundo do mar? E não é lore ou fic, é real e é o que contamos no TBT do LoL!

Há 13 horas

















































Campeonatos Atuais