Após a flexibilidade da Kalista ser descoberta por TheShy, ao jogá-la na Rota do Topo na SoloQ chinesa, (além da ótima exibição na LPL), a campeã se tornou prioridade competitiva em todo o mundo. Na LEC, isso não foi diferente, tendo ela aparecido de qualquer forma em literalmente todos os jogos dos playoffs da liga.
Ao todo foram 31 partidas ao longo de três semanas, onde a Kalista foi banida em 27, escolhida em quatro, e vencendo 75% dos jogos. Nas Filas Ranqueadas, porém, a história é diferente. Ela possui uma taxa de vitórias de 49%, sendo somente a 16ª campeã com melhor aproveitamento. (dados da SoloQ KR)
Com todo o sucesso competitivo, inclusive com sua flexibilidade na Top Lane, a Riot Games decidiu por nerfar a Kalista neste patch 10.8. Na última atualização (a atual vigente), a empresa diminuiu drasticamente a lentidão aplicada na habilidade E nos primeiros níveis, diminuindo assim seu poder de troca. Porém, para quem ainda tem esperança de utilizá-la fora da Bot Lane, está previsto um buff na Lâmina Sanguinária, o segundo item que a Kalista faz quando jogada sozinha no Topo, para o patch 10.9.
O 1º split da LEC já chegou ao fim, com a G2 se consagrando campeã pela 7ª vez, em cima da Fnatic. A decisão foi bastante unilateral e vencida pela equipe de ocelot, mesmo tendo vindo da Loser Bracket, e enfrentando a considerada favorita.
Você confere a cobertura completa da LEC aqui no Mais Esports.
Veja também: T1 vence a DragonX e vai para a final da LCK em busca do seu 9° título