A Riot Games tomou a decisão de retirar a vaga internacional da LJL (liga japonesa de LoL) e integrar as equipes junto com a PCS, algo que já havia sido feito anteriormente com outra liga emergente.
Nesse sentido, o campeonato regional ainda irá acontecer, porém ele não qualifica mais o campeão seja para o MSI, como também ao Worlds. As três melhores equipes irão disputar os playoffs da PCS, com times do Pacifico e também da Oceania.
【お知らせ】
LJL(League of Legends Japan League)の Pacific Championship Series エコシステム加入について。2024年の国際大会出場へのロードマップおよびPCSプレイオフ形式について詳しくは以下の記事をご覧ください:https://t.co/Nym3PC9TWj pic.twitter.com/gIfWWPJngh
— LJL(League of Legends Japan League) (@Official_LJL) November 27, 2023
Como irá funcionar o novo formato?
Com as mudanças, 11 times disputarão os playoffs da liga do Pacífico. Serão 6 equipes da PCS, três da LJL e duas da Oceania. A primeira fase irá qualificar os seis melhores times para a próxima, que também contará com lower bracket.
Em seguida, as organizações classificadas disputam entre si as vagas para os eventos internacionais, que são três até o momento. A Riot Games ainda não definiu como funcionará o spot que fica vago após a unificação.
Além disso, as organizações japonesas terão obrigatoriedade de precisar ter no elenco da liga ao menos três jogadores do país. Os atletas japoneses também não contarão mais como estrangeiros na PCS.
Ligas emergentes estão morrendo
Nos últimos anos, a desenvolvedora unificou vários campeonatos regionais. O processo começou com a LCL, liga Russa, que foi descontinuada e anexada na EU Masters, logo após o início da guerra da Ucrânia.
Em seguida, foi a vez da LCO, que teve os escritórios desligados na Oceania e unificada com a PCS. No mesmo ritmo, a TCL, liga turca, também foi anexada à EU Masters e não tem mais vaga direta para competições internacionais.
- Veja também: KT anuncia chegada de Deft e Pyosik