Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LoL: Qual é a pior lane para tomar counterpick — e por que é a toplane?

League of Legends

No League of Legends, a escolha de campeões é um aspecto que pode determinar o sucesso ou fracasso de uma partida. A toplane, em particular, por conta de ser uma rota mais longa, e com mais oportunidade de 1v1, pode ser muito afetada por matchups desfavoráveis.

Pensando nisso, um jogador novato foi ao Reddit para questionar o porquê de ser tão mais difícil jogar em uma matchup difícil no top do que no mid, e a comunidade discutiu os motivos desse fenômeno ocorrer.

“Você simplesmente fica sem resposta”, diz jogador no Reddit

O tópico começou quando um usuário foi ao tradicional fórum de discussões relatar sua experiência jogando League em seu primeiro ano. Segundo ele, a escolha de campeões tem um impacto diferente em cada rota — especialmente na top lane. Confira o relato:

Jogo League há cerca de um ano, com uns seis meses de ranqueadas, e uma coisa que percebi é que a bot lane — especialmente os ADCs — costuma ter pouco impacto direto no resultado da partida.

Mesmo quando há um counter forte, como Nilah contra campeões de ataque básico, nem sempre isso define o jogo. Jungle e mid também têm matchups difíceis, e algumas se tornam bem complicadas se você ficar atrás, mas, em geral, ainda dá para fazer algo.

O usuário ainda sinaliza sua surpresa com a diferença entre as duas rotas solo, além de trazer seu principal questionamento:

O que mais me surpreende é a diferença entre mid e top lane. Ambas são rotas solo, mas no top os counterpicks parecem muito mais punitivos. Em muitos matchups, mesmo jogando perfeitamente, é impossível ganhar se o inimigo souber o que está fazendo.

Não se trata só de snowball; tem campeões que simplesmente anulam outros, e você fica sem opções de resposta.

Então, minha pergunta principal é: Porque tem counterpicks que são muito mais punitivos na top lane que na mid lane?

darius
(Imagem: Reprodução/Riot)

“É uma batalha de egos”, diz comunidade

Nos comentários, os jogadores explicaram o que faz a top lane ser um local mais punitivo, geralmente por ser uma rota mais isolada, e, dessa forma, ser mais difícil reverter uma situação adversa sem ajuda externa, e com mais campeões que precisam interagir entre si para farmar, como pontua esse jogador:

O tamanho da rota, seu caráter isolado e a falta geral de skillshots e coisas do tipo contribuem para como o top funciona.

Já esse usuário pontua que não é algo que precise de algum ajuste, e que os jogadores que jogam na rota costumam gostar desse caráter mais isolado e de 1v1:

Mas isso não é algo que precise ser “consertado”. No fim das contas, os top laners gostam disso. Eles querem levar seus campeões ao limite e se sentem bem ao superar um counter e vencer na habilidade.

É ruim tomar freeze por cinco waves e ficar sem XP, mas é ótimo quando você faz isso com o inimigo. É uma batalha de egos entre dois top laners. Por isso, personagens ranged são tão mal vistos: eles quebram essa dinâmica de uma forma que nem os counters quebram.

No competitivo, esse isolamento não é tão real, porque suportes e junglers aparecem mais para arrumar a wave e tal. Já no solo queue, matchups desfavoráveis podem ser um inferno, porque ninguém vai te ajudar ou punir o inimigo quando ele se colocar em perigo.

Já esse fã do jogo explica, de maneira suscinta, o porquê de counterpicks no mid parecerem mais “inofensivos”:

Se você está no mid e toma counter, está provavelmente com um mago que ainda consegue limpar as waves de longe. Mas no top, se você toma counter e joga mal, pode simplesmente não encostar na wave por 15 minutos.

Por fim, esse jogador indica que o nível de controle de wave no top costuma ser feito de maneira mais próxima do ideal na top lane, e aponta que é um dos motivos das counter matchups serem tão difíceis:

Counterpicks costumam ser matchups praticamente injogáveis, numa rota que quase não recebe gank, é a mais longa do mapa e onde os jogadores — em média — sabem melhor como manipular as waves.

E você, o que pensa sobre o assunto? O redator acredita que a manipulação da wave é o fator mais importante para se jogar no top, e é algo que irá te ajudar em quase todas as funções do jogo — e que, de quebra, irá conseguir facilitar tanto matchups ruins, quanto auxiliar a ganhar mais PDLs na rota superior.

Skins Hextec Renekton-min
Imagem: Riot Games
Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 08 de abril de 2025 • Editado há 8 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 15 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 15 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 16 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 16 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 17 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 20 horas

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais