No League of Legends, a escolha de campeões é um aspecto que pode determinar o sucesso ou fracasso de uma partida. A toplane, em particular, por conta de ser uma rota mais longa, e com mais oportunidade de 1v1, pode ser muito afetada por matchups desfavoráveis.
Pensando nisso, um jogador novato foi ao Reddit para questionar o porquê de ser tão mais difícil jogar em uma matchup difícil no top do que no mid, e a comunidade discutiu os motivos desse fenômeno ocorrer.
“Você simplesmente fica sem resposta”, diz jogador no Reddit
O tópico começou quando um usuário foi ao tradicional fórum de discussões relatar sua experiência jogando League em seu primeiro ano. Segundo ele, a escolha de campeões tem um impacto diferente em cada rota — especialmente na top lane. Confira o relato:
Jogo League há cerca de um ano, com uns seis meses de ranqueadas, e uma coisa que percebi é que a bot lane — especialmente os ADCs — costuma ter pouco impacto direto no resultado da partida.
Mesmo quando há um counter forte, como Nilah contra campeões de ataque básico, nem sempre isso define o jogo. Jungle e mid também têm matchups difíceis, e algumas se tornam bem complicadas se você ficar atrás, mas, em geral, ainda dá para fazer algo.
O usuário ainda sinaliza sua surpresa com a diferença entre as duas rotas solo, além de trazer seu principal questionamento:
O que mais me surpreende é a diferença entre mid e top lane. Ambas são rotas solo, mas no top os counterpicks parecem muito mais punitivos. Em muitos matchups, mesmo jogando perfeitamente, é impossível ganhar se o inimigo souber o que está fazendo.
Não se trata só de snowball; tem campeões que simplesmente anulam outros, e você fica sem opções de resposta.
Então, minha pergunta principal é: Porque tem counterpicks que são muito mais punitivos na top lane que na mid lane?
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“É uma batalha de egos”, diz comunidade
Nos comentários, os jogadores explicaram o que faz a top lane ser um local mais punitivo, geralmente por ser uma rota mais isolada, e, dessa forma, ser mais difícil reverter uma situação adversa sem ajuda externa, e com mais campeões que precisam interagir entre si para farmar, como pontua esse jogador:
O tamanho da rota, seu caráter isolado e a falta geral de skillshots e coisas do tipo contribuem para como o top funciona.
Já esse usuário pontua que não é algo que precise de algum ajuste, e que os jogadores que jogam na rota costumam gostar desse caráter mais isolado e de 1v1:
Mas isso não é algo que precise ser “consertado”. No fim das contas, os top laners gostam disso. Eles querem levar seus campeões ao limite e se sentem bem ao superar um counter e vencer na habilidade.
É ruim tomar freeze por cinco waves e ficar sem XP, mas é ótimo quando você faz isso com o inimigo. É uma batalha de egos entre dois top laners. Por isso, personagens ranged são tão mal vistos: eles quebram essa dinâmica de uma forma que nem os counters quebram.
No competitivo, esse isolamento não é tão real, porque suportes e junglers aparecem mais para arrumar a wave e tal. Já no solo queue, matchups desfavoráveis podem ser um inferno, porque ninguém vai te ajudar ou punir o inimigo quando ele se colocar em perigo.
Já esse fã do jogo explica, de maneira suscinta, o porquê de counterpicks no mid parecerem mais “inofensivos”:
Se você está no mid e toma counter, está provavelmente com um mago que ainda consegue limpar as waves de longe. Mas no top, se você toma counter e joga mal, pode simplesmente não encostar na wave por 15 minutos.
Por fim, esse jogador indica que o nível de controle de wave no top costuma ser feito de maneira mais próxima do ideal na top lane, e aponta que é um dos motivos das counter matchups serem tão difíceis:
Counterpicks costumam ser matchups praticamente injogáveis, numa rota que quase não recebe gank, é a mais longa do mapa e onde os jogadores — em média — sabem melhor como manipular as waves.
E você, o que pensa sobre o assunto? O redator acredita que a manipulação da wave é o fator mais importante para se jogar no top, e é algo que irá te ajudar em quase todas as funções do jogo — e que, de quebra, irá conseguir facilitar tanto matchups ruins, quanto auxiliar a ganhar mais PDLs na rota superior.
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