A Edward Gaming (EDG) é a atual campeã da LPL e também do Worlds 2021. A equipe manteve a line-up vencedora para 2022, e até começou bem o torneio, mas nos últimos jogos vem mostrando um desempenho bem aquém do esperado.
A equipe ainda se encontra em uma situação confortável na LPL 2022, com oito vitórias e cinco derrotas. No entanto, os últimos resultados são preocupantes, já que essas cinco derrotas vieram nos últimos oito jogos.
O que será que está acontecendo com os atuais campeões mundiais? Uma ressaca atrasada do Worlds 2021? Relembre abaixo a performance da EDG na LPL 2022 até o momento.
EDG mantém line-up e tem um bom começo na LPL 2022
Conforme já citado, para a LPL de 2022, a EDG manteve todos os seus principais jogadores. As baixas foram em dois reservas (Junjia e Hope) e dois membros da coaching staff, CorGi e KenZhu.
Para esse split, eles acrescentaram no time principal o jogador top laner Xiaoxiang, que divide a posição com Flandre. Estamos batendo na tecla da line-up ter sido mantida porque esse é um ponto que acaba prejudicando muitos times na mudança de temporada.
Criar sinergia é algo que leva tempo, e às vezes esse tempo é maior que o ideal para se vencer um campeonato.
O começo da LPL foi positivo para os campeões mundiais. Na primeira semana eles enfrentaram a JD Gaming e ThunderTalk Gaming, e em ambos os jogos tivemos um 2-0 sem muito mistério para os campeões mundiais.
Os espectadores ainda foram agraciados com escolhas fora do meta, como Annie e Vladmir no top, além do uso do reserva Xiaoxiang.
A EDG ficou 5-0 na LPL 2022, vencendo também a Ultra Prime, OMG e Team WE. Em todas essas séries a equipe perdeu apenas um jogo único, então era óbvio que a equipe seria cotada como uma das favoritas ao título, principalmente considerando que eles são os atuais campeões.
Primeira derrota da EDG na LPL 2022
A primeira derrota veio na quinta semana contra a Weibo Gaming, time do top laner TheShy. Foi uma série extremamente dominante pela WBG, com dois jogos que terminaram com uma diferença de gold beirando os 10 mil. Perder não é legal, mas até aí era apenas a primeira derrota da EDG para um time que também disputava o topo da tabela.
Que chamada! A Weibo gaming vence o primeiro jogo da série contra a EDG🔥🔥🔥 pic.twitter.com/0yi48fS8Ps
— Mais Esports (@maisesportsbr) February 15, 2022
Para fazer os fãs esquecerem a derrota, a equipe aplicou um 2-0 na Funplus Phoenix e Invictus Gaming nas semanas seguintes, confirmando que o tropeço para a Weibo Gaming não havia abalado os jogadores.
Semana 6 marca o começo da tempestade
Na semana 6 começaram os tempos difíceis para a EDward Gaming. Eles enfrentaram a Victory Five, time do mid laner Rookie que naquele momento disputava o topo da tabela e vinha em uma boa fase. O resultado? 2-0 com direito ao Karsa destruindo de Sejuani! Veja abaixo como foi a série:
Logo em seguida foi a vez de enfrentar a Top Esports, que também vinha em bom momento após trocar alguns jogadores. Dessa vez a EDG fez uma série mais disputada e chegou a trocar os top laners, mas não foi o suficiente para sair com a vitória. A série terminou 2-1 para a TES e marcou a terceira derrota dos campeões mundiais.
O principal problema não eram necessariamente as derrotas, mas sim que o time parecia perdido e extremamente dependente da mecânica dos seus jogadores, principalmente do ADC Viper.
Outro ponto que assustava os fãs é que todos os resultados positivos da EDG até então haviam sido contra times que não são considerados tão fortes, ou seja, quando eles enfrentaram equipes favoritas, perderam.
Isso foi confirmado no primeiro jogo da sétima semana, quando novamente enfrentaram um time de fundo de tabela (LGD) e venceram por 2-0.
O clássico de EDG vs RNG
As pedreiras não pararam de vir para a EDG. Na sétima semana foi a vez de enfrentar a RNG, sua maior rival e campeã do primeiro split de 2021 e do MSI. Mesmo com um ótimo early game no primeiro jogo, o top laner novato Xiaoxiang cometeu uma série de erros que fizeram o resultado escapar das mãos da EDG.
#LPL A @RNG atropelou a EDG no primeiro jogo 🔥🔥🔥 pic.twitter.com/XRuLaIl1SE
— Mais Esports (@maisesportsbr) March 5, 2022
Lembra quando citei que Viper muitas vezes resolvia jogos na pura mecânica? Bem, a RNG parecia estar ligada nisso e na segunda partida baniu cinco ADCs, com foco em anular totalmente o jogador.
#LPL Esses bans aqui são por medo do Viper ou respeito? 👀 pic.twitter.com/GDNYk9Y8j2
— Mais Esports (@maisesportsbr) March 5, 2022
Por incrível que pareça, banir cinco ADCs não foi o suficiente para impedir a bot lane Viper e Meiko de brilharem. Eles conseguiram uma boa vantagem e foram capazes de carregar a EDG para a vitória e empate da série.
#LPL O mvp da segunda partida ficou com o Viper 🔥🔥🔥
E o KDA perfeito 12/0/5 👀 pic.twitter.com/CbkpWCHde5
— Mais Esports (@maisesportsbr) March 5, 2022
Apesar do bom jogo, na terceira partida a EDG foi totalmente atropelada pela RNG, perdendo todas as lanes e terminando o jogo com um deficit de 10 mil de ouro. Aqui não tem muito o que falar em relação ao motivo da derrota, já que todos foram amassados por Xiaohu e companhia.
#LPL XiaoVex ataca novamente 🔥 pic.twitter.com/qa4pkIAMyY
— Mais Esports (@maisesportsbr) March 5, 2022
O fim dessa série só deixava ainda mais evidente os problemas da equipe. Eles estavam perdidos no meta, perdidos no jogo, perdidos nos drafts e dependentes da mecânica de seus jogadores
Inconstância
O time que há poucos meses havia derrubado as maiores equipes do mundo, agora não conseguia nenhuma vitória contra seus oponentes mais fortes; WBG, V5, RNG, TES; quatro derrotas e todas mostrando diversos problemas na equipe.
No entanto, após a derrota para a RNG, a próxima partida foi contra a Anyones Legend, um time que está em décimo segundo lugar na tabela e já acumula oito derrotas. Conforme já citamos aqui, entre os times de meio/fundo de tabela a EDG reina, então esse poderia ser um momento de respiro para os jogadores, além de ser a oportunidade para o time começar a se reencontrar e aumentar a auto-estima.
Bem, esse não foi o caso, e mesmo com a volta de Flandre para a titularidade na top lane, a EDG foi vencida por 2-1 pela AL. O primeiro jogo foi um atropelo para o time de Betty, que logo em seguida foi atropelado de volta pelos campeões mundiais.
A terceira partida foi a mais disputada da série, mas com Betty brilhando de Aphelios, a Anyones Legend garantiu a vitória por 2-1. Obviamente o resultado deixou os fãs furiosos, afinal, se a EDG não vence seus concorrentes pelo título e começa a perder para times que estão quase na lanterna, o que esperar de resultado?
O próximo jogo da EDG será contra a Bilibili Gaming, que apesar de ter sido derrotada em sua última partida contra a Victory Five, chega bem forte na competição. Confira a cobertura completa da LPL 2022 aqui no Mais Esports.