Em comunicado oficial publicado no Weibo nesta segunda-feira (17), a FunPlus Phoenix oficializou que não participará da LPL 2026 e nem de competições correlacionadas. O pronunciamento da equipe confirma os rumores que indicavam a saída da FPX da liga. Segundo o time, as conversas para recompra de vagas já haviam sido iniciadas no fim de 2024.
No final do ano passado, a Liga iniciou o processo de recompra de vagas de clubes.
Seguindo o princípio de otimizar continuamente o ritmo competitivo e baseado em solicitações voluntárias, a Liga e o FPX (FunPlus Phoenix) eSports Club chegaram recentemente a um acordo amigável: a partir de 1º de janeiro de 2026, a FPX não participará mais da LPL nem de competições relacionadas.
A FunPlus Phoenix está oficialmente fora da LPL.
O time campeão do Worlds 2019 fez um anúncio oficial nas redes sociais afirmando que não estará presente na liga no próximo ano. pic.twitter.com/lvF8LZzbnm
— Mais Esports (@maisesportsbr) November 17, 2025
Ainda segundo o comunicado, a FPX e a LPL já trabalham em conjunto para realocar os jogadores e concluir os procedimentos de recompra da vaga deixada pela equipe campeã mundial em 2019.
Após ser campeã da LPL e do Worlds em 2019, FunPlus Phoenix encerra sua história no LoL
Campeã do Worlds 2019 em uma campanha avassaladora, quando chegou como a campeã da LPL, a FPX entrou para a história com o estilo imprevisível de Doinb e sua abordagem agressiva dentro de jogo. Depois da conquista mundial, ainda conseguiu boas participações, chegando aos playoffs em 2021 e 2022, mas parou por aí.
Entre 2024 e 2025, a organização já não demonstrava a mesma força: não passou das quartas de final em nenhuma edição da LPL e teve eliminações precoces em torneios como NEST e Demacia Cup. Na LPL 2025, por exemplo, venceu apenas uma série na fase regular do terceiro split e acabou eliminada pela Ninjas in Pyjamas nos playoffs.
Confira o comunicado completo da FunPlus Phoenix
No final do ano passado, a Liga iniciou o processo de recompra de vagas de clubes.
Seguindo o princípio de otimizar continuamente o ritmo competitivo e baseado em solicitações voluntárias, a Liga e o FPX (FunPlus Phoenix) eSports Club chegaram recentemente a um acordo amigável: a partir de 1º de janeiro de 2026, a FPX não participará mais da LPL nem de competições relacionadas. Ambas as partes trabalharão juntas para realocar os jogadores e concluir os procedimentos de recompra.
Voltando a 2017 — quando uma “pequena fênix” entrou pela primeira vez na LPL — bastaram apenas dois anos para que ela chocasse o mundo, conquistando o título do Campeonato Mundial de League of Legends de 2019 para a região! O lema “A fênix nasce no Oriente e canta para os quatro mares” ecoou nos palcos desde então.
Ao longo desses oito anos juntos, a FPX cresceu de um clube de esports para um símbolo cultural único gravado no coração de inúmeros invocadores. Os momentos de paixão e intensidade construídos pela pequena fênix se tornaram registros brilhantes e inesquecíveis na história da LPL, deixando marcas profundas na memória dos fãs.
Agradecemos à FPX por caminhar ao lado da liga sob sol e tempestade. “Se nos esforçarmos juntos, os ventos nos levarão a mil milhas de distância!” Desejamos sinceramente que o FPX eSports Club abra asas e voe ainda mais alto em sua nova jornada, escrevendo um novo e glorioso capítulo.
Continue depois da publicidade





