Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LPL 2026: Liga pode ter alterações profundas, segundo rumores

League of Legends

A LPL 2026 pode ter mudanças estruturais significativas, segundo rumores das redes sociais chinesas. A liga pode passar a ter um sistema de lances, formato similar ao utilizado nos Drafts da NBA — porém, com regras peculiares, envolvendo obrigações de contrato diferentes do basquete norte-americano.

As novas regras de contratação da LPL 2026, segundo possíveis vazamentos

Segundo a usuária Yuuu, no X (ex-Twitter), conhecida por divulgar notícias e rumores dos fóruns chineses como Weibo e Hupu, a LPL 2026 deve adotar um formato de lances, em que os jogadores irão para as organizações que fizerem as melhores propostas financeiras.

No entanto, de acordo com o rumor, os jogadores não poderão mais escolher seus destinos, marcando o fim do modelo de “seleção mútua”, no qual o atleta tinha o poder de decidir em qual equipe desejava atuar. Indo além, a pontuação das equipes também fará diferença, premiando times com bom desempenho:

[RUMOR] As organizações agora vão dar lances por jogadores Free Agents, e o jogador será assinado pelo maior lance. Caso duas equipes ofereçam o mesmo valor, a prioridade será da organização com mais pontos (não os pontos do Worlds).

Os jogadores não poderão mais escolher as organizações, e o sistema de escolha mútua foi removido.

Jogadores da LPL 2026 terão que engajar com as propostas ou receberão punições, segundo vazamentos

As regras para as escolhas seriam rígidas. Ainda segundo Yuuu, jogadores seriam obrigados a participar do processo de lances, sob risco de banimento por até dois splits, enquanto as organizações precisariam seguir critérios mínimos de oferta, respeitando limites do teto salarial da LPL, implementado em 2020.

Além disso, o desempenho das equipes em competições internacionais e na LDL, a liga de desenvolvimento chinesa, passaria a influenciar diretamente na pontuação usada nos lances, determinando quem teria prioridade na disputa por jogadores. Apenas em casos muito específicos os atletas poderiam escolher entre mais de uma equipe.

Jogadores que disputaram menos de 2 MD3s no 3º split não participarão dos lances e poderão assinar diretamente com as organizações.

Os jogadores DEVEM participar do sistema de lances. Caso recusem, serão banidos por 2 splits (antes seria 1, mas pode mudar). Se o jogador recusar se juntar à organização que o selecionou, também será banido.

Se múltiplas organizações com a mesma pontuação oferecerem o mesmo valor, o jogador poderá escolher entre elas. No entanto, essa situação deve ser extremamente rara.

O primeiro lance das organizações deve ser superior a 70% do teto salarial. A pontuação dos lances será baseada nos resultados internacionais dos últimos 3 anos e nos resultados da LDL, com maior peso para o desempenho do ano atual.

Liga pode ter redução de equipes e de teto salarial para o próximo ano

As mudanças indicam uma mudança de ares para a LPL 2026, que podem ser motivados por um cenário desafiador, envolvendo menos equipes e diminuição de salários. Segundo o chinês HanYi, FPX e RNG podem deixar a liga no próximo ano, e os salários devem diminuir 30%. Ambas as informações foram repercutidas pelo LPL Insider:

Além de RNG e FPX, o rumor aponta que a Ultra Prime também considera deixar a liga, junto de uma equipe cujo nome começaria com “L” — possivelmente LGD ou LNG. Com isso, o número de participantes da LPL pode diminuir ainda mais nos próximos anos.

Com o modelo de franquias completando 10 anos em 2027, crescem as especulações sobre uma revisão estrutural na liga. Segundo HanYi, organizações “mistas e desorganizadas” não teriam mais espaço no ecossistema, indicando uma possível reestruturação do cenário chinês.

Movimentos semelhantes já ocorreram em outras ligas da Riot: o CBLOL e a LCS reduziram o número de times de 10 para 8 em 2025, enquanto LEC e LCK mantêm o formato com 10 equipes franqueadas.

Imagem da bandeira da LPL
(Imagem: Reprodução/Riot)
Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 04 de novembro de 2025 • Editado há 1 mês

Matérias Relacionadas
League of Legends
KeSPA Cup 2025: Sem Chovy e Ruler, Gen.G perde para a Cloud9 e time do Vietnã
League of Legends

KeSPA Cup 2025: Sem Chovy e Ruler, Gen.G perde para a Cloud9 e time do Vietnã

Gen.G é derrotada por Cloud9 e Vietnã no início da KeSPA Cup 2025; HLE e DRX vencem na estreia.

Há 6 horas
League of Legends
LoL: Jogador no Reddit faz teste de kite de WASD contra Mouse
League of Legends

LoL: Jogador no Reddit faz teste de kite de WASD contra Mouse

O WASD já está otimizado em um nível que supera o mouse? Um usuário do Reddit testou o kite nas duas movimentações e comparou os DPS possíveis.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Recompensa da Missão de Função do Mid está com um Tempo de Recarga alto
League of Legends

LoL: Recompensa da Missão de Função do Mid está com um Tempo de Recarga alto

A Missão de Função da mid-lane segue parecendo a mais polêmica dentre as missões, visto que seus impactos são menos expressivos e agora... limitados? Entenda.

Há 1 dia
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 2 dias
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 2 dias
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 2 dias

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais