A LPL 2026 pode ter mudanças estruturais significativas, segundo rumores das redes sociais chinesas. A liga pode passar a ter um sistema de lances, formato similar ao utilizado nos Drafts da NBA — porém, com regras peculiares, envolvendo obrigações de contrato diferentes do basquete norte-americano.
As novas regras de contratação da LPL 2026, segundo possíveis vazamentos
Segundo a usuária Yuuu, no X (ex-Twitter), conhecida por divulgar notícias e rumores dos fóruns chineses como Weibo e Hupu, a LPL 2026 deve adotar um formato de lances, em que os jogadores irão para as organizações que fizerem as melhores propostas financeiras.
No entanto, de acordo com o rumor, os jogadores não poderão mais escolher seus destinos, marcando o fim do modelo de “seleção mútua”, no qual o atleta tinha o poder de decidir em qual equipe desejava atuar. Indo além, a pontuação das equipes também fará diferença, premiando times com bom desempenho:
[RUMOR] As organizações agora vão dar lances por jogadores Free Agents, e o jogador será assinado pelo maior lance. Caso duas equipes ofereçam o mesmo valor, a prioridade será da organização com mais pontos (não os pontos do Worlds).
Os jogadores não poderão mais escolher as organizações, e o sistema de escolha mútua foi removido.
[RUMOR] Big change in LPL offseason?!
Orgs will now bid for FA players and the highest bidders sign the player. If orgs offer the same amount, then the one with highest points (NOT Worlds points) get priority.
Players can not choose orgs and mutual selection system is gone. pic.twitter.com/6iKz1BxXI6
— Yuuu (@tttttyuc) October 12, 2025
Jogadores da LPL 2026 terão que engajar com as propostas ou receberão punições, segundo vazamentos
As regras para as escolhas seriam rígidas. Ainda segundo Yuuu, jogadores seriam obrigados a participar do processo de lances, sob risco de banimento por até dois splits, enquanto as organizações precisariam seguir critérios mínimos de oferta, respeitando limites do teto salarial da LPL, implementado em 2020.
Além disso, o desempenho das equipes em competições internacionais e na LDL, a liga de desenvolvimento chinesa, passaria a influenciar diretamente na pontuação usada nos lances, determinando quem teria prioridade na disputa por jogadores. Apenas em casos muito específicos os atletas poderiam escolher entre mais de uma equipe.
Jogadores que disputaram menos de 2 MD3s no 3º split não participarão dos lances e poderão assinar diretamente com as organizações.
Os jogadores DEVEM participar do sistema de lances. Caso recusem, serão banidos por 2 splits (antes seria 1, mas pode mudar). Se o jogador recusar se juntar à organização que o selecionou, também será banido.
Se múltiplas organizações com a mesma pontuação oferecerem o mesmo valor, o jogador poderá escolher entre elas. No entanto, essa situação deve ser extremamente rara.
O primeiro lance das organizações deve ser superior a 70% do teto salarial. A pontuação dos lances será baseada nos resultados internacionais dos últimos 3 anos e nos resultados da LDL, com maior peso para o desempenho do ano atual.
[Rumor] More details on the new bidding system in LPL
1⃣ Players who played less than 2 BO3s in Split 3 will NOT participate in bidding and can sign directly with the orgs
2⃣ Players HAVE TO engage in bidding. If players refuse, they will be banned for 2 splits (originally 1 but… https://t.co/VULzznWiy6 pic.twitter.com/uUyrDThxMe— Yuuu (@tttttyuc) November 3, 2025
Liga pode ter redução de equipes e de teto salarial para o próximo ano
As mudanças indicam uma mudança de ares para a LPL 2026, que podem ser motivados por um cenário desafiador, envolvendo menos equipes e diminuição de salários. Segundo o chinês HanYi, FPX e RNG podem deixar a liga no próximo ano, e os salários devem diminuir 30%. Ambas as informações foram repercutidas pelo LPL Insider:
[RUMOR] Teto salarial da liga para a próxima temporada deve diminuir 30% em relação ao ano de 2025. pic.twitter.com/NH1vH9eWPG
— LPL Insider (@LPLinsider_) November 2, 2025
Além de RNG e FPX, o rumor aponta que a Ultra Prime também considera deixar a liga, junto de uma equipe cujo nome começaria com “L” — possivelmente LGD ou LNG. Com isso, o número de participantes da LPL pode diminuir ainda mais nos próximos anos.
Com o modelo de franquias completando 10 anos em 2027, crescem as especulações sobre uma revisão estrutural na liga. Segundo HanYi, organizações “mistas e desorganizadas” não teriam mais espaço no ecossistema, indicando uma possível reestruturação do cenário chinês.
Movimentos semelhantes já ocorreram em outras ligas da Riot: o CBLOL e a LCS reduziram o número de times de 10 para 8 em 2025, enquanto LEC e LCK mantêm o formato com 10 equipes franqueadas.







