Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LTA Américas 2025: “Os problemas de hoje pareciam maiores que só draft”, diz RED Tockers

League of Legends

A RED Canids viu chegar o fim de sua jornada após um 3×0 contra a 100 Thieves. Sem a última vaga, a Matilha ainda sim pode dizer que viveu uma jornada que poucos esperavam ao longo do terceiro split.

Para comentar sobre a trajetória dos jogadores novatos e fim amargo no ano de 2025, o head-coach debutante Tockers topou conversar com o Mais Esports e esclarecer algumas dúvidas. Confira tanto em vídeo quanto em texto:

O swap do jogo 1 surpreendeu vocês de alguma maneira?

Cara, surpreender… depende do quesito. Obviamente a gente sabe que tá rolando, a gente assistiu todas as ligas, né? Agora, o que ia acontecer, a gente não tinha certeza. E mesmo que acontecesse, não era pra ser o fim do mundo, era só pra gente tankar os primeiros levels e depois buscar o match.

A Rek’Sai ia ficar um pouco atrás, mas tava tudo bem. Só que a gente começou a cometer uma série de decisões erradas. A gente manteve um 1v2, a gente deu trade sides quando eles tinham pego larva, e começou a sair de controle.

E quando a gente viu, a Rek’Sai já tava 40 cs atrás. E aí, obviamente, o jogo fica muito difícil, né? Então, nossas respostas aos swaps, o nosso mapa no geral foi muito ruim hoje.

Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Gostaria de saber se você sentiu essa “falta de mapa” da RED durante a semana também, era algo que você já tava observando?

Não, pelo incrível que pareça, não. Nossos treinos, eu não vou dizer que eles estavam indo perfeitos, mas… A gente tava jogando um league, ali até os 14, 15 minutos, muito, muito bom mesmo, e isso com a gente treinando contra os melhores times aqui do NA.

E era uma força nossa que a gente tava bem confiante. Normalmente, dentro disso ia muito swap, ia muito macro, o 2-1-2. E tudo isso a gente tava fazendo muito bem, só que hoje não saiu do jeito que era pra ser.

Não era algo que a gente tava esperando que a gente teria problema hoje, esse início de jogo. A gente tava mais preocupado com as lutas ali, depois dos 15 minutos, lutando Atakhan, nos dragões. Porque nesse tempo de jogo, normalmente, a gente é muito clean.

Aí então veio uma preocupação que a gente não tava esperando, quando aconteceu o jogo 1. E no jogo 2 também não foi muito bom o início do jogo… Infelizmente, a gente não performou.

Você conhece a comunidade, então você já deve imaginar que tá todo mundo criticando os drafts. Eu queria saber, sinceramente, você se arrepende de algum dos drafts? Qual é a sua opinião sobre os três drafts, assim, em geral?

Cara, draft 1… Sinceramente, o draft 1 eu achava que era muito vencedor da nossa parte. Eles tinham uma ou duas maneiras de ganhar aquele jogo. E elas não eram fáceis, porque eles perdiam as quatro matchups depois do segundo item e a gente tinha muita frontline, a gente tinha… Enfim, a gente tinha tudo. Infelizmente, aconteceu o swap, né? E a gente começou atrás desde o início do jogo.

Obviamente, quando a gente tem uma comp daquele jeito e sai atrás no jogo e eles começam a pressionar, a gente vai perder. E aí vai parecer horrível, sendo que, numa situação… Mesmo que a gente tá um pouco atrás, ainda era boa.

Jogo 2 eu acho que tava muito bom pra gente. A gente tinha early game mais forte, a gente tinha Xin e Braum que conseguiu fazer muita coisa. É… O que a gente tinha no… A gente tinha boas matchups nas sides também. Então, aquele jogo era muito decidido nas lutas.

Só que, apesar de a gente ter ganho algumas lutas, a gente tava sangrando muita wave na side. Muita, muita, muita. Toda play que a gente fazia, a gente perdia duas waves, a gente perdia barricada. E aí não tem muito o que fazer se tu fica atrás, certo? Se teus bonecos estão com menos stats, menos itens por ter menos minions, não tem muito o que fazer, vai parecer sempre muito difícil. Claro, se o jogo fosse muito pra depois, era chato, a Senna, principalmente, né? Mas a gente tinha muito poder early game e acabou que a gente sangrou muita wave e não conseguiu pegar os itens.

Cara, o jogo 3 a gente tava realmente sem ideia. Parecia um pouco… A gente tava um pouco sem saber a melhor direção e a gente arriscou algo, que era o Smolder contra o Sion, que normalmente dá muito certo nos treinos, porém, o nosso Smolder não foi contra o Sion.

Qual foi a ideia por trás desse swap?

Cara, a gente assumiu que o Sion ia swapar porque é o Smolder, né? E aí a gente tentou seguir, só que a gente não calculou que se eles não swapam ainda era melhor o Smolder tá top, certo? E aí, bom, ali já ficou estranho. Depois a gente tinha a oportunidade de dar o match e a gente voltou pro bot de novo. Aí não tinha mais o que fazer, acho.

Como é que você avalia essa “jornada” de Cross-Conference da RED Canids?

Cara, foi… É sempre bom ter experiência internacional. Eu queria muito que a rapaziada pudesse ter isso porque eu falei pra eles que muitas coisas do que eles acham que sabem sobre LoL ia mudar e de fato muitas coisas mudaram tendo treino com os bons times daqui.

Eles começaram a entender alguns conceitos que eles tinham que, quando a gente começa a falar do nível mais alto, começa a mudar. Então essa experiência vai ser muito importante pro futuro deles.

Na foto, Tockers, técnico da RED Canids
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Gostaria que a gente tivesse aproveitado melhor o tempo aqui. Infelizmente não aproveitamos e apesar de a gente ter tido bons treinos, ainda assim não sei se foi a preparação, não sei se foi, talvez, a direção ou o que foi, mas no dia do jogo de hoje, a gente não tava… parece que a gente não tava na mesma página. E aí, quando tu tá num campeonato internacional, é muito pouco que precisa pra ser um desastre e hoje foi.

Mas gostei da experiência, acho que foi muito importante pra todos eles como jogadores. Foi importante pra mim também. Só fico um pouco triste que a gente não usou da melhor forma, mas agora é voltar pro Brasil e ver o que a gente tira disso.

Então vocês não continuam por aí no NA, certo?

Não, até porque aqui não vai nem ter time, né? Querendo ou não, agora os três times vão viajar e a gente volta pro Brasil e não sei exatamente, não… não tava pensando nessa possibilidade agora, não sei como serão os próximos meses.

Você se arrepende de alguma parada de algo que você ou a RED fizeram durante essa jornada? Alguma preparação, situação, enfim… teve algum arrependimento?

Arrepender… Arrepender é uma palavra muito, muito forte. Talvez eu tentaria me certificar que a gente tá na mesma página e que todo mundo falou o que deveria ter sido dito para a gente ter um direcionamento mesmo.

Mas, assim, não acho que foi algo grande ou um problema gigantesco, assim, que a gente teve. Foi mais… não aparecemos hoje no dia, a gente tava confiante com o League que a gente tinha, não demonstramos hoje. 3-0 foi mais que justo.

Foto da RED Canids no palco da LTA Américas
Foto: Reprodução/LTA North Flickr.

Você vê um gap entre o Brasil e o NA?

Cara, scrimando com os times eu não sinto um gap tão grande em todas as áreas. São poucas áreas que eu acho que acabam afetando. Eu sinto que aqui eles têm muito mais capacidade de jogar em time. Eles respeitam muito mais coisas como condições de draft ou condições de tu não poder jogar, sabe? De às vezes simplesmente você precisa existir no jogo, não cometer erros.

E aqui eles conseguem fazer isso muito melhor que no Brasil. No Brasil a gente erra muito porque a gente tenta muito e às vezes o jogo só precisa não acontecer nada, sabe? E eu sinto que nenhum time no Brasil tem essa capacidade de não fazer nada e ganhar o jogo dessa forma. E aqui eles têm.

Quando eles te colocam em posições que eles sentem que à medida que o jogo passar eles vão ganhar, eles estão tranquilos, eles não se desesperam, eles ficam na boa, eles só te ameaçam a fazer alguma coisa e não fazem. E no Brasil os jogadores eles não têm ainda essa disciplina de entender que existem certas condições de draft que te dão uma chance maior de ganhar, certas condições de jogo que é não fazer nada. E isso no Brasil a gente ainda não tem.

Foto de Tockers passando instruções para a RED Canids no stage da LTA Américas 2025.
Foto: Reprodução/LTA North Flickr.

E tinha quando você era pro player?

Cara, eu não sei, o jogo mudou muito. Mudou totalmente na verdade. Muitas coisas que se faz hoje não dava para fazer no passado por conta de como os champions eram e muitas coisas do passado não dá para fazer hoje porque o jogo antigamente era muito mais lento, tinha muito menos ações para se fazer.

Então naturalmente os times estavam mais tranquilos em só existir no mapa em alguns momentos. Porém, hoje em dia tem muita coisa, então às vezes se sente muito pressionado a fazer algo, se sente ansioso e não calcula bem.

Às vezes é uma questão de número mesmo e eventualmente o teu número vai ser melhor que o dele e está tudo bem. No Brasil a gente não tem essa disciplina e essa resiliência às vezes pra só aceitar essas coisas.

Foto de Tockers passando instruções para a RED Canids no stage da LTA Américas 2025.
Foto: Reprodução/LTA North Flickr.

Você falou também que da preparação do jogo 2 para o jogo 3 vocês se sentiram um pouco perdidos, não sabiam bem qual caminho ir. Você atribui isso a alguma coisa que aconteceu no jogo?

A gente não estava conseguindo pegar o wave, a gente estava ganhando as loots e não pegava gold. O que foi que aconteceu que fez você se sentir perdido?

Cara, normalmente como eu falei, a gente estava muito confiante nos nossos primeiros 15 minutos de game, certo? A gente estava confiante tanto que no jogo 1 a gente pensou que mesmo com aquela composição, conseguiriamos ter 15 primeiros minutos bons e logo a nossa comp teria mais números que a deles. Simplesmente a gente ganharia o jogo.

A gente não conseguiu e aí no jogo 2 a gente decidiu vir um draft um pouco mais forte cedo mesmo, para a gente já poder lutar, para a gente não precisar avaliar muito as situações. Se a gente sentisse que dava pra puxar o gatilho, a gente puxava o gatilho.

Foto de Tockers passando instruções para a RED Canids no stage da LTA Américas 2025.
Foto: Reprodução/LTA North Flickr.

A gente fez isso, só que aí a gente estava sangrando muita wave e mesmo ganhando as situações a gente continuava perdendo gold, continuava ficando atrás, não pegava os itens. Aí realmente a gente acaba ficando em uma situação difícil, né?

Porque se a gente tá jogando o mapa mal e mesmo ganhando lutas não está conseguindo transformar em gold, tu poderia pegar algo mais scaling e ir com calma, né? Só que ao mesmo tempo, o jogo 1 não deu certo e o jogo 2 lutando a gente não estava conseguindo criar vantagens de gold lead por erros de mapa. E aí no jogo 3 tu acaba tendo uma dúvida: o que eu faço, para qual caminho eu vou, certo? E aí a gente tinha ali… a gente começou com um bom early game no draft, a gente viu um ângulo de Smolder em cima de Sion, que é algo que normalmente dá certo pra gente. E aí a gente cometeu erros e errou mais ainda.

Enfim, a gente ficou sem solução, porque os erros que a gente estava cometendo eram independentes de draft, entendeu? Não tem como eu solucionar esses problemas em draft.

Em algumas séries a gente pode, igual a série contra a Shopify: vamos pegar o top ganhando, vamos splitar que tá tudo bem. Os problemas que estão acontecendo vão se corrigir. A gente não achou uma linha no draft que corrigisse os problemas de hoje, eles pareciam maiores do que draft necessariamente.

Queria te dar o espaço final pra você fazer uma avaliação sobre o seu trabalho enquanto head coach nesse primeiro split na RED. O espaço é seu.

Cara, como coach acho que eu superei expectativas que a maioria das pessoas tinham e até mesmo o time como um todo superou expectativas. E com certeza o meu trabalho não teria sido relevante se eu não tivesse bons jogadores no time e eu acho que eles provaram que eles são ótimos jogadores.

Acho que da minha parte eu poderia ter feito mais, sem dúvida. Em alguns momentos faltou eu cobrar mais, eu ser mais chato e até demandar mais de todo mundo. Acho que eu optei por manter um clima legal. Não me arrependo, mas em alguns momentos eu poderia ter balanceado melhor isso.

Eu fico triste que pode ter sido isso talvez a diferença hoje, eu não sei. Preciso pensar bem no que aconteceu. Mas estou feliz de qualquer jeito de ter tido um resultado tão bom, tão rápido. E isso sem dúvidas eu agradeço aos moleques, ao Bellzy, ao Strazzi que acreditaram na ideia, acreditaram na filosofia e compraram. E a gente como um time foi longe. O meu resultado como coach, eu só tenho a agradecer por eles, que sem eles nada seria possível. Então fica aí o meu agradecimento por acreditarem em mim e por seguirem o que eu propus.

Acompanhe a LTA Américas 2025

Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato das Américas de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Américas 2025 com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!

Caso você queira acompanhar nossa transmissão, não perca a chance de assistir à costream do Mais Esports no YouTube e na Twitch.

Na foto, a comissão técnica da RED Canids na LTA 2025: Tockers, enquanto head-coach e Beellzy, enquanto assistente técnico.
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.
Sérgio "Correslol" Fiorini

por Sérgio "Correslol" Fiorini

Publicado em 21 de setembro de 2025 • Editado há 2 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 9 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 10 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 10 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 10 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 11 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 15 horas

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais