As filas ranqueadas são o local onde os profissionais podem investir um tempo extra para se aprimorar no League of Legends, e, graças a pausa de boa parte das ligas regionais após o First Stand, esteve mais movimentada pelos pro players ao redor do mundo.
Pensando nisso, o site DPM.LOL fez um levantamento das equipes que mais tem PDLs no mundo, com a presença de dois times brasileiros: Vivo Keyd Stars e FURIA. O top-3 da lista é composto por G2, que já teve todos os seus jogadores entre os melhores do servidor europeu, BRION e DRX.
Confira os 10 times com mais PDLs no mundo:
- 1º – G2 – 8258 LP (LEC)
- 2º – BRION – 7512 LP (LCK)
- 3º – DRX– 6889 LP (LCK)
- 4º – Team BDS – 6850 LP (LEC)
- 5º – Team Vitallity – 6804 LP (LEC)
- 6º – FURIA – 6701 LP (LTA Sul)
- 7º – Vivo Keyd Stars – 6607 LP (LTA Sul)
- 8º – KT Rolster – 6600 LP (LCK)
- 9º – Nongshim Esports Academy – 6276 LP (LCK CL)
- 10º – T1 Academy – 6238 LP (LCK CL)
top 10 soloQ teams in the world ⚡️ pic.twitter.com/qN6WKRyu3c
— DPM.LOL (@dpmlol) March 26, 2025
A lista é dominada por duas regiões: Coreia do Sul e Europa. Com duas equipes academy, a LCK lidera o ranking com cinco representantes, enquanto os europeus se sobressaem no top-5. Indo além, a G2 conta com três jogadores no top-10 das ranqueadas do EUW, com destaque para a quantidade absurda de PDLs do jungler SkewMond:

A presença de FURIA e VK surpreende positivamente, destacando-se em uma região muitas vezes subestimada e rotulada por parte da comunidade como “pouco dedicada” por ter monochampions em suas primeiras posições. Confira os melhores jogadores da fila brasileira, que têm a presença de jogadores do Circuito Desafiante, como Manel, Qats, Zekas e Drakehero:

Buero já havia elogiado o estado atual das rankeds no Brasil
O atirador, que recentemente teve saída conturbada da RATZ, falou que as filas ranqueadas brasileiras estão repletas de jogadores profissionais, em horários variados, e que a redução dos times na LTA Sul contribuiu para um esforço maior dos pros nas rankeds:
Hoje, eu não acho que a solo queue esteja ruim. Com a LTA tendo seis times brasileiros e o fim do antigo Tier 2, muitos pro players ficaram sem time. Isso fez com que a solo queue ficasse bem movimentada. Qualquer horário que eu dou fila, só tem Challenger, até de madrugada, tipo 3 ou 4 da manhã.
Pra você ter uma ideia, tem dia que é 3h da manhã, e jogadores como Frosty, Brance e Titan estavam na fila. Então, os pro players estão jogando, e as partidas estão de alto nível. Se tem pro player reclamando que a fila está ruim hoje, é porque simplesmente não quer tentar.
Lembrando que esse trecho foi retirado da entrevista exclusiva do Buero para o Mais Esports, que você pode conferir na íntegra no vídeo abaixo! Fiquei ligado no nosso YouTube para mais conteúdos.