MSI 2021: Coach da RNG opina sobre possível vantagem na Final

League of Legends
De:Vitor Ventura-
May 23, 2021

A RNG se sagrou campeã do MSI 2021 neste domingo (23), ao bater a DAMWON KIA por 3×2 na Grande Final da competição.Porém, uma polêmica girou em torno do confronto às vésperas da decisão: As datas das semifinais foram trocadas, fazendo que a DWG jogasse no dia anterior à final.

Isso gerou incômodo na equipe sul-coreana, já que eles terminaram o Hexagonal em primeiro lugar,e portanto, tinham a vantagem de jogar antes e ter um dia de descanso. O próprio treinador da equipe campeã da LCK, kkOma, chegou a declarar que espera que isso não volte a acontecer no futuro.

Coach da RNG coloca panos quentes me polêmica de mudança das datas (Foto: Riot Games)
Continue após a publicidade

Hoje, logo após o encerramento da partida, o coach da RNG, Poppy, comentou sobre o caso e disse que uma visão sobre isso depende muito de como cada um enxerga a vitória.

“Há prós e contras. Durante o nosso intervalo, não tivemos treinos e não jogamos contra outros times. Se vencermos, vão dizer que estamos em um bom momento, mas se perdermos, é porque a rotina está corrida e estamos exaustos.”

Através de um comunicado publicado nas redes sociais, a Riot Games explicou o motivo para a alteração. Por conta das regras de controle da pandemia do Covid-19 impostas pela China, a RNG não teria tempo hábil para ser testada antes de fazer a viagem de volta ao país.

Agora bicampeão do MSI, Xiaohu foi questionado sobre um possível “gap”, uma diferença notável na qualidade das equipes chinesas, em comparação com o resto do mundo.O ex-mid laner, hoje na rota do Topo, afirma que, dentre os quatro semifinalistas do torneio, o nível era muito parelho: “Todos os jogos foram bem disputados e intensos.”

A diferença entre a LPL e o resto do mundo; Xiaohu bicampeão

“Sobre a diferença de nível para as outras regiões, acredito que a LPL tenha uma vantagem. A RNG, por exemplo, há muitas equipes na China que são tão boas quanto nós, por isso vejo a LPL à frente”, completa.

Ming e Xiaohu ganham seu 2º título de MSI pela RNG (Foto: Riot Games)

Como dito anteriormente, a Xiaohu já foi campeão do MSI em 2018, também pela RNG. Chegando como favorita no Mundial daquele ano, porém, a equipe foi eliminada pela G2 ainda nas quartas de final, dando um adeus frustrado à competição.

Questionado pelo Mais Esports sobre a experiência e como chegaria a RNG no Worlds, Xiaohu respondeu de forma bem humorada: “Difícil responder essa pergunta… Se eu esperasse que perderíamos para a G2 em 2018, nós não seríamos eliminados. Nós vamos fazer o que for necessário e acreditar no destino.”

O que mudou na RNG de 2018 para 2021?

Ainda sobre o jogador, quando ele foi campeão há três anos, ele atuava em outra função, o que faz dele o primeiro jogador da história a ganhar dois títulos internacionais jogando em posições diferentes. Xiaohu comentou sobre isso, traçando um paralelo entre aquele ano e 2021.

“Diferentemente deste MSI, antes eram outros jogadores do elenco que tinham um papel de liderança. Hoje, somos eu e Ming que exercemos essa função, nós nos tornamos jogadores mais proativos dentro das partidas.”

Mas e as dificuldades da mudança de rota? Em meio a risos, Xiaohu conta: “O mais difícil com certeza foi jogar um split inteiro na LPL, nós temos jogadores muito bons na Top Lane.”

Por fim, GALA é um dos novatos da RNG nesta temporada e já conquistou um título internacional logo na primeira vez. Sendo o sucessor de Uzi, GALA afirma que aprendeu muito assistindo aos treinos e às lives do atirador. “Ele é um cara espetacular. Muitos detalhes de mecânica eu aprendi com ele, isso é ótimo.”

Com o título do MSI 2021, a RNG garantiu à LPL uma vaga extra no Mundial 2021, que será realizado na China. A DAMWON também não sai de mãos abanando, já que acumulou bons resultados internacionais no últimos torneios, e por isso, também garantiu a quarta vaga para a LCK.

Com o fim do MSI, o cenário competitivo de League of Legends se volta para o 2º split. O CBLOL, por exemplo, começa no dia 5 de junho.

Veja também:Worlds 2021: LPL e LCK terão vagas adicionais após resultados do MSI 2021