A evolução dos esportes eletrônicos nos últimos anos atraiu novas marcas e até os times de futebol para o cenário, tanto no Brasil quanto em outros países. Desde 2015, grandes clubes que estão no futebol passaram a investir nos Esports.
Sendo assim, o Mais Esports relembra quais os times de futebol que entraram nos Esports nos últimos anos.
Saiba quais times grandes de futebol entraram nos Esports
Times estrangeiros
Beşiktaş
Em ordem cronológica, a Beşiktaş foi o primeiro time a investir nos Esports. Em janeiro de 2015, a equipe turca anunciou a contratação de um time de League of Legends que atua na TCL.
Schalke 04
Também na Europa, a Schalke 04 contratou um time de LoL. O clube alemão atuou na LEC entre 2016 e 2021, mas anunciou a venda da vaga no torneio depois de ser rebaixada na liga alemã de futebol. A Team BDS comprou a vaga por R$ 156 milhões.
PSG
Desde 2016, o PSG está presente nos Esports. No LoL, a equipe se juntou à Talon Esports, formando a PSG Talon. O time atua na PCS e esteve presente no Worlds 2021.
Já no DOTA, a LGD se tornou PSG.LGD em 2018 e já venceu majors no MOBA. No entanto, a equipe bateu na trave no The International em diversas edições, inclusive em 2021, quando foi vice-campeã.
Confira outros times estrangeiros presentes nos Esports.
- Manchester City
- Bayern de Munique
- Ajax
- Roma
Times brasileiros
Santos
No Brasil, o Santos foi o primeiro time de futebol a chegar nos Esports. Em parceria com a Dexterity, o alvinegro praiano investiu no cenário em agosto de 2015. O time passou por reformulações na gerência e, até o momento, contou com equipes de LoL, CS:GO, Battlefield, Rainbow Six e Free Fire.
Corinthians
O Corinthians entrou nos Esports também com uma parceria. Em 2017, o Timão se uniu com a RED Canids, mas a união chegou ao fim em 2018 quando João Paulo Garcia, conselheiro do Corinthians, comprou parte da RED Canids. A parceria acabou porque o estatuto do clube paulista proíbe que seus conselheiros tenham vínculos empresariais com o Corinthians.
Depois do fim da relação com a RED, o Corinthians seguiu seu projeto nos Esports. Em 2019, a equipe conquistou seu maior título ao vencer o campeonato nacional e o mundial de Free Fire com Nobru sendo o MVP dos torneios.
Flamengo
Em 2018, o Flamengo também expandiu suas operações para os Esports. No primeiro momento, a gerência do clube tinha grande participação da gerência de divisão de Esports. No LoL, a equipe venceu o CBLOL em 2019.
Dois meses após o título, o Flamengo revelou uma mudança na administração. Em 2020, o time passou a ser gerido pela Simplicity. O Flamengo já atuou em modalidades como LoL, Free Fire e Wild Rift.
Confira outros times brasileiros presentes nos Esports.
- Vitória
- Ceará
- ABC
- Athletico Paranaense
- Vasco
- Botafogo
- Cruzeiro
- Avaí
- Remo