×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

O teclado raiz que representou o Brasil nos esports por 20 anos

Geral

Uma das histórias mais engraçadas e inusitadas que eu ouço da comunidade de Warcraft 3 é como um dos melhores jogadores do Brasil usa o mesmo teclado há quase 20 anos. Aquele mesmo branco e basicão distribuído pela Microsoft no início dos anos 2000: essa é a escolha até hoje de MysT, campeão da WCG Brasil 2007 e que voltou em 2021 pra classificar o país pela primeira vez no Major do jogo.

O Microsoft Basic 1.0A, que provavelmente os gamers das antigas por aí já trombaram em algum momento da sua vida, é aquele branco e ergonômico sem muitas firulas. Não tem mil e uma luzinhas como você encontra em qualquer produto gamer hoje em dia.

MysT teclado raiz ESWC Brasil 2005
MysT e seu teclado raiz — o Microsoft Basic 1.0 — disputando a ESWC Brasil 2005. Foto: Arquivo Pessoal.

Ele sequer tem entrada USB — é tão rústico que ainda usa a tecnologia PS2 para encaixar no seu PC. Afinal, ele foi feito pela Microsoft pensando nas necessidades de qualquer funcionário de um escritório padrão no início dos anos 2000.

Mas o que os engenheiros da Microsoft talvez nunca pensaram em atingir era a comunidade gamer com a sua durabilidade. Afinal, esse teclado guerreiro aguentou as intensas 200 ações por minuto por quase 20 anos nas mãos de um dos melhores jogadores do Brasil.

“Nos primórdios do Warcraft 3 teve um campeonato em Niterói, numa LAN que eu esqueci o nome”, contou MysT em entrevista com o Mais Esports. “Joguei esse campeonato lá, e isso foi no final de 2003. E os teclados dessa LAN House eram todos esse Microsoft 1.0 aí. Eu levei o meu teclado, a gente sempre leva os nossos equipamentos né”, continua.

“Quando sentei só pra dar uma aquecida antes do campeonato, eu achei esse teclado aí da LAN muito melhor que o meu na época, e resolvi jogar o campeonato no teclado deles e não no que eu levei de casa”, conta o jogador.

MysT e seu teclado raiz
MysT ao lado do seu equipamento em 2005, em treino na casa de amigos durante a ESWC 2005. Foto: Arquivo pessoal.

“Nesse mesmo dia eu saí do campeonato da LAN, era um pouco tarde, umas 7 e pouco da noite, e cheguei em umas lojas da região procurando esse teclado e não achei. No dia seguinte eu fui em uma Casa & Vídeo, uma Lojas Americanas da vida, e fiquei que nem um doido procurando até que finalmente comprei”, cita.

“Desde então nunca troquei de teclado. Eu nunca quis parar de usar ele”, lembra MysT.

Com esse mesmo teclado, MysT venceu a WCG Brasil 2007 de Warcraft 3 — o último campeonato presencial que o game teve em terras brasileiras. E saiu representar o país na competição que aconteceu em Seattle, nos Estados Unidos, conseguindo a posição mais alta na história para um brasileiro em toda a história do evento: o quinto lugar.

Por lá, venceu a lenda francesa ToD com a sua estratégia mais famosa: Priestess of the Moon com Huntress, algo que até hoje é sua marca registrada.

Mais de uma década depois, ele voltou a jogar algumas competições online com a estreia da nova versão da Blizzard para o Warcraft 3, o Reforged. Entre 2020 e 2021, a ESL organizou várias edições da DreamHack, o campeonato oficial do circuito da Blizzard, e vários brasileiros chegaram a disputar as seletivas para entrar na DreamHack Americas.

Mas nenhum conseguiu até que MysT e PaTo, em julho de 2021, foram os primeiros e únicos brasileiros a chegarem no Major de Warcraft 3.

E, nas mãos de MysT, estava o mesmo teclado que ele comprou em 2003.

E ele alguma vez ele deu problema? “Nunca”, mandou MysT, simples e direto. “Na WCG 2007, pra você ter uma ideia, eu ganhei um teclado Razer Tarantula, aquele fodão da Razer, e nunca utilizei. Continuei usando esse Microsoftzinho 1.0. Eu tenho esse teclado da Razer até hoje, embalado na caixa e nunca usei”, explica o jogador.

“Eu vou me mudar e tava até pensando até em colocar ele pra vender, achei no meio da minha bagunça. Mas esse teclado aí [o Microsoft] foi amor a primeira vista. Nunca mais eu quis deixar de lado, ele é muito confortável, enxuto e excelente pra ter uma boa qualidade de micro e de jogo”, completa.

MysT e seu teclado raiz
MysT mostra seu teclado quase 20 anos depois. Foto: Arquivo Pessoal

Um agradecimento especial a Eduardo “Barba” Maciel por compartilhar as fotos antigas do cenário de Warcraft 3.

Maximilian Rox

por Maximilian Rox

Publicado em 11 de abril de 2022 • Editado há mais de 2 anos

Matérias Relacionadas
Geral
CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs
Geral

CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs

Após o resultado da rodada e mais uma derrota, dessa vez para o Fluxo, as chances da LOS e brTT irem aos Playoffs estão zeradas.

Há 7 dias
Geral
Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita
Geral

Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que as Olimpíadas de Esports vão acontecer na Arábia Saudita. Confira mais detalhes na matéria!

Há 8 dias
Geral
Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros
Geral

Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros

A Riot cancelou um projeto baseado no jogo de luta Super Smash Bros. O jogo não havia sido anunciado, entenda o caso na matéria.

Há 10 dias
Geral
LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido
Geral

LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido

Neste sábado, em partida contra a T1, o Deft alcançou uma marca que até então só Faker, o maior da história, havia conseguido.

Há 21 dias
Geral
LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização
Geral

LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização

A LOUD anunciou na noite desta quinta-feira (27) através das redes sociais, que Coringa se tornou o novo sócio da organização.

Há 23 dias
Geral
Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024
Geral

Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024

O Esports Awards, premiação internacional de esports, anunciou os primeiros finalistas de algumas categorias presentes no evento.

Há 23 dias

















































Campeonatos Atuais