A Evil Geniuses vive uma situação crítica no cenário de esports eletrônicos. Além disso, a organização pode deixar o competitivo de VALORANT até o final do ano e encerrar suas atividades nos esports, segundo o portal SBJ.
Evil Geniuses libera jogadores para ouvirem propostas
A EG foi a grande campeã do Champions 2023 após vencer a Paper Rex na grande final. Entretanto, o que chamou atenção da comunidade foi que menos de um mês após o término da competição, a organização liberou os jogadores para buscarem novas ofertas de VALORANT.
Além disso, a notícia ganhou destaque quando rumores de uma redução salarial de 50% circularam na mídia internacional, o que gerou insatisfações, já que a equipe havia acabado de vencer o mundial de VALORANT.
CEO da Evil Geniuses deixa o cargo em meio a controvérsias
Dias após o título, a CEO Nicole LaPointe Jameson, primeira mulher negra a liderar uma organização de esports, deixou o cargo. A sua saída foi associada a controvérsias envolvendo o jogador norte-americano de League of Legends, Danny, que teria enfrentado negligência em sua saúde física e mental enquanto esteve na EG, resultando em um diagnóstico de desnutrição.
Onda de demissões
A EG enfrentou a terceira leva de demissões em novembro, com cerca de 20 colaboradores do setor administrativo. Relatos de ex-funcionários destacam condições de trabalho precárias, com funcionários sobrecarregados devido à recente redução de quadros de colaboradores, descrevendo o ambiente corporativo como “uma cadeia com lanche”, segundo uma fonte.
Vagas nas Franquias da Riot Games
Na última segunda-feira (20), a Riot Games anunciou publicamente que duas equipes deixaram a LCS, Liga norte-americana de LoL, sendo elas a Evil Geniuses e a Golden Guardians.
Além disso, o portal Sports Business Journal informou que a Peak6, proprietária da Evil Geniuses tenta vender a organização, seja ela parcial ou integral. No entanto, até o momento, não conseguiu um comprador. Por outro lado, insiders da indústria disseram que existe a possibilidade da EG sair completamente do espaço de esports antes do final de 2023.
Por fim, a EG não emitiu uma manifestação oficial sobre as notícias.