Um vídeo de sete anos atrás ressurgiu nas redes sociais, expondo Xand. O clipe em questão retrata uma partida de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), onde Xand atuava profissionalmente antes de migrar para o VALORANT. No vídeo, após perder a partida, ele utilizou um insulto racista contra seu adversário, falando “preto f#d@$o”.
e esse aq bidao? pic.twitter.com/NOaN5Ux7OG
— ribeiro (@Ribeiropedr0) October 18, 2023
Confirmação e pronunciamento de Xand sobre vídeo vazado
Diante da repercussão do vídeo, Xand usou as redes sociais para confirmar o clipe e emitir um comunicado público. No pronunciamento, pediu desculpas pela atitude e enfatizou que não é mais a mesma pessoa de sete anos atrás, quando o incidente ocorreu.
Peço perdão a todas pessoas pretas quem ofendi diretamente usando essas palavras em tom pejorativo. Se tiver alguma forma pra reparar isto, se é que exista, estou disposto. Só não quero ser vinculado à essa pessoa de 7 anos atrás que eu tenho nojo 2/2
— xand (@xandfps) October 18, 2023
Não quero fazer texto clichê de quem faz merda, mas é óbvio que não sou esse cara e na época não tinha noção alguma do peso dessas palavras. Não vou correr do meu erro e independente se isso aconteceu há 7 anos, e eu era um completo imbecil.
Peço perdão a todas pessoas pretas quem ofendi diretamente usando essas palavras em tom pejorativo. Se tiver alguma forma pra reparar isto, se é que exista, estou disposto. Só não quero ser vinculado à essa pessoa de 7 anos atrás que eu tenho nojo.
Vale lembrar que Xand, que já passou por equipes como a KRÜ e a Legacy, está atualmente sem time. Recentemente, o jogador compete o MEG, campeonato de OFF//SEASON, pela The Union, que encerrou suas atividades nesta semana.
Ademais, xand foi um dos nomes de interesse da LOUD e MIBR para ingressar nos elencos para o ano de 2024, entretanto, as negociações e conversas não avançaram.
Posicionamento do MEG sobre o caso
Além de Xand, na última terça-feira (17) outro caso de racismo aconteceu em meio ao campeonato, quando um jogador também proferiu discursos racistas. Na manhã desta quarta, a organização do evento publicou uma nota através das redes sociais sobre os acontecimentos.
Além disso, o Mais Esports entrou em contato com a organização do evento sobre o banimento de Xand do campeonato, entretanto, não houve respostas sobre a situação.
MEG deixa claro seu posicionamento sobre denúncias de racismo.
Veja o comunicado. pic.twitter.com/5gHCNz3blV— MEG (@playmeg_gg) October 18, 2023