Wild Rift: Diferenças entre o jogo e o LoL para PC

Wild Rift
De:Bruno Rodrigues-
March 29, 2021

O Wild Rift, ou “LoL Mobile”, como muitos querem chamar, finalmente foi lançado aqui no Brasil. A proposta de trazer o LoL para celular já era pedida e aguardada pela comunidade há muitos anos, mas para que isso fosse possível o jogo precisou passar por algumas adaptações e mudanças.

O mais importante do League of Legends está no Wild Rift, mas o jogo para celular tem suas próprias peculiaridades, por isso o Mais Esports preparou uma lista com as principais diferenças entre os dois games. Veja o nosso vídeo abaixo:

Mapa Invertido

Wild Rift mapa espelhado
O próprio jogo explica o mapa espelhado no começo. (Foto: Reprodução/Wild Rift)

Por questões de jogabilidade, algumas vezes você jogará com o mapa invertido, pois todo mundo está no “lado de baixo” de Summoner’s Rift, mas o jogo consegue espelhar as rotas e fazê-las ficar como no LoL. A equipe de desenvolvimento do jogo viu que times que começassem no lado superior seriam prejudicados por questões de ergonomia no celular, o que não acontece no PC.

Dessa forma, nas partidas que você for o lado superior, você terá que ir para a rota de baixo se for top laner ou para a rota de cima se for atirador/suporte. É meio confuso, mas não se preocupe que o jogo te indicará a rota certa.

Sistema indicador de farm

wild rift farm
Barra de vida que indica quando atacar para conseguir o farm. (Foto: Reprodução/Wild Rift))

“Farmar” (abater os minions) no LoL não é uma tarefa tão simples, mas no Wild Rift foi facilitado. A vida dos minions e canhões possui uma pequena barrinha indicadora, mostrando quando você tem que atacar para farmá-lo. Você ainda deve errar algumas vezes até pegar o jeito, mas já é mais fácil do que no LoL.

Kiting e direcionamento de habilidades facilitados

O Kiting (correr e atirar) é muito mais fácil no Wild Rift do que no LoL, pois você só precisa andar e apertar o botão de atacar, enquanto no lol você precisa clicar no campeão, clicar para andar, e por aí vai. Além disso, algumas habilidades podem ser direcionadas quando você está atacando algum campeão inimigo (com ele sendo o seu alvo selecionado).

Para saber mais sobre essas mecânicas, jogue o tutorial focado em mecânicas de ataque, disponível no Wild Rift.

Menos torres e mais barricadas no Wild Rift

O Wild Rift é um jogo rápido, por isso suas torres foram adaptadas. Todas possuem as famosas barricadas, que são pequenas proteções que dão ouro aos jogadores que as destroem. Outra diferença é que há menos torres no jogo, então assim que você destrói a primeira torre de defesa da base inimiga, já vê o Nexus aberto, sem Inibidor e torres de defesa do Nexus, como tem no LoL. No entanto, fique atento ao Nexus, que no Wild Rift consegue atacar também.

Pontos de Ultimate chegam mais cedo no Wild Rift

No Wild Rift os pontos de ult chegam mais cedo, por isso já no level 5 você tem sua ultimate disponível, diferente do LoL que só libera o primeiro ponto no level 6. O próximo ponto também chega mais cedo, já no level 9.  O motivo é o mesmo anterior, deixar o jogo mais rápido.

Teleporte pode ser comprado como encantamento de bota

Sistema de recomendação de itens no Wild Rift. (Foto: Reprodução/Wild Rift)

Apesar de o Wild Rift ter os feitiços de invocador do LoL, o Teleporte em específico pode ser comprado no jogo, como um encantamento de bota, dessa forma você pode vir com dois feitiços e ainda comprar o TP no meio da partida.

Não só ele está como encantamento, itens como a Zonhya. Solari, Bandana, Cinturão Hextec, Redenção, entre outros, também estão disponíveis como encantamento. Vale ressaltar que esse encantamento não ocupa slot adicional na mochila de itens.

Jogo começa mais cedo; campos da selva também nascem mais cedo

No Wild Rift você deve ficar esperto, pois os minions vão para a rota 10 segundos após a partida começar. Além disso, os campos da selva também nascem mais rápido, aos 20 segundos. Isso reforça o foco da Riot em fazer um jogo com partidas curtas, diferente do LoL para PC onde todo mundo já jogou uma partida de uma hora alguma vez na vida.

Você ganha gold dos minions mesmo sem farmar

No Wild Rift você ganha uma pequena porcentagem de ouro dos minions mesmo sem dar o último ataque neles, algo que não acontece nos modos convencionais do LoL para PC. Esse sistema é parecido com o do ARAM no LoL convencional, então não se preocupe se errar alguns last hits.

Outra coisa interessante relacionada ao ouro, é que se você clicar para ver o placar de todos na partida, também é possível ver quanto de ouro cada um tem. É uma boa ferramenta para saber o quão a frente (ou atrás) você está do seu adversário.

Jogo mostra o MVP da partida

wild rift mvp
O jogo mostra quem foi o MVP da partida. (Foto: Reprodução/Wild Rift)

O jogo não possui sistema de ranqueamento por nota ao fim da partida, mas mostra quem foi o MVP (melhor jogador do time), algo que não tem no LoL. Você terá a sua nota S, mas poderá receber a medalha de MVP se jogar bem. Você pode “honrar” seus aliados, adicioná-los a lista de amigo ou mesmo reportar alguém se precisar, bem como no LoL.

Menos itens no Wild Rift, com alguns “antigos” e outros exclusivos

O Wild Rift possui menos itens disponíveis quando comparado à versão para PC, mas ainda tem uma boa variedade de coisas para escolher na hora de comprar. O jogo tem uma mistura de itens já conhecidos do LoL, versões antigas que não tem no game de PC e alguns exclusivos.

Já que estamos falando de itens, também é legal destacar que o jogo possui um sistema de recomendação de itens facilitada, então você nem precisa abrir a loja para ter essas recomendações. Isso deixa as partidas mais práticas e fáceis de entender, principalmente para iniciantes.

Veja também: Riot terá novidades sobre cenário competitivo até o final do ano