Worlds 2021: Após eliminação da Cloud9, Mithy desabafa sobre formato de torneios

League of Legends
De:Vitor Ventura-
October 25, 2021

A Cloud9 foi eliminada do Worlds 2021 nesta segunda-feira (25), após derrota por 3×0 para a Gen.G, em confronto válido pelas Quartas de Final do torneio. Após a partida, elenco e treinadores da equipe norte-americana concederam uma coletiva de imprensa onde o coach, Mithy, desabafou sobre os formatos dos torneios e da temporada do League of Legends.

Veja as estatísticas da série entre Gen.G 3×0 Cloud9.

Mithy Cloud9 Worlds 2021
Mithy declarou que considera injusto o formato de torneios da Riot (Foto: Riot Games)
Continue após a publicidade

Para o ex-jogador da G2, questionado quando uma equipe do Ocidente seria campeã mundial, respondeu:

Enquanto o sistema de campeonato não mudar, ao longo prazo muito dificilmente um time ocidental irá performar bem. Nós temos muitos jogos inúteis durante o 1º split, enquanto a Coreia pode treinar com a China e o Japão todos os dias. Precisaríamos de um bootcamp na Coreia em mais tempo para irmos bem.

O treinador segue seu raciocínio, declarando que seria necessário mais treinos com mais equipes pelo mundo para que o Ocidente tenha uma chance.

Acredito que toda a forma que o sistema foi feito, é bastante injusto. […] Nós estamos presos no NA ou na Europa, e para um time ocidental ir bem, precisaríamos fazer um bootcamp na Coreia por um tempo. De forma geral, será bem difícil um time do ocidente ser campeão, porque o sistema precisa mudar para que possamos viajar pelo mundo, para treinarmos com mais times e por mais tempo, criando assim torneios internacionais mais disputados.

O atirador da C9, Zven, concorda com seu ex-companheiro de G2, lembrando que os únicos times ocidentais que chegaram aos playoffs do Worlds 2021 foram eliminados com um sonoro 3×0.

Zven Cloud9 Worlds 2021
Zven voltou a disputar um Mundial após anos longe do palco internacional (Foto: Riot Games)

C9: a última esperança do NA no Worlds 2021

A Cloud9, novamente, foi a última esperança da América do Norte em um torneio Mundial, assim como aconteceu em 2018, quando a equipe liderada por Sneaky chegou às semifinais do Worlds.

Blaber Cloud9 Worlds 2021
Blaber era reserva de Svenskeren durante a campanha da C9 no Worlds 2018 (Foto: Riot Games)

Apesar de não ser titular, o caçador, Blaber, estava presente naquele elenco que chegou às semifinais na Coreia do Sul. Questionado pelo Mais Esports porque sua equipe constantemente recebia a alcunha de ser a última esperança da LCS, Blaber afirma que frequentemente, a organização conta com jogadores capazes de mudar a mentalidade durante o torneio.

Acredito que, nesse torneio, sinto que depois da primeira semana, nós conseguimos mudar nossa mentalidade e todos os jogadores e comissão conseguimos nos unir e dar o nosso máximo, porque não temos medo. Conseguimos mudar nossa estratégia dependendo do jogo e muitos jogadores da Cloud9 conseguem aparecer quando é mais necessário. Por isso parece que a C9 é sempre a última esperança do NA internacionalmente.

Série contra a Gen.G

A série contra a Gen.G terminou com um placar um tanto quanto “enganador”. Isso porque, apesar dos 3×0 a favor da equipe coreana, a Cloud9 esteve na frente em dois dos três jogos, mas acabou cedendo a vantagem em ambos.

Mithy parecia sem palavras quando a coletiva começou. Ele conta que ainda não sabia o que poderia ter feito de melhor para a C9 sair vencedora, apenas dizendo que: “No final, acho que eles só foram o melhor time.”

O meio, Perkz, foi relembrado da comemoração da equipe norte-americana ao saberem que enfrentariam a Gen.G nas Quartas de Final. O campeão do MSI e vice do Mundial em 2019 conta que estava de fato muito confiante para a série de hoje.

Acho que todos podem concordar que a T1 ou a DAMWON eram os mais assustadores, e talvez a RNG fosse o pior time. Apesar disso, levamos um 3×0 e acabou que não éramos o melhor time hoje.

O topo Fudge segue o mesmo discurso: “Todos os times parecem ser possíveis de serem vencidos. Acredito que a DAMWON seja o mais difícil e, apesar de termos levado um 3×0 da Gen.G hoje, eles cometeram muitos erros ao longo da série, assim como nós.”

Qual o veredicto da C9 após mais um Mundial?

Essa é uma pergunta recorrente que, quase sempre, a equipe eliminada do Worlds deve responder. Perkz foi questionado mais focado no seu individual, muito por conta desse ter sido seu primeiro ano fora da Europa e fora da G2, equipe onde havia atuado durante toda a vida.

Perkz Cloud9 Worlds 2021
Apesar da eliminação, Perkz sai satisfeito com sua primeira temporada na Cloud9 (Foto: Riot Games)

Considerando todos os fatores, que eu só joguei por um time a vida toda, joguei como atirador por quase dois anos, agora tive que me readaptar ao mid e também às diferenças culturais entre Europa e NA, além de estar muito longe de casa, longe da família em outro continente, considero que fui bem.

Perkz lembra que a Cloud9 foi campeã do 1º split da LCS e representou a região no MSI deste ano. Ele menciona que, apesar disso, a equipe chegou mentalmente exausta para a segunda etapa e por isso não conseguiu chegar nas finais, porém, tendo sucesso em garantir a última vaga do NA no Worlds 2021.

Vencemos o primeiro split do NA, muitos times nos subestimaram e superamos expectativas no Mundial. […] Eu fico triste por essa série, eu assumo a culpa, principalmente no Jogo 2, e é sempre assim quando se perde uma série como essa, você tenta ver o que poderia ter feito de melhor, fica refletindo… no fim é um ciclo que se repete. Estou satisfeito com esse ano, mas estou exausto e agora só quero resetar, absorver o que aprendi esse ano e fazer melhor em 2022, porque há muito o que melhorar.

O tópico do cansaço mental também foi abordado, de outra forma, pelo suporte, Vulcan. Ele conta que o maior aprendizado que tira deste Mundial é “a importância da prepração mental.”

“Você precisa guardar fôlego para os jogos mais importantes. Eu poderia ter feito isso melhor, acredito que todos nós poderíamos. Pelo menos, para mim, esse foi o maior aprendizado”, explica.

Semifinais do Worlds 2021 definidas

Com os resultados das Quartas de Final conhecidos, as semifinais do Worlds 2021 foram definidas. No próximo sábado (30), o confronto coreano entre DK e T1 decidirá o primeiro finalista do Mundial deste ano, já no dia seguinte, será a vez de Gen.G e EDG decidirem outro finalista.

Cloud9 Time Worlds 2021 QF
Cloud9 se despede do Worlds 2021 no Top8 da competição (Foto: Riot Games)

Você confere a cobertura completa do Mundial aqui no Mais Esports.

Veja também: Ruler opina sobre ponto forte da Gen.G: “Isso será decisivo contra a EDG”

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!