×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Worlds 2023: Afinal, a campanha da LOUD é decepcionante?

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

A LOUD foi eliminada do Worlds 2023 no último sábado (14) após um atropelo da Gigabyte Marines. Nesse sentido, a equipe brasileira deixou o torneio vencendo apenas uma das três séries que disputou, na estreia justamente contra a mesma GAM.

Essa foi talvez a derrota mais amarga para o Brasil em todas as edições do Worlds. Passamos de um cenário em que a classificação era a mais crível possível para uma das atuações mais decepcionantes que já assisti.

LOUD Worlds 2023
Reprodução/Riot Games

Começo que encheu os olhos

Acho que, até mesmo o menos confiante no Brasil lá fora, estava ansioso para ver essa LOUD jogar. É um time que fez história vencendo o CBLOL três vezes consecutivas e indo pela terceira vez para um campeonato internacional.

Era normal pensar que seria diferente. Além disso, a equipe também teve um bootcamp de quase um mês até o Worlds 2023 começar, com boas performances na soloQ e também com treinos com times de regiões mais fortes.

Na Coreia do Sul, o clima não podia ser diferente. Chegamos para o primeiro dia do Worlds 2023 e uma imensidão de brasileiros invadiu a plateia, o clima não podia ser melhor. Esperança… e começa o jogo.

Êxtase.

A vitória contra a Marines

De certa forma, os olhos não acreditavam no que estavam vendo. Parecia uma aura diferente, um time maduro e que sabia o que queria fazer, além de performances individuais incríveis de alguns jogadores.

A primeira partida reacendeu aquela chama de esperança de ver o Brasil finalmente indo bem lá fora, com direito a Pentakill de Route. Ali, o sentimento mudou de “SERÁ?”, para “sim estaremos na Fase Suíça do Worlds 2023”.

Já no segundo jogo, um pouco mais de tensão. Mas, outro ingrediente para aumentar ainda mais a esperança: uma virada baseada em resiliência e boas decisões em conjunto. 2×0 e só podia pensar: é esse time. Agora vai.

Imagem do Pentakill do LOUD Route no Worlds 2023, o mundial de LoL
(Imagem: Reprodução/LoL)

Pés no chão

O confronto com o PSG Talon seria muito difícil, todos sabíamos. É um time cascudo, com dois jogadores de ponta (Maple e JunJia) e um restante muito sólido. Não deu outra, nem entramos para jogar, mas a esperança ainda estava ali.

Confesso que, pela forma que perdemos para a Talon, fiquei preocupado. Comecei a pensar que a velha história de “começar ganhando para perder depois” se repetiria.

Mas, tentamos olhar o copo meio cheio, que no caso era ter escapado da Team BDS. Considerada a mais forte da Fase de Entrada, a equipe havia sido surpreendida pela Team Whales, e não terminaria em primeiro do outro grupo, o que faria com que a LOUD não pudesse os encontrar na MD5.

Neste momento, eu e milhares de brasileiros ainda contávamos como certo que, pelo menos, chegaríamos nesta MD5. Agora, tínhamos que vencer os dois times do Vietnã (GAM e Whales), já tendo vencido a GAM uma vez, que como campeã era tecnicamente a equipe mais forte da região. Era possível. E muito.

Balde de água fria

O dia do jogo chegou e a nossa confiança ainda estava lá no teto, certo? Era nossa melhor chance em muito tempo e não fazia nem três dias que havíamos vencido os nossos adversários. A energia era uma mistura de esperança com “já vencemos uma vez, é só vencer novamente”.

Esqueci de mencionar, mas eu estou (ou estava, dependendo de quando você estiver lendo) na Coreia para fazer a cobertura do Worlds 2023, então tive a oportunidade de assistir ao jogo ao vivo. No entanto, lembro que pouco consegui ficar na Arena de tão nervoso que estava, tendo assistido boa parte da partida na sala da imprensa.

Primeira partida

A LOUD começou bem o primeiro jogo, sabendo anular o Nocturne para conseguir ter vantagem e ir bem para o mid game. De repente o time tem um apagão e tudo isso foi por água abaixo. Uma sequência de decisões péssimas junto a falhas individuais tiraram o jogo das nossas mãos e colocaram os vietnamitas na frente da série. 1-0 GAM.

Aqui é impossível não falar que o primeiro sentimento que vem a mente de todo mundo é “acabou, é isso”. Já fomos eliminados tantas vezes do mesmo jeito que é quase automático esse pensamento, e era como se tivessem jogado um balde de água fria em mim.

Segunda partida

A segunda partida dispensa comentários, porque é impossível imaginar que realmente jogamos um jogo daquela forma, e que era ganhável, por sinal.

Erros individuais, erros na execução de dives, erros de estratégia, ERRO ATÉ NA RECEITA DE ITEM. É um jogo que ficará lembrado para sempre como um dos piores do Brasil em palcos internacionais. 2-0 GAM.

Imagem do Croc e robo e o time da LOUD no Worlds 2023
(Imagem: Divulgação/Riot)

A palavra é decepção

Desde 2017, quando a Team One dependia apenas de vencer o representante da Turquia para avançar ao Group Stage, não tínhamos um caminho tão tranquilo e possível. Além disso, essa oportunidade chegou para o nosso time mais preparado.

Lembro que sempre a comunidade e jogadores discutiam o motivo da nossa região não avançar, e sempre era citado que os times mudavam a line-up e perdiam a sinergia, jogadores só tinham uma experiência internacional no ano, entre outros motivos. Aqui não tinha mais isso. É um time tricampeão seguido do CBLOL que foi para os últimos três torneios e só mudou um jogador do primeiro para o segundo campeonato.

Não chegar sequer na MD5 é decepcionante, frustrante, e da forma que foi é pior ainda. Derrotas amargas e pinceladas por algumas atuações desastrosas. Se nem o melhor time da história foi capaz, quem será?

(Imagem: Divulgação/Riot)

É difícil ter esperança no futuro do LoL brasileiro

Hoje, sinto que, infelizmente, não vamos conseguir tão cedo esse tão sonhado acesso para a fase principal do Worlds ou até mesmo do MSI. Não por não sermos capazes, mas por não sermos nós mesmos lá fora.

É triste que possivelmente o ciclo desse time tão vitorioso terminou assim, com uma lástima sobre um campeonato que era possível ter conseguido mais e eles mostraram que tinham isso, mas simplesmente a chama apagou. O Brasil hoje é coadjuvante e não parece estar preparado para figurar como protagonista.

Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2023 com calendário dos jogos, horários, tabela, estatísticas, formato, times e outras informações aqui no Mais Esports!

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Luis Santana

por Luis Santana

Publicado em 17 de outubro de 2023 • Editado há 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
Worlds 2024: Weibo vence a LNG e avança para as semifinais
League of Legends

Worlds 2024: Weibo vence a LNG e avança para as semifinais

A Weibo Gaming passou por algumas dificuldades na Fase Suíça do Worlds 2024, mas mostrou que alguns dias de descanso e treino fazem muita diferença!

Há 3 horas
League of Legends
LoL: Doinb é banido por motivo inusitado e brinca: “vou cag*r na porta da Riot”
League of Legends

LoL: Doinb é banido por motivo inusitado e brinca: “vou cag*r na porta da Riot”

Doinb, jogador campeão mundial e uma das maiores figuras do cenário de League of Legends, foi banido ao vivo durante uma de suas streams.

Há 4 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 17 de outubro: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 17 de outubro: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 17 de outubro. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 9 horas
League of Legends
CBLOL: “Imagina se o Exódia fosse na paiN, e não na INTZ”, diz Revolta
League of Legends

CBLOL: “Imagina se o Exódia fosse na paiN, e não na INTZ”, diz Revolta

Revolta voltou a falar sobre a INTZ e agora com uma reflexação: imaginem se o Exódia fosse na paiN Gaming, ao invés da INTZ. Será que tudo seria diferente?

Há 23 horas
League of Legends
LoL: Patch 14.21 traz ajustes em 30 campeões, mini-rework no Swain e mais
League of Legends

LoL: Patch 14.21 traz ajustes em 30 campeões, mini-rework no Swain e mais

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 14.21 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 23 horas
League of Legends
LoL: Baiano e Ilha das Lendas são a co-stream mais assistida do mundo
League of Legends

LoL: Baiano e Ilha das Lendas são a co-stream mais assistida do mundo

A transmissão do Ilha das Lendas, liderada por Baiano, representou 9% das visualizações globais em torneios Tier 1 de League of Legends!

Há 23 horas

















































Campeonatos Atuais