Como subir de elo no LoL: dicas para ir bem nas ranqueadas

League of Legends
De:Vitor Ventura-
August 24, 2021

Como subir de elo no LoL é uma das perguntas mais frequentes dos jogadores, e a verdade é que não existe uma fórmula mágica. Para melhorar nas ranqueadas do League of Legends você precisa trabalhar um conjunto de fatores (às vezes detalhes) que, quando somados, vão melhorar a sua jogabilidade no geral.

Algumas dicas muitos julgam como “básicas”, mas acredite se quiser, a maior parte dos jogadores de League of Legends consegue chegar em elos altos apenas melhorando esses detalhes, que são uma deficiência de muitos jogadores.

Como funciona o rank do LoL

Continue após a publicidade

Na teoria, subir de elo no LoL é bastante simples. O sistema de rank do LoL funciona da seguinte maneira: para ter seu elo, primeiro você precisa jogar dez partidas ranqueadas, a famosa MD10, e baseado nos seus resultados, o jogo lhe dará um ranking inicial.

Durante esta série MD10, você receberá um elo “provisório” a cada partida e ganhará um número alto de pontos nas vitórias, enquanto não perderá em caso de derrota.

Como subir de elo no LoL ELO
Imagem: Reprodução

Concluídas as dez primeiras partidas, você deve continuar jogando e vencendo até atingir 100 pdl, ou Pontos de Liga. Antigamente, ao chegar nessa marca, você jogaria uma MD3 para subir de divisão (Bronze 3 para Bronze 2, por exemplo), mas hoje isso não é mais necessário. Caso você tenha 90 pontos no Bronze 3 e você ganhe uma partida, recebendo 20 pontos, você pulará automaticamente para o Bronze 2, já com dez pontos.

Já para subir de elo, você terá que passar pela Md5. Uma série de cinco jogos, onde você deve vencer três para ir do Ferro para o Bronze, do Bronze para o Prata, e assim por diante. Entretanto, se você perder sua série de promoção, a Riot te dará uma vitória na próxima vez que chegar a 100 pontos novamente, encurtando seu caminho.

Dicas de como subir de elo no LoL

Há diversas maneiras de otimizar suas performances em partidas ranqueadas, e assim, vencer mais jogos e subir de elo, consequentemente.

Olhe o minimapa do LoL a cada 10 segundos

Pode parecer algo muito específico, mas mesmo não precisando ser precisamente de dez em dez segundos, lembre-se de olhar o minimapa com frequência. Assim, você poderá ter ciência do posicionamento e movimentação dos adversários. Isso é importante desde o início do jogo até os momentos finais.

Na Fase de Rotas, caso você queira ser agressivo contra o inimigo da sua lane, você deve saber onde está o caçador do seu time e também do adversário. Afinal, você não quer quase ganhar a troca e morrer por causa de uma contra-iniciação vindo de surpresa, certo?

Como subir de elo no LoL Minimapa
Imagem: Reprodução

Caso você não saiba onde estão os jogadores inimigos, só de saber onde está o seu time é muito importante também. Por exemplo: se você é o top laner, e seu Mid e Jungle estão fazendo uma jogada no bot, há uma chance razoável do inimigo responder à jogada em cima de você.

Se você for o caçador do seu time, essa regra tem ainda mais importância, pois você deve ficar atento não só à movimentação dos jogadores, como também à disposição das ondas de minions, para saber qual a melhor hora de executar um gank.

Olhe mais para o adversário do que para si mesmo

Isso parece até algo bobo, mas muitos jogadores iniciantes perdem suas rotas e até partidas por não prestarem atenção ao que o adversário está fazendo. Não estamos dizendo, porém, que você não deve olhar para onde está andando, mas prestar atenção nos passos inimigos e no que ele está fazendo é muito importante.

Principalmente na fase de rotas, ficar de olho na movimentação inimiga é fundamental para saber quais habilidades ele usou, se gastou algum feitiço, se colocou ward em algum lugar, entre outros detalhes.

Como subir de elo no LoL Lane-min
Prestar atenção na movimentação do adversário é fundamental para ganhar sua lane (Imagem: Reprodução)

Com essas informações você pode prever algumas jogadas ofensivas dele, ou mesmo encontrar janelas de oportunidade para fazer a sua própria jogada, quando ele estiver sem feitiços, por exemplo. Também é interessante que você avise seus companheiros de equipe das informações que sabe, assim o caçador pode gankar a sua rota quando o inimigo estiver sem Flash, por exemplo.

Se especialize em pelo menos três campeões no LoL

Essa dica pode ser mais útil para umas pessoas do que para outras. Isto é, há quem queira subir de elo no LoL evoluindo seu jogo como um todo, jogando em várias rotas com vários campeões, aprendendo sobre mapa, matchups, etc. Porém, há também quem só quer ter um elo maior.

Para este segundo grupo, a sugestão pode ser valiosa, pois focar seus estudos e aprimoramentos em um grupo seleto de campeões pode te tornar o diferencial de sua equipe em uma partida. Você pode até se tornar um mono champion, mas e se ele for banido? Você pode até sair da partida, mas lembre-se de que a Riot está frequentemente aumentando a punição para quem “dá dodge” com frequência.

Como subir de elo no LoL Três Campeões-min
Imagem: Reprodução

Considerando sua rota favorita, escolha três campeões para masterizar e fique realmente bom com eles. Dê preferência para campeões que estão fortes ou que são pouco utilizados, pois assim é mais fácil de surpreender o adversário na SoloQ.

Controle a visão do jogo

Se você joga de Suporte ou de Caçador, já vai ter criado o hábito de comprar Pinks e a Sentinela Vermelha, para colocar visão para seu time, além de tirar wards inimigas. Caso não tenha criado esse hábito ainda, já pode começar focando nisso, pois Visão é um dos fundamentos mais básicos e importantes do LoL.

Contudo, mesmo que você não jogue nas posições citadas acima, ajudar seus companheiros a controlar visão pode ser a chave da vitória nas partidas ranqueadas, principalmente em elos mais baixos, em que são poucos os que têm hábito de auxiliar no controle de visão.

Como subir de elo no LoL Pink-min
As Pinks não só dão visão, como também detectam sentinelas inimigas e campeões invisíveis (Imagem: Reprodução)

Então você, top laner, mid ou Atirador, comece a sair da base com uma pink comprada, porque prever uma jogada do adversário é fundamental para que a resposta do seu time seja melhor e mais punitiva.

Essas dicas de como subir de elo no LoL podem ser muito úteis principalmente para quem está em elos baixos e deseja subir pelo menos para o Ouro e conseguir a skin Vitoriosa no final da temporada ranqueada. Ah, e se você joga de atirador, temos mais uma dica especial: aprender a caitar no LoL.