Entenda o que significa “Gank” no League of Legends

Geral
De:Bruno Rodrigues-
February 2, 2021

Se você começou a jogar LoL agora, já deve ter se deparado alguém falando “o fulano me gankou, por isso eu morri”, ou “vou gankar a sua lane”. Essas palavras vêm do termo “Gank”, que também é usada para outros MOBAs além do LoL. Hoje o Mais Esports vai te explicar o que é isso e como evitar receber um.

Continue após a publicidade

O que é um Gank?

Gank 1 no LoL
Exemplo de uma Talliyah realizando um Gank na rota do meio.

Gank significa “emboscar”, ou seja, criar uma armadilha para o seu adversário. Isso pode ser feito quando ele está fora de posição ou muito avançado em uma rota, por exemplo. Sabe quando você está lá no mid tranquilo farmando e do nada chega a bot lane e caçador inimigo para te matar? Isso é um Gank!

No LoL os ganks são feitos majoritariamente pelos caçadores (junglers), que estão na selva matando os monstros e buscando oportunidades de ajudar suas rotas aliadas. No entanto, essa emboscada pode ser feita por qualquer jogador, então se o suporte deixa a rota inferior e vai no mid ajudar, essa pessoa está realizando um gank.

Como evitar um gank no LoL?

A melhor maneira de evitar ganks no LoL é manter sua rota com Wards (entenda o que é ward aqui), que vão te dar visão dos locais que o caçador inimigo ou qualquer outro jogador vai passar para chegar à sua rota.

Veja como ficaria a rota do meio sem uma Ward na lateral:

Rota sem visão - Gank
Sem visão é muito fácil de você receber um gank a qualquer momento.

Agora veja como uma simples Ward pode fazer a diferença para você não receber um gank:

Rota com visão - Gank
A Ward dá um grande campo de visão, assim você ganha tempo para fugir do gank antes que ele aconteça.

Fique de olho no mapa e sempre tenha visão na rota. Saber onde o caçador inimigo está também ajuda muito, além de ficar atento se os inimigos estão nas outras rotas. Por exemplo, se o seu mid laner está avisando que o mid inimigo está sumido, não fique avançado, pois ele esteja indo te eliminar! Entenda mais sobre as posições do LoL aqui.

É importante evitar os ganks, pois além do seu inimigo ganhar vantagem de abate, você pode ficar atrasado na rota, ficando atrás em experiência, ouro e até mesmo perder a torre.

Agora que você já sabe o que é um gank e como evitá-lo, com certeza terá um desempenho melhor nas suas partidas de LoL!

Veja outros tutoriais sobre League of Legends: