Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LoL: Após pressão da comunidade, Riot retorna os Baús Hextech gratuítos

League of Legends

A Riot Games anunciou que os baús Hextech gratuitos voltarão ao League of Legends após uma onda de protestos da comunidade. A decisão vem após meses de polêmica, em que a empresa havia removido o sistema sob a justificativa de que ele “não era sustentável”.

Como os baús Hextech voltarão ao jogo?

De acordo com a Riot, os baús gratuitos estarão disponíveis a partir do segundo ato da temporada. Eles poderão ser obtidos de duas formas:

  • Passe de Batalha: Até oito baús poderão ser ganhos de forma progressiva, substituindo recompensas anteriores do passe.
  • Sistema de Honra: Dois baús adicionais serão concedidos a jogadores com bom comportamento.

Agora, com a nova mecânica da Riot, os jogadores poderão ganhar até 60 Baús Hextech por ano, já que são 20 por temporada.

Estamos trazendo os baús de volta pelo Passe, em vez do sistema de Maestria de Campeão, porque queremos garantir que eles sejam acessíveis para todos os tipos de jogadores, independentemente de como escolhem jogar.

A decisão de vincular os baús ao Passe de Batalha e ao sistema de Honra foi explicada pela Riot como uma forma de garantir que jogadores com diferentes estilos de jogo possam acessá-los.

A empresa destacou que quer incentivar a participação no sistema de Honra, que recentemente passou por mudanças criticadas pela comunidade.

Acreditamos que League é melhor quando você está cercado por jogadores que tornam sua experiência mais positiva. Então queremos explorar maneiras de recompensar e reconhecer aqueles que incorporam esse comportamento.

(Imagem: Divulgação/Riot)

Quando os Baús Hextech gratuitos voltarão ao jogo?

Os Baús Hextech gratuitos voltarão ao jogo no dia 5 de março, durante o patch 25.05.

Remoção dos Baús Hextech pode ter gerado queda no jogo

A retirada dos baús gratuitos foi um dos temas mais criticados pela comunidade nos últimos meses. Após a mudança, um levantamento da plataforma DPM mostrou que o número de partidas ranqueadas caiu 16%. A remoção também fez parte de uma série de mudanças na economia do jogo, incluindo a diminuição de recompensas do sistema de Honra e o fim das cápsulas de nível.

A insatisfação dos jogadores se refletiu até mesmo em protestos nas redes sociais, com usuários enchendo postagens da Riot com imagens de baús Hextech como forma de manifestação. Além disso, uma petição exigindo a demissão do CEO da Riot, Dylan Jadeja, circulou na internet e já conta com milhares de assinaturas.

Em vídeo, os Rioters Pabro e Meddler falaram sobre as decisões:

Sabemos que alguns de vocês estão frustrados, até questionando se a Riot ainda é a empresa que vocês sempre conheceram. E entendemos isso. Aspiramos colocar os jogadores em primeiro lugar, e quando nossas decisões não têm o impacto que pretendíamos, isso pode afetar sua confiança.

A polêmica envolvendo os baús foi apenas um dos vários fatores que geraram insatisfação entre os jogadores. Outros pontos criticados incluem o lançamento de skins extremamente caras, como a skin do Zed de R$ 900.

O descontentamento com as mudanças no jogo pode ter afetado a base de jogadores do LoL. Uma estimativa do site ActivePlayer.io indicou que o jogo perdeu 7 milhões de jogadores no último mês, embora a Riot não tenha confirmado esses números.

Outras mudanças reveladas pela Riot

O retorno dos baús Hextech não foi a única mudança recente anunciada pela Riot. A empresa também revelou uma série de ajustes no sistema de progressão e monetização do jogo. Entre eles, a adição de Essência Mítica ao Passe de Batalha, o adiamento da skin Exaltada de Mordekaiser após críticas da comunidade e a redução de 50% no custo dos campeões em Essência Azul.

Além disso, a Riot também confirmou o fim do sistema de Fragmentos de Chaves e voltou atrás em outra decisão polêmica, retornando o Clash ao cronograma mensal.

Essas mudanças mostram um esforço da Riot para ajustar suas decisões após o feedback da comunidade, mas ainda resta saber como elas serão recebidas pelos jogadores.

Imagem para ilustrar a matéria de datas dos patchs do LoL
(Imagem: Divulgação/LoL)
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 26 de fevereiro de 2025 • Editado há 9 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 9 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 10 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 10 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 10 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 11 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 15 horas

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais