A LJL (Liga Japonesa) concluiu a investigação sobre as denúncias do jogador tol2, que aconteceram no começo de julho. O jogador acusou os treinadores Kazu e Ceros de agressões verbais e abusos psicológicos na DetonatioN FocusMe (DFM).
Punições da LJL
A investigação da LJL constatou que houve comportamentos antiéticos por parte dos treinadores, com a intenção de “isolar ou excluir um indivíduo, ou de afetar a dignidade de um indivíduo”.
Confirmamos que houve palavras e ações que poderiam ser consideradas assédio por meio de audiências com partes relevantes e materiais enviados.
Com isso, Kazu e Ceros, que já haviam sido demitidos da DetonatioN FocusMe, foram banidos de qualquer liga competitiva da Riot durante seis meses.
Além disso, a DFM foi multada no valor de 2 milhões de Yen, cerca de 68 mil reais. A organização também terá que implementar novas regras e medidas para evitar que outros casos de assédio aconteçam.
A DFM inclusive já publicou novas diretrizes em seu site oficial. Além de também ter conduzido uma investigação com todos os funcionários, será dado um novo treinamento de conformidade para todos os membros da equipe.
DFM na final da LJL 2023
Enquanto as investigações aconteciam, a DFM continuou jogando a LJL 2023 e inclusive está na final da competição, marcada para acontecer no dia 20 de agosto.
A equipe é a maior vencedora do Japão e atual campeã da liga, tendo a oportunidade de ir para mais um mundial, o Worlds 2023.