Após fala da Ministra do Esporte, Ana Moser, sobre não considerar os esports como esportes e sim entretenimento, a área de esportes eletrônicos no Brasil entrou em uma discussão acalorada sobre o assunto. Com Gaules, um dos maiores streamers brasileiros e do mundo, dizendo que “nunca precisamos desse pessoal e nunca vamos precisar” e FalleN defendendo um diálogo para apresentar ideias à pasta, agora foi a vez do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se posicionar sobre o assunto.
O político disse em sua rede social que a cidade é a capital dos esports e que reconhece a modalidade como esporte, justamente por trazer “os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição”.
RIO CAPITAL E.SPORTS
Rio Capital do E-Sports! O Rio reconhece o e-sports como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição. 1/3 pic.twitter.com/uIMMVO8ZRU— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 12, 2023
Ele ainda mencionou que houve uma reunião com vários nomes do cenário nesta quinta (12) e que a cidade criará uma coordenadoria específica para esse tema diretamente ligada ao gabinete do prefeito.
Dentre as menções de Eduardo Paes em seu comunicado, estão Nyvi Estephan, Felipe Neto, Los Grandes e Black Dragons. O político, entretanto, não explicou se as organizações, jornalistas, influenciadores e apresentadores citados estarão envolvidos com o projeto da prefeitura.
Veja também: “Cedo ou tarde vamos precisar regulamentar os esports”, diz FalleN