Rotas do LoL: Quais são as cinco posições do League of Legends

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
January 11, 2021

O LoL (League of Legends) é um Moba em que dois times com cinco jogadores disputam a vitória. Para ficar ainda mais estratégico, o jogo é dividido em posições, então cada pessoa do time desempenha um papel diferente no jogo. Essas posições, que também podem ser chamadas de rotas do lol ou “lanes”, são as seguintes: Top (topo), Jungler (selva ou caçador), Mid (meio), ADC (atirador) e Support (Suporte). 

Características de cada rota 

Rotas do LoL
Rotas do LoL (Foto: Divulgação/Riot Games)

Top lane

Geralmente são escolhidos campeões resistentes, ou que balanceiam seus status entre força e resistência. Você será aquele “parrudão” na luta, que não dá o maior dos danos no jogo, mas aguenta muita dano. 

Caçador

Aqui é um pouco difícil de definir as características, pois é mais “geralzão”. Você poderá achar campeões para a selva que são resistentes, que dão muito dano, que são mais suportes, entre outros. Geralmente são campeões com boa mobilidade e que conseguem criar bons ganks (entenda o que é gank aqui) para ajudar as outras rotas, afinal esse é o papel do caçador. Alguns até brincam e o chamam de “babá das rotas”. 

Mid 

Aqui temos a rota que mais vai conseguir evoluir e ganhar ouro durante a partida. A escolha de campeões também é diversa, mas geralmente os que mais aparecem são os magos, cujo foco são suas habilidades, e assassinos, que precisam “deletar” o oponente em segundos. 

Atirador

Atiradores são o que o próprio nome diz, campeões de ataque a distância cuja maior fonte de dano vem dos seus ataques básicos. Claro que as habilidades são de grande ajuda, mas no fim esses ataques básicos serão a maior fonte de dano. Algumas pessoas usam outros tipos de campeões para a rota, por exemplo, magos, mas majoritariamente são os atiradores que comandam lá. 

Suportes 

Os suportes estão ali para ajudar os atiradores a ficarem fortes, por isso ficam na rota com eles. Os suportes podem ser da categoria de tanques (campeões resistentes que aguentam porrada), magos, ou utilitários, que dão escudos ou curas. Além de ter que ajudar e proteger o atirador, os suportes possuem um papel muito importante: colocar wards (entenda o que é ward aqui) e ganhar visão pelo mapa para que o seu time possa saber onde estão os inimigos. 

Quais campeões escolher em cada rota? 

Escolha de campeões no LoL
Você pode selecionar uma das posições para ver os campeões recomendados para elas. (Foto: Reprodução/LoL)

A própria Riot já define alguns campeões que são melhores para cada rota, então você pode usar essa “ajuda” do jogo para escolher o seu. 

No entanto, essa escolha não precisa ficar limitada as sugestões da empresa, pois cada “Meta” irá mudar a força de diferentes personagens, e com isso alguns campeões passam a ser usados em diferentes rotas do LoL. Meta é o estilo de jogo que está mais forte de acordo com um balanceamento, feito pela Riot e que muda constantemente.  

Por exemplo, se ela balanceou o jogo para que campeões resistentes estejam mais fortes, eles serão escolhas mais frequentes no top, selva e suporte, mas alguns meses depois atualizações podem fazer com que campeões lutadores fiquem mais fortes, e então os tanques passam a ser menos escolhidos, dando espaços para os lutadores. 

Como saber qual posição vou jogar?

Escolha de Rotas do LoL
No modo “Escolha às Cegas” os jogadores devem falar no Chat em qual rota querem jogar. (Foto: Reprodução/LoL)

Existem três modos de jogo no mapa principal, o Summoners Rift. Esses modos são: Escolha às cegas, Modo Normal e Ranqueadas.

Se você for jogar o Escolha às Cegas, é necessário falar o chat durante a seleção de campeões à qual deseja ir, assim você pode escolher um campeão de acordo com a rota que lhe foi designada. O problema aqui é que mais de uma pessoa pode querer ir na mesma rota, então vocês precisarão decidir entre si quem vai em cada lugar. 

Escolha de rotas do LoL no modo normal ou ranqueado
No modo Normal e Ranqueada você pode escolher posições que deseja jogar antes de entrar na fila de busca de partidas. (Foto: Reprodução/LoL)

No modo Normal e Ranqueada, o jogo te dá a opção de escolher duas rotas que desejaria jogar, uma como primária e outra como secundária. Dessa forma, o próprio sistema já designa a rota de cada jogador de acordo com essas escolhas, assim evita confusão e brigas por posições.

Algumas vezes o sistema pode te jogar em um “preenchimento aleatório”, então existe uma pequena chance de você cair em uma posição que não escolheu. Neste caso, recomendamos que você converse com as outras pessoas do time e peça para trocar de rota. 

Leia outros tutoriais que preparamos sobre o League of Legends: